30 de agosto de 2023

Incensário ou turíbulo

 

Catedral de Santiago de Compostela
O da Catedral de Santiago de Compostela, é chamado de botafumeiro, e tive a oportunidade de acompanhar, em posição privilegiada, durante a "Missa do Peregrino", a preparação e o acionamento do mesmo, graças a uma operadora de viagens.

Consta que tem custo elevado de operação e, portando, o patrocínio é necessário. No caso foi a operadora "Queensberry" que bancou o evento, segundo apurei.

Foto ilustrativa de turíbulo. Não é o
da Catedral de Santiago de Compotela.

Estávamos na primeira década deste século e a catedral, na cidade de Santiago de Compostela - capital da Galiza -absolutamente lotada.

 Os cantos ecoavam criando uma atmosfera que mexia com os sentimentos dos fieis e mesmo de ateus que lá estivessem pelo ritual, pela cerimônia. 

Para quem, como eu, já pagou para assistir à cerimônia do chá, no estilo japonês; e também para que fossem acesas as luzes da Igreja de São Francisco, banhadas a ouro, em Salvador, para que pudéssemos fotografar e melhor apreciar, não estranhei haver custo envolvido.

Eis o curto mas expressivo vídeo com o  botafumeiro acionado por um grupo (grande, observem), de frades e padre.




3 comentários:

RIVA disse...

Lá estivemos na Missa do Peregrino em 2012, e mesmo não sendo católico, foi uma evento que me "virou do avesso", o ambiente mesclado com a lotação do local e mais o coral com aquele órgão litúrgico com um som alucinante. Filmei bastante.

Inesquecível.

Jorge Carrano disse...


Outro templo famoso, icônico, que conhecemos antes da viagem a Compostela, foi a Basílica de Sacré-Coeur, em Paris, que fica no topo da colina de Montmartre.

Subimos a colina de Funiculaire.

A basílica impressiona não apenas por sua beleza, mas também por sua grandiosidade: são 83 metros de altura, 35 metros de largura e 83 metros de comprimento, e a cúpula mede 91 metros de altura (segundo anotações).

Também possui um órgão impressionante, enorme, considerado patrimônio histórico.

Assistimos a uma missa, com coral, no subsolo, onde ficam as criptas.

Sensacional!!! Arrepiante.

RIVA disse...

Estivemos na Sacré Coeur há muitos anos, em 1979, numa rápida visita de fds em Paris. Confesso não lembrar os detalhes. Notre Dame , no entanto, foi marcante. Todas a fotos e slides da época estão em algum lugar no nosso armário/arquivo de fotografias.

Aliás, tenho que criar coragem e revirá-lo, para digitalizar muitos álbuns de fotos anteriores a 2002.

Só das minhas obras na construção civil, tenho com certeza mais de 1.200 fotos de 1977 a 1995.

Como tudo aqui no PUB DA BERÊ termina com futebol, não posso deixar passar em branco a mega classificação do meu FLU, jogando um bom futebol em ambas partidas contra o Olimpia do Paraguai, que já participou de 7 finais e ganhou 3 !!

FLUi

PS : em total desprezo por projetos e melhorias na Segurança e Saúde públicas, bem como na empregabilidade e mobilidade urbana, Brasília foca na perseguição ao ex presida, como se isso fosse alterar a vida dos brasileiros. Como o molusco falou há alguns meses ...VOLTEI PARA ME VINGAR - com o total apoio e miopia de muitos.

PS 2 : acharam as imagens desaparecidas ?