3 de dezembro de 2021

Os pombos, o blefe e minha inocência

 



Vou tentar situar no tempo e no espaço o que pretendo comentar. Corriam os anos da década de 1940 e a II Guerra Mundial tinha acabado oficialmente, com a rendição dos alemães. E chegada, na Baia da Guanabara, dos pracinhas brasileiros que combateram ao lado dos Aliados, em campos da Itália.

O local era o bairro Ponta D’Areia, não muito distante do Centro de Niterói. A rua na qual residíamos era a São Diogo,

Não lembro o nome do menino (de minha idade) porque não fomos coleguinhas de escola, não jogamos peladas ou soltamos cafifas juntos. Episodicamente nos encontrávamos.

Ele morava próximo. Na verdade a casa dele ficava na Vila Pereira Carneiro, na divisa desta, murada, com o lado do bairro (Ponta D’Areia), onde eu residia. Um pouco mais para a direita do morro e um pouco mais para baixo, fica (ficava?) uma vila de casas geminadas, idênticas, estilo que lembrava vila operária, onde minha família morava.

O acesso a esta vila se dava pela Rua São Diogo, no número 21 desta rua sem calçamento, de terra batida.

O que me atraia na casa dele, era o pombal. Sim, ele tinha um pombal. Avistava-se desde longe, uma vara de bambu, na ponta da qual tremulava uma pequena bandeira (um pedaço de pano branco). Orientação para os pombos.

Nesta época, nos meus 8 ou 9 anos de idade, esta ave me atraia. As brancas, as cinzas, as rajadas de marrom, numa variedade grande de matizes. Entretanto percebia-se a formação de alguns grupos de mesmos caracteres hereditários.

Gostava e ir lá, pelo morro,para ver de perto ao pombos.

Na minha santa inocência, o pombo era a ave da paz. Era a anunciadora de vida, com raminho de planta trazido no bico. Era um correio confiável desde tempos imemoriais, medievais. E compunha pinturas sagradas, religiosas, ao lado de anjos e santos.

Enfim, uma ave do bem. Até que cresci a comecei a conhecer melhor suas facetas condenáveis: emporcalhavam estatuas e outros monumentos públicos, peitoris das janelas e igrejas.

Ademais eram (são) transmissores de doenças. Considerados ratos com asas. Puxa! Que decepção.

Assim, para mim, o pombo perdeu seu glamour, sua simpatia, sua condição de portador de boas novas.

O mesmo se deu, no campo político, com certo parlamentar, que embora contando já com alguns  mandatos, era desconhecido do grande público. Afinal transitava num pequeno gueto, um feudo formado por militares e policiais. E agora, sabe-se, milicianos.

Jamais tive despertada minha atenção para a atuação parlamentar dele. Nunca apresentara um projeto relevante, nunca presidiu uma Comissão, nunca liderou uma bancada, em suma uma negação, uma nulidade.

Integrando o chamado “centrão”, grupo parasitário do Congresso, incapaz de se manter fiel a uma sigla partidária, tendo transitado por várias delas ao sabor de interesses pontuais, surpreendentemente sem vínculos ideológicos, mas somente fisiológicos, jamais teve meu voto.

Mas deu-se que de repente, do nada, surgiu como o nome capaz de derrotar o PT e o lulismo.

Meu horror ao governo petista, que combinava explosivamente corrupção com incompetência, me assombrava. Eu estaria (se pudesse) no rol dos brasileiros ansiosos por deixar o país por conta da possível permanência petista no poder. Afinal eles tinham um projeto de poder, não de governo, bem articulado.

O tal obscuro parlamentar despontava como adversário do PT, capaz de acabar com a corrupção, com a política populista, da prática do toma lá, da cá, do é dando que recebemos, dos clãs, do viés socialista sindicalista.

Enfim tudo que eu execrava.

Embarquei na campanha e sufraguei seu nome nas urnas.

Quando ele se revelou, tirou a máscara, trouxe aos holofotes sua família, exibiu seu negacionismo, sua vocação nazista, fiquei sem chão, perdi a fé e o respeito por ele, e tudo que passou a representar no cenário político.

Assim como aos pombos, o desprezo como um ser nocivo, detestável, que precisamos apear do poder. 

3 comentários:

RIVA disse...

Rapaz, vc me impressiona com isso .... rsrsrsrs.

Falta 1 ano pro cara sair, se perder as eleições. Ninguém vai tirá-lo agora, esquece isso.
Mas há uma chance de tirá-lo nas eleições !

Vc deveria estar preocupado com QUEM NÃO PODEMOS TIRAR DE LÁ : a maioria do STF, e senadores e deputados que lá estão sem o voto popular !!!!

ESSES SIM CARREGAM A NAÇÃO PARA O ESGOTO !

Viu a AZIZ anteontem dizendo " abaixo de Deus está o STF " ??????

Jorge Carrano disse...


Riva, bom dia!

Vamos lá, sou o culpado por não ter sabido me expressar. Mas você, se ao som do Led Zeppelin e na companhia do Johnnie Walker, provavelmente teria facilitado as coisas.

Com efeito, apear do poder, poderia dar a entender (e deu) que era coisa para agora. E não é. Seria estupidez imaginar que a um ano do fim de seu desastroso mandato, com o congresso comprado (com emendas sigilosas), e agora aliado (parceiro) do Waldemar Costa Neto, ex-presidiário por corrupção (três anos de pena na Papuda), haveria chance de ser defenestrado do poder. Nem Satanás em pessoa, neste contexto.

O sentido que não alcancei (com você, Riva) é o de não deixá-lo permanecer onde está, o que é desde sempre sua (his) preocupação e finalidade de vida.

O apear é não reeleger, tirar-lhe o direito a continuidade.

Por essas e outras armadilhas vernaculares é que sou um cronista frustrado.

RIVA disse...

Verdade, amigo. Muitas vezes tb sou mal interpretado em respostas e mensagens. Essa forma de comunicação que a "evolução" nos obriga a utilizar provoca esses curto-circuitos (ainda uso hífen). Isso sem falar que a nova geração não sabe nem escrever, sabe teclar com rapidez na linguagem deles.

E eu preocupado em acentuar tudo direitinho, com receio de ser criticado se escrever errado - até a nossa famosa Profª Rachel sifu nessa, lembra ??? kkkkkkkkkkkkkk

Só complementando, essa tal continuidade sempre foi o desejo e objetivo de todos eles que lá chegam, devendo até as cuecas de tantos arranjos que fizeram ao longo do caminho. Collor pretendia 30 anos de poder (Claudio Humberto conta em seu livro), PT outros tanto, e o presida claro tem o mesmo desejo.

Eu, pelo cenário que vejo hoje de candidatos, estou fechado com ele pra continuar. Ainda não vejo 3ª via, não vejo nada à frente de mudança pra melhor. Como dizem no futebol, a LESMA LERDA.

Mas meu caro, quando puder, divague um pouco também sobre os que NÃO PODEMOS TIRAR DE LÁ.

Abração e bom domingo !

PS: anota aí ..... o VAR vai derrubar o FLU hoje pra evitar a caída do Bahia.

PS2 : KD TODO MUNDO ???? PUB DA BERÊ VAZIO !! Ana, Kayla, Alessandra ....