11 de dezembro de 2021

Mais Niterói no passado recente

Na foto abaixo o antigo Mercado São Pedro, na Rua Visconde do Rio Branco, antes do aterramento efetuado, que deixou o mar mais distante. 


Percebe-se uma pequena e estreita faixa de areia, onde ficavam os barcos dos pescadores e seus pequenos barracos de madeira onde guardavam seus apetrechos.

Já cometi a heresia de comparar este antigo mercado, que era constituído de boxes de uma lado e de outro do corredor que terminava mar adentro, com a famosa Ponte Vecchio, existente sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália.

O local (em Firenze) é histórico acreditando-se que é da época do ápice do Império Romano, feita em madeira. 

Também lá existem lojas pequenas que vendem joias, bijuterias e souvenires.

Observando-se as arquiteturas dá para comparar. Tanto os boxes do mercado quanto a lojas da ponte têm janelas sobre o mar e o rio, respectivamente.

Os peixeiros, depois de limpos e descamados os peixes, a pedido do fregueses, atiravam pelas janelas as vísceras, cabeças e barbatanas, o que atraia alguns pequenos peixes para os arredores.

Nesta mesma época, aqui em Niterói, existia uma organização comercial da família Fuscaldo, que vendia produtos importados e fabricava massas (se bem me lembro), e atendiam a classe média.

A seguir um anúncio da empresa, em uma das mídias da época, ao lado do rádio: jornais.


Tínhamos 3 colégios, que me lembre, tradicionais, bem avaliados, que mantinham o sistema unissex. Dois deles eram exclusivos para menina e um para os meninos. Este último o Salesianos, que fica em Santa Rosa.

Havia um outro, o Instituto Abel, de orientação lassalista, que na sua origem era destinado aos meninos com vocação sacerdotal.

Os dois destinados as meninas eram o N.S. das Mercês, no Fonseca e o São Vicente de Paulo,  em Icaraí.

Abaixo duas imagem do São Vicente, na Rua Miguel de Frias. Numa delas, vê-se ao lado da edificação alguns modelos de automóveis populares na época: Aero Willys, Volkswagen Fusca e Dodge Polara.



O bonde abaixo fazia o percurso até o Rodo de São Gonçalo. Lá fazia-se baldeação e pegava-se outro até Alcântara.

Neves já é bairro de São Gonçalo.



3 comentários:

RIVA disse...

Sempre me emociono vendo imagens antigas de Nikity. Tive uma infância maravilhosa, apesar dos problemas em casa com a cegueira da minha mãe. Então tenho fotografado e filmado em minha memória lugares, detalhes, pessoas, episódios diversos, cheiros da época, ruídos, cenas inesquecíveis, a definição clara das estações do ano, a entrada em férias escolares e o retorno às aulas, o cheiro dos cadernos, da sala de aula, nossos mestres, tanta coisa.

Ando meio sumido por aqui por conta de muita dificuldade no trabalho, que me consome o dia inteiro. Chego exausto mentalmente no fim do dia. Hoje me animei a entrar no Pub.

Estivemos em Friburgo nesse FDS depois de 3 meses ausente. Mas pretendemos uma temporada maior depois do Natal.

That´s all, folks.

Jorge Carrano disse...


Não nasci em Niterói, mas aqui me criei.

Minha família aportou aqui quando eu contava apena três anos de idade. A cidade era capital de Estado, com ares de aldeia.

Foi no salão do Dirceu, que ficava na Rua Silva Jardim que, levado pelo meu pai, cortei o cabelo pela primeira vez: aos 3 anos.

Jorge Carrano disse...


Sou do Andaraí, que era grafado Andarahy. Nasci logo após o lendário zagueiro Antônio de Paula Filho, mais conhecido como Don-don ou Dondon, parou de jogar pelo clube.

A família de minha avó materna, grande matriarca, mãe de sete filhos, morou a vida toda entre Grajaú, Andaraí e Vila Izabel.

Nasci na Rua Paula Brito, às 09:45 do dia 21 de abril de 1940, um belo domingo de sol.