19 de maio de 2025

A temática do blog não é o futebol

 Aqui mesmo neste pequeno e modesto sitio virtual já sacramentei, lamentando, que o Brasil exportava matéria-prima e comprava o produto acabado.

Foi assim no comércio em geral, com o futebol incluído. Exportávamos os jogadores e importávamos as competições europeias: Premier League, La Liga, Champions League, etc.

As coisas não mudaram e, de certo modo continuam assim. A grande mudança foi que o fluxo agora tem mão dupla, pelo menos no produto futebol.

Já estamos atraindo jogadores europeus, de verdade, nascidos no Velho Continente. Só que eles não são mais, como achincalhávamos e tripudiávamos rotulando-os de cintura dura.

A técnica individual melhorou, alguns são até refinados. O futebol praticado nas maiores ligas, como inglesa, espanhola, alemã e francesa, evoluiu muito.

Já não priorizam a bola alçada na área, o famoso balão, para que grandalhões desengonçados cabeceiem. Estilo consagrado pelos ingleses.

Pode ter iniciado antes, mas que eu lembre a Europa passou a ser o "eldorado" para jogadores brasileiros, em meio a década de 1950, depois da Copa de 1954. E a Itália era a Meca.

Dois jogadores do Botafogo, dois artilheiros, foram jogar na Itália. E o fato teve enorme repercussão.


Dino da Costa e Luís Vinícius (conhecido como Vinícius "Leão") tiveram carreiras distintas na Itália, mas ambos marcaram a história do futebol italiano. Dino, um atacante conhecido por seu poder de finalização e oportunismo, foi um dos primeiros brasileiros a brilhar no futebol italiano, defendendo clubes como Roma e Fiorentina. Vinícius, por sua vez, foi um atacante com grande força física e garra, que jogou no Napoli e no Bologna, e também foi um treinador de sucesso na Itália. (Google)

No momento, pouco a pouco, depois dos sul-americanos: argentinos, uruguaios, paraguaios, chilenos, equatorianos e até venezuelanos, são os europeus que estão chegando.

Alguns chegam com banca de craques. Vejam exemplos a seguir:

Memphis Depay - holandês- Corinthians

Dimitri Payet - francês, Vasco

Hector Hernández- espanhol - Corinthians

Maxime Rodriguez - suiço, Vasco

Nuno Oliveira - português - Vasco

Braithwaite - dinamarquês- Grêmio


Grêmio

Para culminar, o treinador da  nossa seleção nacional, penta campeã, será um italiano - Carlo Ancelotti. Faço votos que honre o Michelangelo que traz no nome.

7 comentários:

Jorge Carrano disse...

Corremos o risco de, pela primeira vez na história, ficarmos fora da Copa do Mundo de Futebol.

Jorge Carrano disse...

Técnico é mais importante do que elenco, no caso convocados? Vejamos. Quem tem menos de 40 anos e até quem tem mais, mas não é viciado em futebol, sabe quem foram Gusztáv Sebes, Vicente del Bosque, Alf Ramsey, Enzo Bearzot ?
Sabe quem é Joachim Löw, dono de uma façanha sem precedentes, mas que está desempregado?
Quase todos campeões mundiais, com seleções nacionais, exceto o Sebes, que entretanto é conhecido por ter revolucionado o futebol húngaro e por ter sido o técnico da lendária equipe que ficou conhecida como "Mágicos Magiares". Mas tinha Puskas.
Mesmo os brasileiros, lembram deles? Vicente Feola, Aymoré Moreira, Mário Jorge Lobo Zagallo, Carlos Alberto Parreira, e Luiz Felipe Scolari. Ou lembram mais de Pelé, Garrincha, Gerson, Didi, Jairzinho, Tostão, Vavá ......

RIVA disse...

Acho que nenhum desses jogadores ganharia na Europa a grana que ganham aqui. Por isso estão vindo.

Acho que uma histórica desclassificação da Copa não seria divisor de águas na esculhambação que vivemos no país do futebol. O 7x1 não foi ..... !

Perguntinha : goleiros e zagueiros são apenas coadjuvantes ? Sim, porque não são indicados para a Bola de Ouro...somente meio campistas e atacantes.

Jorge Carrano disse...

Cannavaro foi jogador na posição de zagueiro e venceu o prêmio equivalente.

Jorge Carrano disse...

E Oliver Kahn foi eleito (injustamente) o melhor jogador da Copa do Mundo de 2002. Foram precipitados.

RIVA disse...

Cannavaro ...mais algum ?
Kahn foi pela IFFHS, não é Bola de Ouro. Creio que o único goleiro eleito foi o Aranha Negra.....acho....

Jorge Carrano disse...

Oliver Kahn foi eleito, como mencionei, foi eleito melhor jogador da Copa do Mundo de 2002.
Não mencionei Bola de Ouro ou Melhor do Mundo da FIFA.