24 de março de 2018

Alex Ferguson X Arsène Wenger

Arsène Wenger

Alex Ferguson


O escocês esteve durante 27 anos  (1986 a 2013)  como técnico do Manchester United, clube com o qual conquistou 38 títulos.

Em 1999 foi agraciado pela rainha britânica com o título de "Sir".

O Manchester United o homenageou com uma estátua em "Old Trafford", seu estádio na cidade de Manchester.



Aposentado, desde 2013, não perde uma partida do United, chova, neve ou faça sol, na Inglaterra ou fora do país.

Já o francês está há 22 anos no Arsenal, mas esta deverá ser, provavelmente, seu último ano a frente da equipe. Já não é unanimidade, antes pelo contrário, vem sendo contestado por um bom número de torcedores.

Conquistou 3 títulos nacionais (Premier League), sendo um deles de forma invicta,  e 7 Copas da Inglaterra, que é o tornei de futebol mais antigo do mundo.

O clube o homenageou com a colocação de seu busto no "Emirates Stadium", que é o campo oficial do clube.


Por que  a Premier League tem tanto apelo? Tanto prestígio mundo afora? Por que seus jogos são transmitidos para o mundo todo? 

Porque as equipes, mesmo as menores, em face da política de rateio das receitas de transmissão dos jogos, têm bons elencos. Todas as equipes, até mesmo de divisões inferiores, têm jogadores de outros países.

A empresa aérea Emirates, paga ao Arsenal, a título naming rigths, a bagatela de 14,9 milhões de libras anuais. E com isto ostenta seu nome num dos mais modernos estádios do mundo.

Os estádios, mesmo os menores, estão sempre lotados, porque as vendas de carnês antecipadamente garantem receita.

As rendas dos jogos da segunda divisão inglesa são superiores as da primeira divisão brasileira.

Os gramados são mantidos com cuidado e os estádios, mesmo os mais antigos, são conservados e mantêm seu charme arquitetônico.

Os estádios mais tradicionais têm restaurantes (sim, no plural), lanchonetes, creche. O tour pelo Old Trafford, em Manchester, conhecido como "o teatro dos sonhos", tem duração de 4 horas e custa 18 pounds. Mas vale e visita. O estadio tem, como muitos outros, sala de troféus, e loja onde é possível comprar souvenirs de todo tipo: uniformes completos ou apenas camisas, agasalhos, cachecóis, bonés, canecas, dezenas de itens.

O Emirates tem camarotes (Super box) que acomodam confortavelmente 24 pessoas e o cardápio é assinado por renomados chefs internacionais.

O estádio pode ser visitado diariamente, entre 10 e 17, exceto em dia de jogos, ao custo de 17,50 os adultos e 9 libras as crianças.  Nos dias de jogos há um tour especial.

E há um tour autoguiado, em 9 idiomas inclusive português. Mas é possível visitar apenas o museu. Os tickets podem ser adquiridos pela internet.

Os vestiários e os sanitários (dezenas) são um caso a parte.

Indo a Londres, o apaixonado por futebol tem obrigação de ir visitar o Emirates. Se não gostar de futebol deverá visitar pela variedade de atrações.

PS: qual o significado desta postagem? Inveja.

4 comentários:

Ana Maria disse...

Não vai comentar a vitória do Fluminense?

Jorge Carrano disse...

Parabéns ao Fluminense campeão da Taça Rio 2018.

Numa das semifinais do Campeonato Carioca cruzará os bigodes com o Vasco.

Riva disse...

Que regulamento bizarro é esse da "federação" carioca !!

Aquele Time do Mal campeão da Taça Guanabara
FLUZÃO campeão da Taça Rio

mas ..........

Vasco ou Botafogo podem ser campeões !!!!

Fui ali me enforcar .......

Jorge Carrano disse...

Depois do Brasil 1 X 0 Alemanha, ontem, os alemães estão sacaneando dizendo que agora está 7X2 para eles.

Boa!