1 de outubro de 2024

(Dr.) Google e a arritmia cardíaca



Sim, sou assistido por um competente cardiologista, que apoiado numa bateria de exames clínicos e de imagem diagnosticou minha arritmia.

Mas como passei por uma dura experiência, que foram dez dias numa UTI, onde cheguei em estado de emergência, agora estou cauteloso, prudente, para não admitir que temeroso.

Li as bulas da medicação prescrita, diminui ainda mais a já limitada cervejinha e me exercito um pouco, na bicicleta ergométrica, exercícios recomendados pela fisioterapeuta e caminhadas.

Para saber um pouco mais deste inimigo, chamado arritmia, resolvi consultar o Google, também.

Basicamente, as opiniões, as causas e as recomendações e cuidados são os mesmos já sabidos, mas quod abundat non nocet, locução latina bastante usada no campo do Direito, mas aplicável a outros segmentos.

Eis o elementar, sintetizado:



Estão aí, printadas, as recomendações de como evitar e controlar a arritmia.

O mais difícil, complicado, beirando o impossível, está a redução do estresse.

Como fazer? Apertando o botão "phodace"?

NOTAS:

1. Quod abundat non nocet: tradução e significado normalmente aceitos são: o que abunda não prejudica.

2. Uma de minhas grandes decepções foi conhecer uma UTI hospitalar. Nada do que eu imaginava em termos de silêncio, austeridade, cuidados especiais.

3. Ler bula é broxante, desanimador ... melhor não.

4. Para um carnívoro inveterado de repente migrar para legumes e verduras é um castigo, mas menor do que o risco da desobediência.

5. Phodace ou phodasse? Há controversias.

Um comentário:

RIVA na Z4 disse...

Caro amigo, se souber como evitar o estresse, manda a receita !

Entrar no MODO PHODACE é muito difícil, proncipalmente nessa fase eternamente sabática em que me encontro. Qualquer incursão em qualquer mídia só encontro notícia ruim.

Hoje fui fazer umas compras para a despensa e pegar um rango, quase morri incinerado na rua !!!! Tipo auto combustão ! Imagina o verão ......