21 de fevereiro de 2017

Salvador e Maiorca

Não existem pontos de contato entre a cidade de Salvador e a Ilha de Maiorca, a maior das Baleares, pertencente à Espanha.

Bem, se eu tivesse mesmo interesse em fazer um paralelo, encontraria alguns, tênues que fossem.

Todavia, aqui só me interessa explicar porque lembrei de Salvador assistindo ao programa “O mundo visto de cima”, num dos canais Globosat, neste último domingo.

No bem realizado programa, do qual fiquei fã, o local visitado era a Ilha de Maiorca.

Ao mostrar sua geografia, praias, arquitetura, monumentos, catedral, vilas particulares, a hora tantas mostrou um mosteiro, bastante grande, com a informação de que atualmente abriga peregrinos e turistas nos alojamentos  que eram  utilizados pelos religiosos.

Monastértio Lluc - Maiorca
Neste ponto, ato contínuo lembrei de Salvador porque alternativamente foi num convento que me hospedei na capital baiana, na década de 1970.

Refiro-me ao Convento de São Francisco. Local bonito, agradável, silencioso. Sobre este ponto foi a maior recomendação quando nos apresentamos na recepção.

Igreja e convento de São Francisco

Vista parcial do páteo interno
Acomodações humildes, extremamente limpas e com cheiro de limpeza. Mobiliário rústico e roupas de cama e banho feitas de tecido de algodão que bem poderiam ser utilizados em sacos de farinha.

O café da manhã, incluído no preço da diária, era frugal. Leite, pão, manteiga e café. Sem trocadilho, bem franciscano o dejejum.

O preço muito abaixo do praticado nos hotéis nos quais teria coragem de me hospedar, e $$$$$ para pagar.

Essa viagem a Salvador foi meio que no improviso. Morando e trabalhando em São Paulo, seriam minhas primeiras férias. Acabara de comprar um novo automóvel zero. Uma Brasília.

Sai de São Paulo, com mulher e filhos em direção a Niterói. Fomos para a casa de minha mãe. Telefonei para um amigo e perguntei se ele e sua mulher topariam ir até Salvador, numa viagem pela estrada litorânea, numa Brasília.

Pelos meus cálculos, teria que fazer em Salvador a revisão dos 10.000 Km.

Ele topou, pediu um dia para se organizar e combinamos a viagem, sem qualquer planejamento, reservas, estas coisas básicas.

Meu filho mais velho ficou em Niterói, com minha mãe e partimos em direção a Cachoeiro de Itapemirim-ES,  onde deixei o caçula com os avós maternos.

Pernoitamos lá e na manhã seguinte logo cedo fomos em direção à Bahia. Na hora do almoço estávamos em São Mateus ou Linhares, norte do Espírito Santo, já não lembro, onde almoçamos.

À noitinha chegamos a Eunápolis. Hospedamo-nos em um motel, levados por um menino-guia que encontramos na cidade e saímos para jantar ainda conduzidos pelo menino, que nos levou a uma churrascaria.

As fotos ilustram trechos da viagem. Nelas aparecem o blogueiro, sua mulher e o casal de amigos, companheiros de viagem. As fotos, além de antigas, foram tiradas com câmera simples, sem maiores recursos, e por amadores.

Há um álbum só com fotos da viagem.
Trechos da estrada e cidades visitadas pelo caminho.

No dia seguinte chegamos a Salvador, sem reserva em hotel e, cá para nós, com pouca grana para gastar. A ideia era ficarmos cinco dias, almoçando, jantando e passeando na cidade e arredores.

No posto de gasolina, em Brotas, bairro da cidade, o frentista, o qual consultamos sobre hospedagem, nos sugeriu tentar o Convento de São Francisco. E alertou: digam que foram amigos que lá se hospedaram que recomendaram. E provem que são casados.

Fiquei no carro e meu amigo, com a mulher dele, foi até a entrada do convento negociar nossa estadia. Demorou uma eternidade para voltar, mas com um sorriso disse ter convencido a freira.

Avisou sobre as regras, falou da simplicidade das instalações, mas estava tudo acertado. Foi assim que me hospedei em uma instalação religiosa.

As fotos nos mostram e também aspectos internos do convento, inclusive a arara no braço de blogueiro.



Tiramos dezenas de fotos no convento e na cidade de Salvador. De todos os pontos turísticos mais conhecidos. Do farol, do Mercado Modelo, da casa de Jorge Amado, Itapuã, elevador Lacerda, e da lagoa de Abaeté. E não deixamos de ir à feira de Água dos Meninos.

Comemos quase todos os pratos típicos, nos restaurantes "Maria de São Pedro" e "Camafeu de Oxossi" no Mercado Modelo. E também nos tabuleiros das baianas, acarajés e abarás. Comi um acarajé feito com siri catado que até hoje sonho com ele.

Em Maiorca e muitas outras cidades, na Europa, é possível se hospedar em antigos mosteiros, conventos e até igrejas, adaptados para hotéis e pousadas. E no Vale do Loire até em castelo medieval. Talvez outros locais também, mas o Vale do Loire eu conheço. Região linda, encantadora. Mas será tema de outro post. 

Não vou incluir Maiorca em meus planos de viagem, por várias razões: a lista já contempla muitos outros lugares preferenciais; não tenho mais dinheiro para viajar com frequência, na minha idade longas distâncias são cansativas na classe econômica, o que me remete ao item anterior, não ter dinheiro.

Mas é sem dúvida um lugar a ser visitado, se você tem recursos financeiros. Nunca mais voltei a Salvador, mas guardo na memória a gentileza e hospitalidade do povo, o sabor da culinária e as belezas naturais.

5 comentários:

Riva disse...

Cada um tem suas histórias, suas leituras, óbvio.

Os programas O MUNDO VISTO DE CIMA e o BRASIL VISTO DE CIMA são muito legais em termos de visão aérea, que é a proposta do programa. Mas jamais veremos todos os belos lugares mostrados daquela forma, porque são tomadas aéreas, de helicóptero, balão e avião. Quando visitarmos esses locais, provavelmente estaremos de carro ou a pé.
Mas é um dos programas que mais gostamos de assistir, há meses.

Estou no momento Italia, na Costa Amalfitana, em função da visita de um dos meus filhos por lá. As fotos e filmagens são massacrantes ... que lugar bonito !

Diz também que todos os carros estão arranhados e/ou amassados, pela loucura e imperícia dos motoristas italianos, e das estradas muito estreitas. Seguro banca tudo ! Pelo movimento nessa época do ano, ele diz que na alta estação deve ficar intransitável por lá !!

O ideal é deixar o carro na pousada ou hotel da cidade onde chegar, e alugar uma scooter para rodar o local. Um "enxame" de scooters na região.

Gastronomicamente falando, disse que é caro almoçar e jantar, então eles optam por 1 refeição completa e 1 lanche. Mandou fotos das gordices locais .... babamos !
Ps: o cara tem escorpiões em todos os bolsos, ok ?

Musica
Baixei 2 sessões de Chillout Relaxing Music, para me acalmar no ir e vir ao trabalho. Sempre com vocais feminino.

Gastronomia
Hoje fomos, acreditem, de McDonald´s !! Promoção compre 1 e leve 2 ... hehehe...fomos de McNifico, deliciosos, e tortinha de maçã de sobremesa. Ninguém é de ferro !

Viagens
Não posso deixar passar em branco minha leitura de Salvador. Uma cidade para ficar 2 dias .... dá para conhecer TUDO, comer bem, e não voltar mais. Pra que voltar ?
Obs: não estou falando do entorno e proximidades, estou falando da cidade mesmo.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Talvez mais interessantes do que as imagens, inclusive de satélite, vez ou outra, é a narrativa, com informações históricas, geográficas, tradições e lendas.

Ficamos sabendo sobre a colonização, conquistas em guerras e sobre batalhas, alternância de povo dominante, alterações na religião, igrejas que se transformam em mesquitas e vice-versa, em suma dados culturais. Mosteiros, castelos, fortes, catedrais e suas histórias. Por exemplo a de Palma, em Maiorca, levou 300 anos para ser concluída. Sei que algumas pessoas indagam: para que serve saber isso? É como saber os afluentes do Amazonas na margem esquerda, dizem.

E reclamamos de nossa pouca cultura.

Voltando ao programa citado, acho um desperdício ficar fixado nas imagens e ignorar a narrativa, sempre muito consistente, bem construída, didática e rica em curiosidades.

Antigamente chamávamos de cultura de almanaque.

Posso endossar o que disse seu filho sobre a Costa Amalfitana e também sobre Capri. Desbunde!

Também nunca mais voltei a Salvador, porque como já disse algumas vezes no blog, retornar a um ugar significa deixar de conhecer outros, quando o tempo (férias)e a grana são curtos.

Tive (e tenho) amigos e conhecidos ricos, que viajavam com frequência para Miami, Orlando, Disney, estas perfumarias e não conheciam (ou conhecem) a Grécia e a Itália, para falar apenas de dois dos berços de nossa civilização ocidental.

Deus dá nozes a quem não tem dentes ... ou pouca imaginação.

Jorge Carrano disse...

Com lei do impedimento e tudo, ontem, dois ótimos jogos pela Champions:

Manchester City 5 X 3 Monaco
Atlético de Madrid 4 X 2 Bayern Leverkusen

14 gols alguns muito bonitos, como do Falcão Garcia pelo Monaco.

Riva disse...

Bem lembrada a excelente narrativa histórica dos lugares do programa, um show de informações e cultura. Mas no meu comentário foquei realmente na beleza das imagens aéreas, que dificilmente curtiremos se lá formos. O programa é excelente.

Quanto a Salvador quero dizer que não voltaria, simplesmente porque já conhecemos todos os pontos turísticos, comemos em bons restaurantes, e na cidade em si nada temos a revisitar. Gastar em outro lugar.

Grana, sempre a grana ... se tivesse muita, ou fosse rico, certamente na minha idade já teria visitado o lindo Planeta Azul inteiro. Infelizmente toda vez que faço nosso orçamento de viagem, a Europa é muito mais cara que a America. Mas muito mesmo !

Dessa forma, America eternamente (e ainda tenho muito para conhecer), e Europa muito de vez em quando, ou quase nunca. Só pelos amigos, filhos e por programas de TV.

Dá para fazer viagens pela Europa de forma mais econômica, mas isso é para os jovens. Eu e a MV não conseguimos mais "colocar mochila nas costas" e dormir em trem. Precisamos de conforto.

De qualquer forma, estão no nosso radar : Espanha, mais Portugal, Londres, Bélgica e Holanda, Toscana e Costa Amalfitana.

E lá, naquele Paraíso : Nova Inglaterra, mais California e mais Utah.

PS1 : nem sabia que tinha esses jogos ontem
PS2 : Kayla, kd as fotos ?
PS3 : Gusmão, vou torcer muito pelo Botafogo hoje ......







Freddy disse...

Sou apreciador do Mc Donald's. Por coincidência, um de meus favoritos (é bom varia de vez em quando) é justo o McNífico Bacon, uma obra de arte. E também por coincidência sou fã da tortinha de maçã.

Ontem faturei um BigMac da promoção (R$ 8,00) e me chafurdei num top sundae de caramelo com cobertura extra. Foi meu erro: é grande demais, enjoa.

Sobre visitar mais de uma vez cada lugar por não ter grana, não é meu modo de ver. Quando gosto, vejo e revejo quantas vezes puder, mesmo em detrimento de visita a outros novos destinos. Haja vista Gramado, Pousada do Rio Quente, Bariloche...