19 de agosto de 2023

FRUTOS DO MAR

O título tem relação com quatro diferentes momentos em quatro diferentes restaurantes, localizados em diferente cidades e países.

O desencadeador foi o almoço, no "Dia dos Pais", no restaurante Coco Bambu, no Plaza Shopping.




O cardápio, extremamente variado  e grande (ver link), levou-me a dúvidas porquanto pelo menos três ou quatro pratos aguçaram meu desejo.

https://cardapio.cocobambu.com/cardapio/245/bd79f15f-7d35-4dda-8f29-ac3e0641158c

Ainda bem que, alertado pelo filho já na véspera entrei no cardápio via internet. Então  já cheguei com opções em mente.

O cardápio é extenso e as instalações amplas, com diferente ambientes.

Não obstante sua capacidade de atendimento a casa, segundo consta, está sempre cheia. Imagina numa data  especial. Ainda é novidade, o que explica em parte.

Entre lagosta, paella, badejo e pratos com camarões, optei pela paella.

Foi um erro, como tinha diferentes modos de preparo, escolhi um que não me agradou.

Fotos da internet. Na época não tinha celular


Fotos da internet. Na época não tinha celular
Principalmente depois de haver comido, faz tempo,  uma "destinada aos deuses", em La Corunha, na Galícia, Espanha. Referência até hoje.

Deus do céu, o que foi aquilo? Inesquecível, inenarrável.

Outra comparação defensável, a meu juízo, é com o Albamar, restaurante que sobreviveu à demolição do antigo Mercado do Largo de Moura, atual Praça Marechal Âncora, no Centro do Rio de Janeiro.





Frequentado por presidentes da  República, e meu pai (😐), que nos levou a almoço lá quando eu acabara de deixar as calças curtas.

A comparação não é em relação às instalações, ou ao tamanho do menu, mas sim aos pratos de peixes e frutos do mar.

Já antecipo que também em relação ao Albamar (atual Ancoramar), o Coco Bambu também perde. Ou perderia, pois há muito não vou lá.

Neste dia onde almoçamos (parte da família), no citado restaurante aberto em 1933, aproveitamos para visitar o Museu do Amanhã, andar de VLT e lanchar na Colombo. UFA!!!

Outro restaurante, não menos tradicional, onde comi "coisas do mar", é (era?) o Camafeu de Óxossi, no Mercado Modelo, em Salvador.

Interior



A moqueca de siri catado ainda permeia minhas papilas gustativas.

Hoje almocei feijão com arroz, bife e batata frita (😊😊😊). Sinal dos tempos.


Notas:

https://diariodorio.com/restaurante-albamar-historia-viva-no-centro-do-rio/?utm_campaign=News+Di%C3%A1ria&utm_content=Restaurante+Albamar%3A+hist%C3%B3ria+viva+no+Centro+do+Rio+-+Di%C3%A1rio+do+Rio+de+Janeiro+%281%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News.+16%2F8%2F23



2 comentários:

Jorge Carrano disse...


Não que o feijão com arroz não possa ser um prato gostoso, além de nutritivo.

Coloque um paio, uma costelinha, toucinho fumeiro e carne seca e teremos um rato saboroso, com ou sem pimenta, a gosto.

Salientei porque em São Paulo, quando lá morei, aos sábados eu saia para comer feijoada. Aqui em Niterói Wanda cumpre a tarefa, com louvor.

RIVA disse...

Ontem fomos ao RIO GASTRONOMIA no Jóquei.

Espetacular em todos os sentidos : organização, atendimento, limpeza, banheiros, restaurantes, produtos, música ao vivo, entrada e saída .... e estava lotado !

Alguma delícias traçadas ontem, claro vendidas em porções pequenas na média de 30 a 35 reais : lasanha de costela, bolinhos de bacalhau, pastel de polvo, burger, arroz c mignon, arroz de camarão, manjar da Dna Henriqueta, pipoca de porco, comidas japonesas, bolinhos de costela, sanduba de galeto, whiskies, drinks de gin, caipirinhas, etc .... em tempo, éramos 5 !!

Um evento Nota 10 !
Ingressos a 70, velhinhos 35 reais. Termina hoje.

Detalhes aqui : https://oglobo.globo.com/projetos/riogastronomia/