7 de julho de 2018

Cartas para as redações

Foto obtida na web - redação de jornal

Conforme ameaça contida em postagem anterior, ao abordar o tema cartas, volto ao assunto para focar as que enviei, ao longo de muitos anos, para as redações de jornais e revistas. 

Tenho os recortes e/ou página inteiras, dependendo  da diagramação (layout) do espaço dedicado à publicação das cartas dos leitores. Em anos mais refentes, os e-mails.

Como assunto campeão absoluto em minhas missivas, destaco a pena de morte. Claro que sempre a favor. Convicção que se fortalece a cada dia, fruto da calamitosa situação da segurança nos grandes centros no país.

Hoje, mais seguro e tendo cristalizado meu entendimento sobre crime e castigo, entendo que a pena capital seria aplicável até mesmo em casos de crimes de colarinho branco, como a corrupção, dependendo da extensão dos seus efeitos danosos para a sociedade.

Preciso dar exemplo? Pois não, não me furto: Sergio Cabral! Um sujeito que praticou os atos que ele cometeu, já condenado a 124 anos de prisão nos vários processos aos quais respondeu, merece o  quê?

Gente, foi tanto o dinheiro desviado que nem sei se menciono alguns milhões ou bilhões de reais. Num estado falido, que atrasou vencimentos de funcionários, benefícios de aposentados, com hospitais degradados, ensino falido e fornecedores sem receber, não tenho nem um pouco de piedade deste bandido, criminoso, safado, canalha, biltre, pulha, que ficará vivendo as nossas custas durante alguns poucos anos e tudo voltará ao que era antes.

É pouco, muito pouco mesmo. Seja quanto ao efeito didático, seja quanto ao punitivo. E se Deus tem algo a ver com este procedimento do Cabral, para mim é coautor. Pena que goze da eternidade e não possa ser punido também.

Coloquei Deus na história porque alguns que se opõem à pena de morte o fazem lastreados numa falácia: se ele dá a vida só ele pode tirar.

Tem um personagem que esteve em minha alça de mira durante um bom tempo, porque foi fraudador confesso do texto constitucional  e é ex-várias coisas, chamado Nelson Jobim. Em notas do autor, ao final, link para o post "implicâncias". Personagem: Nelson Jobim.

Jobim, se não passasse de um bom frasista, pelos cargos exercidos, nos três poderes da República, era para ter uma estátua na principal praça de sua cidade natal.

Foi ministro da Defesa e da Justiça, no executivo. No Judiciário foi ministro do STF, corte que presidiu. E no Legislativo presidiu a Câmara dos Deputados, quando da prevista revisão do texto constitucional de 1988.

E foi quando cumpria este munus, que encaixou no texto dispositivo não debatido no plenário. Estou assacando contra a honra e dignidade dele? Não! Em entrevista depois concedida, ele admitiu e tentou justificar o ato.

Sem que este assunto tenha sido um dos que mais abordei em minhas cartas para as redações, trouxe agora à baila porque estão pretendendo ressuscita-lo politicamente, fazendo-o candidato à presidência em substituição à candidatura de Henrique Meirelles, cujo nome não decolou nas pesquisas.


Notas do autor:
1) Uma frase que guardei, do Jobim, foi proferida quando assumiu a presidência da Câmara no momento da revisão do texto da Constituição de 1988: "Vou usar mais a borracha do que o lápis". Sem dúvida uma frase bem sacada. Bom frasista, só.

2) Quem estava lembrando agora do nome dele? Mesmo depois da exposição e dos holofotes dirigidos a ele quando do exercício de tantos relevantes cargos públicos?

3) Jobim tem boa cultura, tem presença física, tem experiência nos três poderes, esteve na vitrine e caiu no ostracismo político, de onde querem tira-lo.

4) Post anterior sobre cartas em:
https://jorgecarrano.blogspot.com/2018/07/as-cartas.html 

5) Sobre Nelson Jobim:
https://jorgecarrano.blogspot.com/2010/01/implicancias.html


5 comentários:

Leonard disse...

Louvável essa sua determinação na defesa de suas posições. Faz parte do exercício da cidadania e é pouco utilizada pelo brasileiro.
Eu mesmo já me indignei ou encantei com alguma reportagem sem me dispor a mandar cartas ou e-mails para as redações dos jornais ou tvs.

Jorge Carrano disse...

Caro Leonard,
Existem outras formas, igualmente válidas, de exercer a cidadania.

Riva disse...

Domingo 08/07/2018 ..... LULA LÁ ????

Jorge Carrano disse...

https://www.oantagonista.com/brasil/exclusivo-moro-rejeita-decisao-e-manda-pf-nao-soltar-lula/

Jorge Carrano disse...


https://oglobo.globo.com/brasil/desembargador-plantonista-manda-soltar-lula-dentro-de-uma-hora-22865376