18 de junho de 2023

SEI QUE JÁ FALEI DE MERCADOS

Mas cometi o pecado de não dar destaque a este importante mercado municipal, que funcionava na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

Mesmo antes da construção da Ponte Rio-Niterói, niteroienses atravessavam a Baia, de barca da Cantareira, para fazer compras ou almoçar no Albamar, especialista m frutos do mar.

O mercado de peixes ficava bem próximo, na 1º de março.


Em primeiro plano o Mercado Municipal do Rio de Janeiro, na Praça XV


Mercado Municipal do Rio de Janeiro, na face voltada para o mar

Este velho e tradicional mercado foi demolido para a construção da Perimetral, mais tarde também  demolida.
Nele funciona o tradicional Restaurante Âncoramar, que se chamava Albamar em seus primeiros anos de existência numa das torres do Mercado, preservada da demolição.

Cuidado para não babar no seu notebook, ou tablet, ou smartphone

A construção do mercado que precedeu o tradicional Mercado Municipal da Praça XV foi decidida pela câmara municipal em 1834, com o objetivo de controlar as vendas de ambulantes, realizadas principalmente pelos escravos de ganho, mas só ficou pronto em 1841. 

O Mercado da Candelária ficava perto do Cais Pharoux, num prédio quadrilátero amplo e arejado. Possuía 16 janelas em cada fachada e 4 portas por onde entravam os clientes. Em seu centro, havia um belo chafariz de pedra, decorado com 4 golfinhos de bronze. Em 1869 e 1870, ganhou mais um andar e mais 3 pavilhões anexos.

Cais Pharoux - Praia do Peixe - Praça XV

Ali, se vendia de tudo, desde peixes, verduras frescas, ervas medicinais, ovos, bebidas, objetos diversos, até animais de várias espécies da fauna brasileira. Era um lugar de grande concentração de pessoas, muito movimentado e importante para o Rio de Janeiro da época.



No início do séc. XX, o Mercado da Candelária entrou em decadência; foi vítima de uma série de incêndios, além das inúmeras reclamações da população sobre suas condições precárias até que, em 1911, foi demolido. Em seu lugar, hoje se localizam o centro de convenções da Bolsa do Rio e o centro administrativo do Tribunal de Justiça. O Mercado Municipal, inaugurado em 1907, substituiu a função do Mercado da Candelária. Mas ele também foi demolido para dar lugar ao elevado da Perimetral, em 1963, que por sua vez, foi destruído em 2013.

Nota: fontes

https://riomemorias.com.br/memoria/mercado-da-candelaria/


https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?tag=mercado-da-praia-do-peixe


https://diariodorio.com/de-mercado-a-mercado-predio-da-bolsa-de-valores-ja-foi-local-de-comercio-popular/amp/


https://diariodorio.com/histria-da-rua-do-mercado/









Um comentário:

RIVA disse...

Enquanto isso TODOS esses mercados centenários são preservados externamente nos EUA. Lindos !

Na cidade onde residem os primos da MV, New Rochelle em NY, a pequenina estação ferroviária está lá, preservada, linda, há muitos e muitos anos, para orgulho de todos, e até hoje, compartilham a sua história, com dados e fotos.

Isso me lembra tristemente o PALACIO MONROE .... um crime contra a nossa História !

Fui algums vezes ao ALBAMAR, excelente restaurante com foco em frutos do mar.

Um fato engraçado : certa vez fomos almoçar lá, e quando meu amigo viu que o Moreira Franco sentou numa mesa ao nosso lado, pediu seu chopp e bolinhos de bacalhau, levantou-se e foi embora do restaurante !!!!!

Aversão demais para um suculento almoço.