23 de outubro de 2024

Briga no Recreio

Não é como o título sugere, uma briga entre estudantes secundaristas ou – quem sabe? – do Jardim de Infância, no intervalo de recreação e merenda na escola.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/10/23/torcedores-do-penarol-confusao-na-orla-do-recreiro.ghtml

Foi uma briga generalizada entre torcedores do Peñarol do Uruguai, que estão no Rio para o jogo contra o Botafogo, pela Copa Libertadores da América, e frequentadores da praia e comerciantes do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade.

Houve saque em quiosque, fogo em veículos e motos  e pancadaria.

Foi preciso a intervenção de tropa de choque e guardas municipais para controlar a situação.

Foram presos mais de 200 uruguaios.

Não tenho lembrança de algo parecido, ou seja, briga de rua entre brasileiros e uruguaios, torcedores ou não.

Não senti hostilidade, animosidade, por parte dos uruguaios quando de minha visita ao país.

Entretanto, dentro de campo, durante ou após partidas entre os dois selecionados, os ânimos se exaltam, como nos dois episódios na sequência, que lembro bem e agora busquei no YouTube.

Há, ainda, sem registro aqui neste post, a atuação de Obdulio Varela, na Copa de 1950, no Maracanã. Consta que com violência e gritos o jogador uruguaio, lenda em seu país, se impôs e intimidou os brasileiros.

Não estive neste jogo e pelo resultado não me animei em acompanhar o noticiário nos dias subsequentes. Portanto não tenho provas do que pode ser apenas uma lenda.

Mas outros casos lembro bem, e estão documentados. Assistam aos vídeos.

Em 1959, durante um Sul-americano, disputado em Buenos Ayres, uma briga generalizada em campo e, além da tesoura voadora de Didi, celebrizada pela imprensa na época, houve a cena de Beline dando uma gravata no William Martínez, dois grandalhões.

https://www.youtube.com/watch?v=wOiiNFr49iY

Desta partida, além de vídeo, coloco matéria jornalística narrando o triste episódio. Precisa selecionar e colar na barra do navegador.

https://warneroliveira.com.br/historia-do-futebol-a-briga-de-brasileiros-e-uruguaios-em-1959/

 

Cena bizarra, em 1976, no Maracanã, durante uma briga, o jogador do Uruguai botou Rivelino para correr, tão amedrontado, que ao fugir para o vestiário tropeçou na boca do túnel, na lateral do gramado, e poderia ter se esborrachado na escada. Assista ao vídeo. 

https://www.youtube.com/watch?v=fo53UrwjqE87

O futebol brasileiro, hoje, está invadido por uruguaios, alguns dos quais vieram acrescentar habilidade técnica e empenho, coisa que é de nosso agrado. 

2 comentários:

Riva disse...

Os vândalos foram impedidos de assistir ao jogo .....caras de sorte, hein ! Kkkkkkkkkkk

Jorge Carrano disse...

Pois é ... há males que vêm para o bem. KKKKKK