19 de março de 2018

Não me comovo com ações afirmativas


Joaquim Barbosa, ministro aposentado do STF, é mestre e doutor em Direito Público, pela Universidade de Paris-II, tendo vivido na capital francesa por 4 anos. Fluente em espanhol, frandes, inglês e alemão. Professor universitário.

Nasceu em berço de ouro? Não! Era o mais  velho dos oito filhos de um pedreiro casado com uma dona de casa.


Machado de Assis, uma das maiores expressões da literatura brasileira, foi fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Provavelmente nasceu de família abastada, não é? Qual o quê, foi de família pobre e frequentou apenas escola pública.

Além das dificuldades naturais enfrentadas por um pobre e negro, ele era extremamente gago ... e epilético.


Tobias Barreto, filósofo, poeta e jurista. Autodidata em alemão, bem como nos outros oito idiomas que falava.

Advogado e deputado provincial. Fundou e dirigiu jornais, um deles inclusive editado em alemão. É nome de município no estado de Sergipe.

O "mestiço de Sergipe", como ele mesmo se intitulava, passou em primeiro lugar no concurso para ingresso como professor da Faculdade de Direito do Recife, onde se tornou um dos mais admirados e prestigiados entre os alunos.

Foi moleza para ele, claro, pai fazendeiro, rico. Ledo engano caro leitor, antes pelo contrário.


Cruz e Souza, pai e mãe escravos alforriados, foi educado pela antiga senhora de seus pais, da qual adotou o nome Sousa.

Aprendeu francês, latim e grego. Recebeu a alcunha de "Dante Negro". Era, dentre tantos mestiços com destaque na literatura brasileira, realmente da raça negra.


Sônia Guimarães, professora de física no ITA (que dispensa referências) há 26 anos.. Primeira negra a compor o corpo docente da instituição.

Formada em física pela Universidade Federal de São Carlos. Depois do mestrado fez doutorado na Inglaterra.



Mulher e negra, será que foi fácil chegar ao ITA, ambiente tipicamente masculino. embora agora um pouco menos, já que são admitidas alunas?

A mensagem que gostaria de deixar é a seguinte: estas pessoas para galgarem o status que alcançaram dependeram de cotas raciais?

Ou conseguiram com esforço, persistência, algum sacrifício, certamente e sobretudo mérito pessoal ?

Quem quer chega. 


Notas:
1) Biografias no Google/Wikipédia.
2) Sobre Sônia Guimarães acesse : https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/primeira-professora-negra-no-ita-sonia-guimaraes-cobra-igualdade-para-mulheres-conservadorismo-ja-nao-e-mais-capaz-de-nos-parar.ghtml

Um comentário:

Jorge Carrano disse...

Personagens alienígenas são inúmeros. Mas quero me fixar aqui no Brasil.
Sou da época em que João Saldanha só se referia ao Pelé como "negão". Sem nenhuma conotação pejorativa ou depreciativa.

O cantor Luiz Antônio Feliciano Marcondes, se autointitula "Neguinho da Beija-Flôr".

A cantora Alcione é tratada carinhosamente pelos amigos e inúmeros fãs como a "Marrom".

E Ângela Maria, ha muito anos é a nossa "Sapoti", sem que isso seja desdouro.

Se os negros foram escravizados nenhuma culpa tenho em cartório. Os que foram para a América e vieram para o Brasil, o mais da vezes eram feitos prisioneiros, e depois negociados, por gente de sua própria raça.

Até hoje diferentes tribos brigam por poder e supremacia. E milhares morrem em minas terrestres colocadas por guerrilheiros.

Sou, sim, pela igualdade de direitos e oportunidades. Mas brancos, negros ou amarelos devem fazer por onde. De mão beijada, tipo cotas, acho até humilhação, discriminação.

Essas ONGs todas, estes movimentos deveriam direcionar suas energias e seus esforços (campanhas, etc), para concitar os negros para que se dediquem aos estudos, cuidem de sua higiene e apresentação,pessoal.

Mas o que vemos são hipócritas fazendo da defesa de direitos raciais seu meio de vida. Não há e sim ideologia, e sim fisiologia.

Millôr nos legou uma frase genial, entre outras:
"Desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal".

Quero ser ítalo-descendente? Não, quero ser um cidadão brasileiro.

Como Barack Obama se sente cidadão americano. Simples assim.