6 de outubro de 2019

"Friends" 25 anos


O bar  cenográfico Central Perk, que ambientava um dos sets de gravação da série "Friends" uma das produções de maior sucesso no gênero, e que está completando 25 anos, virou realidade, um local de verdade, em Nova York, com a arquitetura e decoração idênticos ao da ficção.


Claro que se transformou em mais um ponto de atração turística na cidade onde não faltam atrações para visitantes, tal o sucesso e penetração da série, mundo afora.


No elenco da série (foto acima), destaca-se, para meu gosto, a atriz Jennifer Aniston (abaixo).


Impressionam as cifras envolvidas nas negociações dos direitos de exibição de "Friends", mesmo decorridos 25 anos de sua estreia na TV, com veiculação em várias plataformas de streaming. Segundo li recentemente a Netflix, teria pago US$ 100 milhões pelos direitos de exibição em 2019.

A partir de 2020, e durante os 5 anos sucessivos, o HBOMax oferecerá a série, tendo desembolsado para ter os diretos nada menos do que US$ 425 milhões. Estas cifras dão a medida da relevância econômica, e do sucesso junto ao público das relações dos seis amigos novaiorquinos: Monica, Rachel, Phoebe, Ross, Joey e Chandler.

Já o castelo de Highclere, the real Downton Abbey, que se localiza em West Berkshire, na Inglaterra, foi utilizado, mediante aluguel, para servir de cenário na série premiadíssima.


Fonte riquíssima de recursos, verdadeira máquina de fazer dinheiro, para alegria de sua atual proprietária, Lady Carnarvon, este castelo recebia, em 2016, cerca de 1.500 visitantes por dia, ao custo equivalente ao de 27 dólares e, se o caso, pagando mais 14,50 pelo guia.

Countesse of Carnarvon
São vendidas lembrancinhas, e muitos dos turistas adquirem uma camiseta, com a estampa do castelo, pelo preço correspondente a 23 dólares.

Capa do livro
Filho e nora, que foram visitar o castelo, compraram e me presentearam com um livro editado pela condessa de Carnarvon, ricamente ilustrado, com a história da propriedade e seus antigos ocupantes, desde a construção.

Trata-se de um livro que além da agradável leitura, também é bonito em sua encadernação luxuosa, que o torna  muito apropriado como "tea book".

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

em
A inauguração do Central Perk, em NY, faz-me lembrar da criação, em 2004, do Rick's Cafe, em Casablanca.

Demorou mas alguém teve e feliz ideia de aproveitar o nome do bar famoso do filme considerado um dos melhores da história do cinema.

Riva disse...

Vcs acreditam que nunca vi um capítulo sequer de Friends ?

Sempre me mantive distante de qualquer coisa em capítulos. Novelas ? Nem pensar .... a última foi O SHEIK de AGADIR.

Gosto de início-meio-fim de uma só visada.

No entanto, de uns meses para cá, me arrisquei no NETFLIX e confesso, já vi umas 5 séries. Mas todas sempre de 1ª Temporada, e com poucos capítulos.

Não vejo nada em casa, tempo reservado para outras atividades. Vejo as séries no catamarã na ida e na volta.

Atualmente estou no 8º capítulo de MANDAMENTOS DE UM SERIAL KILLER. Gostando muito.

PS: FLU escapou de mais uma derrota ontem. Ufa !!

Jorge Carrano disse...


Escapou graças ao malsinado VAR.
Aquele gol anulado foi absurdo.

Enfim, tem gente que aplaude esta porcaria tecnológica.

Jorge Carrano disse...


BOa notúcia para quem, como eu, gostou da série "Downton Abbey".

Nesta semana de outubro chega as telas dos cinemas no Rio de Janeiro, o filme baseado na mesma obra.

Mesmos personagens, e em alguns casos, os mesmos atores da série. O filme começa a história em 1927, logo após o período quando termina a série entre 1925/1926. Maggie Smith comanda o elenco no papel de Violet, a condessa viúva.

Dowton Abbey, a série, foi assistida em mais de 200 países.