15 de julho de 2018

Le jour de gloire est arrivé !

E chegou  com uma seleção mesclada de afrodescendentes. E daí? O melhor jogador de todos os tempos, para nosso orgulho o brasileiro Pelé, é um legítimo representante da raça negra.

A miscigenação, por qualquer ângulo, faz muito bem à raça humana.

Em 20 anos os francese estiveram em 3 finais, conquistando dois título (1998 e 2018) e um vice (2006). Não se trata, pois, de mero acaso. Noutro dia mencionei que em 1958, ano do primeiro título brasileiro, a França tinha uma seleção respeitável, talentosa, e se não houvesse cruzado conosco numa semifinal certamente teria ido disputar o título.

Ficou com o terceiro lugar, ganhando da Alemanha por 6X3 na disputa do lugar no pódio.

E foi francês o artilheiro daquela edição, com a marca de 13 gols assinalados, nunca igualada. Just Fontaine é o recordista de gols numa mesma edição.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito, o artilheiro agora em 2018, o inglês Harry Kane, não passou de 6 gols, menos da metade.

A França é o segundo país no coração de meu amigo Carlos Lopes, e Paris sua cidade predileta em torno do mundo.

Ademais, aquele país berço do herói Asterix, já nos deu colírios como  Catherine Deneuve  e Brigitte Bardot.















E o queijo "Camembert" e o vinho Romanée-Conti.



E filósofos, escritores e grandes mestres da pintura.


Pierre-Auguste Renoir

Claude Monet
Além dos famosos impressionistas, deram Eugène Delacroix, e sua icônica liberdade liderando o povo. Liberdade é um dos bens mais preciosos para os franceses.



7 comentários:

Calfilho disse...

Muito boa matéria, Carrano. Mas, apesar de minha admiração pela França, hoje eu torci pela Croácia. O futebol francês fica fora das minhas predileções. Após o término desta Copa do Mundo, acho que a única equipe que apresentou um bom futebol foi a Bélgica e o melhor jogador também foi desse país, o Hasard. Lógico que existem opiniões divergentes...

Jorge Carrano disse...

Também gostei da Bélgica e exaltei em postagem aqui no blog.

Quanto ao melhor jogador também não discordo. Alias, acho que tanto Hazard quanto De Bruyne mereceriam.

Embora admita que o Modric é um belo jogador.

Jorge Carrano disse...

Melhores e piores da Copa 2018. Não é a minha opinião.

https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/selegalatica-e-selebaba-melhores-e-piores-da-copa-do-mundo-da-russia-veja-os-times.ghtml

Riv@ disse...

Estranho esse prêmio ao Modric.

Hazard foi disparado o melhor jogador da Copa, sem falar no goleiro Courtois, mas não sei porque goleiros não são considerados jogadores de futebol, têm uma classificação diferenciada.

Embora tenham parado antes das semifinais, Tiago Silva e Miranda fizeram uma Copa excelente, mas ...... são zagueiros.

Quanto ao multiculturismo, um assunto complicado demais. 78% do time francês é de filhos de imigrantes.

No Twitter fala-se que é uma das fortes armas para arrasar com o nacionalismo europeu, principalmente na França e Inglaterra. E citam a devastação ontem em Paris na comemoração do título - se fossem somente franceses mesmo, o patrimônio não seria atacado, depredado.

Em termos de futebol, não sei o que dizer. Mas acho que daqui a algumas copas o campeão não será uma nação, mas sim apenas um time que vestiu uma camisa XPTO.

Sou meio radical nesse assunto. Se tivesse poder na CBF, só convocaria jogadores que jogam no Brasil, que têm identificação com a torcida e com a pátria amada.Quem quiser sair para ganhar sua grana, que vá, mas sabendo que é um adeus para vestir a amarelinha. #simplesassim

Não gostei da vitória da França, mas só foi campeã devido à nossa incompetência em tirar a Bélgica. Nosso time era melhor que o francês.
Coisas do futebol ... mais uma !

Jorge Carrano disse...

A única vez que elegeram um goleiro, fizeram uma enorme injustiça. Em 2002 o escolhido foi OLiver Kahn, goleiro alemão.

Anônimo disse...

Qual o nome da obra de Monet apresentada na matéria?

Jorge Carrano disse...


Caro Anônimo,
Estou violando as normas do blog e publicando seu comentário (não costumamos publicar intervenções de anônimos).

Mas tenho uma forte razão para fazê-lo. Você me pegou (touché). Pesquisei na rede a galeria de telas do Monet e não encontrei. Veja em: https://www.google.com.br/search?q=claude+monet+tels&newwindow=1&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=fsI47UnY303RuM%253A%252Cr_2qPSZ1ub-bCM%252C_&usg=AI4_-kQyHapVx5UkwFiyMeXNEq6Dp0SRuw&sa=X&ved=2ahUKEwjxn5C-uPzdAhWSl5AKHf8XAwQQ9QEwA3oECAMQCA#imgrc=fsI47UnY303RuM:

Consultei as obras que temos em casa (opúsculos e coleções da Abril Cultural, da Nova Cultural e Editora Globo, sobre o impressionista francês e também não encontrei esta tela.

Como a foto foi pinçada na rede foi salva em meu arquivo de imagens como
"Claude-Monet-Pintura-A-leo-sobre-Tela-pintado-m-o-Paisagem-Pintura-Retrato-Da.jpg_640x640"

Reprodução (gravura) desta obra está a venda em
https://pt.aliexpress.com/item/HandPainted-Impressionism-Claude-Monet-Oil-Painting-on-Canvas-Landscape-CanvasPainting-Wall-Art-Picture-Painting-for-Living/32701624170.html

(Selecione e cole o endereço acima na barra de seu navegador)