30 de junho de 2023

PICASSO, o cão

Não é uma obra cubista, este pobre cão nasceu e viveu com esta deformação.




https://www.metropoles.com/colunas/e-o-bicho/conheca-picasso-o-caozinho-imperfeito-que-conquistou-a-web

Parece obra do celebrado pintor, irascível,  misógino e genioso, tanto quanto genial, para muitos, ou para a maioria da qual me excluo.

Alguém que gostasse e respeitasse as mulheres pintaria esta tela abaixo?

"Mulher chorando"

Não, não nego que ele tivesse talento, criativo e revolucionário, mas prefiro dele a fase em que pintava e eu vejo e entendo, como por exemplo a tela a seguir.

Consta que Picasso pintou esta obra acadêmica aos quinze anos. Recebeu uma menção honrosa na Exposição Nacional de Belas-Artes de 1897 e uma medalha de ouro numa competição em sua cidade natal, Málaga.


Sabem o que isso me lembra? Um cantora talentosíssima, como Ella Fitzgerald, voz afinadíssima, melodiosa que, sem quê e nem porque, resolve fazer isto que se pode ver e ouvir abaixo: scat singing.


Voltando a Picasso, destaco frase de sua autoria, classificando as mulheres:


Se eu proferisse esta frase, ou a escrevesse aqui neste espaço, ou qualquer outro tornado público, seria vaiado, apedrejado, açoitado, escorchado.

No entanto o artista nascido em Málaga, na Espanha, mas que viveu boa parte de sua vida em Paris, lá falecendo inclusive, deixou registrada para a história, sem pejo ou pudor.

Explico a razão de trazer Picasso a este espaço virtual, onde já funcionou em priscas eras o "Pub da Berê" onde amigos, ou quase, debatiam assuntos os mais variados, inclusive a arte da pintura. (basta pesquisar).

A razão é que morreu há poucos dias, aos 101 anos de idade, uma de muitas - mais de 10 - das suas musas, esposas ou amantes.

Trata-se de Françoise Gilot, também pintora que a julgar por suas obras, desaprendeu com Picasso.

Tela a seguir:

Paloma à la Guitare (retrato de sua filha com Picasso)


Nota: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/06/morre-francoise-gilot-pintora-e-ex-mulher-de-pablo-picasso-aos-101-anos.shtml

4 comentários:

RIVA disse...

Confesso não captei o conteúdo, as relações .... o cachorro com o pintor, com a cantora e finalmente com a ex-esposa do pintor. Ah, e a morte ao final.

Por falar nisso, em morte, não, não vou me suicidar, mas pretendo algo parecido virtualmente, tipo um Twittercídio, ou um Webcídio, sei lá, algo que me exclua de tantas notícias e cenários ruins que tenho visto, ouvido e lido ultimamente.

Uma simples ligada da TV ...
Uma simples navegada pelo meu Twitter ...
Uma passada pelas manchetes das principais mídias da web ...
Uma olhada distraída para alguma novela que a MV assiste .... ou algum programa diário da Grobo que ela também assiste ...
Até os programas esportivos só falam de racismo, misoginia, homossexualismo, agressões, políticas internas dos clubes, acusações de estupro (Robinho e Cia.) ...

Uma simples caminhada ao Prezunic, ida e volta, depressiva demais, pedintes diversos, alguns estranhamente insistentes não sei se tentando levar você a alguma reação pior...

Não dá pra entrar numa farmácia sem esbarrar com um pedinte na saída .... o mesmo em mercados, e até em Loterias ....

Não era assim, não estava assim, nesse nível ....

Percebo que estou cada vez mais recluso, mais avesso a qualquer convite pra ir a qualquer lugar. Na 3ª feira fui ao Maracanã, sem saber qual a melhor maneira de proteger meu celular e minha carteira.

É só comigo, ou mais algum de vcs está assim ????

Até meu violão e piano estão silenciosos .... isso não é bom.








Jorge Carrano disse...


Caro confrade, ex-cliente e, sobrepondo-se, amigo.

Não gosto de Picasso, nem do homem e nem de sua obra.

Fui por noblesse oblige, aos dois museus dedicados as suas obras: Barcelona e Paris.

Li em algum lugar sobre a morte, aos 101 anos, da pintora Françoise Gilot, uma de sua ex-mulheres.

Confesso que inteiramente ignorante de seus trabalhos artísticos, fui ao Google. Enorme decepção para meu gosto.

Mas ela foi militante e enfrentou o nazismo, o que me fez ter por ela alguma simpatia.

O cão entrou na história, claro, por seu nome, e também por sua deformação congênita, que lembra o estilo do pintor.

Penso que uma coisa leva a outra naturalmente. Se estou enganado, perdão, por ter feito uma colcha de retalhos.

Jorge Carrano disse...


"É só comigo, ou mais algum de vcs está assim ????"

A resposta é: você não está só.

Boa parte, a maior, da responsabilidade deste clima, deve-se ao seu ídolo.

Riva disse...

Entendi...

Ídolo é uma personagem completa pra mim em todos os bons sentidos.

Dessa forma, do alto dos meus 71 aninhos só tenho esses :

1) Meu saudoso pai, Fred.
2) Castilho e Ayrton Senna nos esportes.

Nenhum mais, de qualquer natureza.

Abrs