24 de agosto de 2020

Dúvida cruel


Ontem, domingo, vi-me diante de dúvida etérea, não existencial e nem peripatética. Bem, na cabeça de um certo filósofo, não havia dúvida. Para ele viver melhor era buscar permanentemente a excelência da conduta.

O mestre e seus discípulos durante  uma caminhada
Segundo sua teoria a ação correta surgirá no momento em que se faça necessária.

Verdade, a ação correta surgiu: assistir aos dois jogos.

A incursão filosófica aqui visa apenas demonstrar para os céticos, negacionistas e rubro-negros que aqui não se trata apenas e tão somente de futebol. 

A dúvida ontem instalada em meu cérebro era para qual partida de futebol deveria dedicar minha atenção.

A razão, o bom senso, a lógica, recomendavam assistir a final da Champions League, melhor competição interclubes deste planeta.

Por outro lado minha fração sentimental, emocional, afetiva, sugeria assistir ao jogo do Vasco da Gama, líder invicto da maior competição nacional.

No final da atarde, por volta adas 18 horas, o Vasco já não era líder, embora continue invicto; e o Bayern comemorava sua sexta conquista continental.

Thiago Alcântara com o troféu

O jogador que segura a taça na foto ao alto tem tripla nacionalidade. Ele é italiano porque nasceu em solo italiano; é espanhol por adoção e é brasileiro porque  tem pais brasileiros, embora na época de seu nascimento vivessem na Itália.

A mãe dele jogou voleibol e o pai é campeão mundial  de futebol pois integrou a seleção brasileira  de 1994. Com tanto sangue esportista nas veias só poderia ser um bom jogador.

Por miopia dos dirigentes brasileiros, e do técnico de nossa seleção, Thiago acabou convocado pela Espanha para seu selecionado. O Brasil o esnobou e frustrou o sonho de seu pai - Mazinho - de vê-lo envergando a mesma camisa amarelinha.

Já o irmão mais novo - Rafinha (Rafael Alcântara) - que tem dupla cidadania (brasileira e espanhola), foi convocado para a seleção olímpica brasileira, que conquistou a medalha de ouro em 2016.

Os dois filhos do Mazinho, dentre os que jogam futebol, são muito muito mais habilidosos do que o pai. Thiago e Rafinha são tecnicamente mais qualificados. Sem desmerecer o Mazinho, que inclusive jogou no Vasco.

Voltando à dúvida, ao futebol brasileiro e ao Vasco, o que tenho a registrar é que o elenco do Gigante da Colina é muito limitado.

Essa posição na tabela de classificação não se sustenta. É como um efeito pirotécnico. Luz e estampidos que duram pouco tempo.

Infelizmente!!! Não fora eu um torcedor do Expresso da Vitória desde tenra idade e faria uma blague: faltam 35 pontos para escapar do rebaixamento.


                                😁😁😁😁


7 comentários:

Jorge Carrano disse...


A hora de parar:

Por falar em dúvida, pegunto porque um jogador vitorioso, que jogou pela seleção de seu país, vestiu a camisa de grandes clubes mundo afora, atuando ao lado de alguns dos maiores jogadores como Messi (no Barcelona), Cristiano Ronaldo (na Juventus) e Neymar (no PSG), se dispõe a jogar no São Paulo.

Não que o São Paulo não seja um grande clube. Mas a fase atual é de dar pena.

Por que o Daniel Alves ainda joga? Por dinheiro não deve ser. Por amor ao São Paulo?

Jorge Carrano disse...


Lanço aqui um repto:

Quem será eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2019/2020?

Neymar tem chance? Lewandowski? De Bruyne? Mbappé? Outro não citado?

Riva disse...

Parece que a ausência da torcida nas arquibancadas está influenciando os times, pois a coisa está super nivelada ... por baixo.

Ontem até o Coritiba ganhou fora de casa !

Pobre futebol ... até na Europa a "bola baixou". Sem grandes performances para a BOLA DE OURO.

Eu entregaria para um técnico, o do BAYERN. 11 jogos na Champions, 11 vitórias, goleadas, goleada histórica de 8x2 sobre o Barcelona, e principalmente, pelo ótimo futebol tático estratégico que coloca em campo.

O resto é o resto.

PS: o VAR Brasil continua o mesmo, hein ?

Jorge Carrano disse...


Segundo parte da imprensa o Lewa leva, se me permitem o trocadilho.

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/melhores-do-mundo-neymar-tenta-sprint-final-mas-premio-deve-ficar-com-lewandowski.ghtml

RIVA disse...

A imprensa é comprometida com interesses de cada empresa, não tem credibilidade técnica para julgar porra nenhuma. O que vale é o que nós assistimos, quem PAGA e assiste a todos os jogos, acompanha a porra toda.

É como hoje dizer, em cadeia nacional, que o VAR julgou corretamente o penalty contra o Botafogo ontem.......

No Twitter o acrônimo é VTNC !!

Jorge Carrano disse...


No caso específico a imprensa não julga. Faz pronóstico, palpita. Quem julga são técnicos, capitães de equipes, gente ligada ao futebol.

Não que a imprensa não exerça influência, mas não decide.

Jorge Carrano disse...


Juninho, formado na base, renova contrato como profissional:

"- Graças a Deus conclui mais uma etapa da minha. Assinei meu segundo contrato profissional com o Vasco. Agora eu sou profissional de verdade, isso não tem preço, no meu clube de coração, meu clube desde que nasci. Poder jogar no clube que você torce é a melhor coisa do mundo. Tenho muita gratidão ao Vasco, ás pessoas que me ajudaram, me incentivaram e nunca me deixaram desanimar. Agora é trabalhar, é comigo. Está tudo resolvido, agora é jogar, fazer minha parte e dar alegria à torcida e à minha família - disse Juninho."