11 de agosto de 2016

Curiosidades olímpicas

O judô, pelo menos nas olimpíadas, é disputado num só round, de 5 minutos entre os homens e 4 minutos entre as mulheres. Terminando empatada a luta, há uma prorrogação, chamada de golden score, porque o primeiro golpe com pontuação  de qualquer dos contendores, encerra a luta. É uma espécie de morte súbita, que foi adotada no passado no futebol.

Claro que por sua característica de encerrar ao primeiro golpe que entre, o golden score não costuma durar muito tempo. Hoje, entretanto, numa luta feminina, a prorrogação durou cerca de sete minutos - quase o dobro do tempo  de duração normal do round. Deve ser o recorde mundial.

Outra curiosidade, será a final do tênis de mesa masculino a ser disputada entre dois chineses. Claro que isso não será novidade, senão pelo fato de ter se dado o mesmo  em Londres, na edição passada dos jogos olímpicos. 

Bem, como não podem passar para as fases finais mais de dois atletas do mesmo país (também na natação), a medalha de bronze fica em disputa entre os demais.

Sem contar as dezenas de chineses que foram naturalizados pelo mundo afora. Se houvesse competição de futsal ocorreria fenômeno parecido com brasileiros que jogam por outros países.

Gosto de assistir aos torneios de golfe transmitidos pelos canais ESPN por causa, principalmente, dos visuais, do paisagismo. Os campos são lindos. Cada qual com seu desenho e vegetação próprias.

Hoje aconteceu um fato raro, porque muito difícil. No quarto buraco um golfista britânico conseguiu um hole in one, que como o nome indica é acertar o buraco com uma só tacada. Seria como se você fizesse um royal straight flush, vindo pronto de mão, que também depende muito da sorte.


6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Estão ocorrendo outras curiosidades e muitas mais acontecerão.

Se lembrar de alguma conta.

Jorge Carrano disse...

Um tetra olímpico é mais do que curiosidade. É fato inédito e de pouca chance de ser repetido por outro atleta em qualquer modalidade esportiva. No caso foi nos 200 mts. medley.

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/natacao/noticia/2016/08/duas-provas-do-fim-phelps-afirma-consegui-fazer-tudo-que-sonhava.html

Jorge Carrano disse...

As capivaras foram, para estrangeiros, grande curiosidade. Elas têm como habitat a região onde se localiza o campo de golfe,e andaram visitando os competidores.
Vejam a repercussão:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/blog/brasil-visto-de-fora-na-olimpiada/post/gringos-estranham-capivaras-em-campo-de-golfe-hamsters-gigantes.html

Jorge Carrano disse...

Polo aquático do Brasil é uma legião estrangeira.

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/12/polo-do-brasil-que-nao-vencia-desde-1968-vira-surpresa-gracas-a-importados.htm

Riva disse...

Hoje fomos passear no Boulevard Olímpico da Pça XV, e caminhar até o Museu do amanhã.

Barcas superlotada de crianças e adultos, todos no clima das Olimpíadas. Muita gente mesmo.

Pit Stop nos FoodTrucks para umas deliciosas iscas de bacalhau, sandubas de carne assada desfiada com salada, hamburguer artesanal com fritas e cervejas.

A caminhada até o Museu é uma festa ! Telões, música ao vivo, Espaço Cultural da Marinha, visita ao navio escola Sagres, de Portugal. Uma transformação o local, impressionante.

A Praça Mauá hiper lotada, tudo era festa, com telões e música. Uma beleza mesmo, muita cor em tudo.

Voltamos espremidos dentro do VLT, para experimentar.
VALEU conhecer.

Precisamos voltar para entrar no museu, porque hoje era impossível.

Jorge Carrano disse...

Que bom. Então teremos afetivamente algum legado.
Não aguento mais ouvir esta palavra.