22 de agosto de 2016

CONFRONTOS

Positivos, salutares, estimulantes:

Fla X Flu
Rivalidade salutar entre dois clubes de mesmo DNA. Limitados às tiradas de sarro, gozações e brincadeiras, os confrontos são altamente positivos, estimulantes, diria mesmo essenciais, para manter vivo o futebol. Adversários sim, inimigos jamais.

Democratas X Republicanos (USA)

Lincoln
Kennedy
Dois partidos grandes que se alternam no poder. Ambos com nomes históricos, grandes estadistas e governantes bem-sucedidos. Entre os Democratas, além de outros: Roosevelt (Franklin), Truman, Kennedy, Clinton, Obama. No âmbito Republicano: Lincoln, Roosevel (Theodore), Eisenhower, Reagan.
Uma característica bem interessante, é que é comum o presidente de um partido ter que conviver com maioria do partido contrário no parlamento.



Trabalhistas X Conservadores (Inglaterra)

Churchill
Wilson
Igualmente na Inglaterra, Trabalhistas e Conservadores, partidos mais tradicionais, fizeram os primeiros- ministros ao longo da história. Entre outros Conservadores, recordo de Winston Churchill, Margaret Thatcher, David Cameron. Entre os Trabalhistas, Harold Wilson, Tony Blair e Gordon Brown.
A meu juízo, longe do Reino Unido, conhecendo pouco e como turista, acho que entre os conservadores são encontrados os nomes mais expressivos.


Negativos, despresíveis:


Jerusalém, sagrada para três religiões
Judeus X Palestinos

Os judeus se queixam , não sem razão, de perseguições ao longo dos anos. Já os palestinos têm parte de território ocupado por judeus. A OLP representa os palestinos nos organismos internacionais. A genética comprova que judeus e palestinos têm ascendentes remotos comuns. Mas não se entendem. É um Fla x Flu indesejável. Tem espaço para todo mundo no planeta,  por enquanto.

Capital X Trabalho

Marx, autor de "O Capital"
Nada mais rançoso do que contrapor capital trabalho. Démodé até não mais poder. Assim como o profano ajuda o divino,  este estimula aquele. O comércio de imagens e santinhos e as peregrinações aos santuários mais conhecidos, geram receitas, mas ao mesmo tempo mantém viva a religião católica, por exemplo.
Como as corporações prosperam gerando emprego e renda, senão com mão-de-obra? E pagam impostos que viabilizam os serviços públicos para aqueles que são o trabalho na equação. E sem mão-de-obra, e agora cada vez mais mentes-de-obra, não haveria avanço tecnológico e crescimento econômico.






Muçulmanos X Católicos

Saladino, líder militar dos islâmicos,
contra os Cruzados
As disputas envolvendo católicos e muçulmanos só tem sentido  e proveito para roteiros cinematográficos. E romances históricos que focam as Cruzadas. Duas inúteis religiões, que geraram guerras e conflitos preconceituosos. Quando radicalizam então chegamos aos limites extremos de Estado Islâmico e Inquisições. Chegará o dia em que as religiões, todas elas, desaparecerão como os dinossauros. Com um sacolejo no planeta.


2 comentários:

Riva disse...

Saímos de Friburgo hoje às 10h da manhã, com 10,5º de temperatura. Chegamos em Icaraí com 21º. Confrontos Climáticos.

Terminaram os Jogos Olímpicos do Rio, do Brasil, fantásticos. Demos um show em todos os sentidos, apesar do pessimismo reinante antes do início, em relação a vários quesitos.
Vem agora o Confronto de Realidades.

Chego ao 3º mês consecutivo no vermelho, faltando quase 10 dias para terminar o período.
Confronto Financeiro Desgraçado !

PS: ontem, na cerimônia de encerramento dos Jogos, temi, mas muito mesmo, pelo ressurgimento da Regina casé .... ufa, escapamos dessa.

Jorge Carrano disse...

Como diria o MIllôr, "sobra cada vez mais mês no fim de meu salário", não é Riva?