31 de março de 2023

Medo só? Não! É pânico.

O que prevejo, felizmente, não estarei aqui para conferir, confirmar ou não. É minha torcida, mas que aconteça de forma involuntária (não estar aqui), como certas contrações, por  exemplo a do  diafragma (soluço), por exemplo.

Deve levar mais um tempinho, mas como tempinho é uma coisa que pouco me resta, predomina o receio com a retração do Universo, ou nova era do gelo, ou uma monumental inundação que nos leve a necessitar de uma arca gigantesca ou, e ai vem o pior medo, a inteligência artificial, cúmplice do algoritmo e parceira da robótica, acabe por nos escravizar, nos dominar por completo.

Queria ter cultura geral mais diversificada, mais consistente, mais robusta, e pelo menos um pouco de conhecimento sobre inteligência artificial para poder desenvolver minha tese de que o futuro nos reserva condições de vida (a conferir), idênticas as de escravidão, submissão.

Olha só. Num passado nem tão remoto, li uma matéria sobre a fabricação de um computador que pudesse arquivar (conter) todo o conteúdo da internet (naquela ocasião). 

E olha que não havia tanto lixo, fake news e até este blog. Imagino agora.

Ah! Não sei no que deu. Desistência ou resolvido?

Estou mencionando isto por causa das dimensões da arca a ser construída na hipótese de inundação.

Atualmente, uma chuva mais intensa pode provocar inundações e desmoronamento de encostas que resultam em muitas perdas materiais e de vidas humanas.

Imagina uma inundação divina. Provocada pelo próprio Criador?

Se eu escrevesse minha biografia, não seria tão precisa, tão próxima da realidade, do que a inteligência artificial já tem a meu respeito.

Maldito algoritmo. Mais uma coisa para me aborrecer ou preocupar, como telemarketing, Faustão, Bolsonaro, V.A.R ... and so on and so forth.

Sou invadido com promoções de remédios que tomo continuamente; com proposta de compra de laptop mais moderno que andei pesquisando quanto custa; preço parcelado de visita turística aos Países Bálticos: Letônia, Estônia e Lituânia; enfim coisas que pesquiso  na rede, ou que já adquiri no mercado

O ser humano, o planeta, a galáxia, o universo para onde caminham?

Ganhará uma assinatura anual do blog, entregue em casa, via internet, sem custo algum, senão os das despesas de acesso a rede (provedor), energia elétrica ou bateria, quem souber ou  tiver pistas razoáveis.

Grato.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...


Interessante é que nunca tive medo de mula-sem-cabeça, nem de bicho-papão.

Mas o tal algoritmo ainda não me tira o sono, mas está próximo disso.

Que posso fazer, sou (somos) impotentes?

RIVA disse...

Caro BM,

Eu recomendaria a você a leitura do 2º livro do YUVEL NOAH intitulado HOMO DEUS.

Você encontrará ali uma excelente análise racional do que nos aguarda - não a você nem a mim, mas às próximas gerações.

HANNA e BARBERA perceberam tudo isso há uns 60 anos !! Gênios ...

Fiquei surpreso com sua busca na web por preços turísticos para Letônia, Estônia e Lituânia.
Seria alguma espécie de "retiro para advogados" ?

Sim, porque só conheço (agora) duas pessoas que desejam conhecer esses belos países, e os dois são advogados..... você e o meu amigo Benedicto ... rsrsrs

Também ando pesquisando laptops. O problema é que adoro o meu, modelo reduzido, de 2017. Mas seu HD está uma carroça. A dúvida é comprar um novo ou tirar o HD e colocar um SSD.





Jorge Carrano disse...


Caro Riva:

Boa parte de sua surpresa, está respondida em seu comentário: "porque duas pessoas desejam conhecer esses belos países"

Sim, são belos e têm história.

Acho que não é de seu tempo colecionar estampas do sabonete Eucalol. Entre elas, e desde então fiquei curioso, na série de bandeiras, lá estavam os três países, anexados à URSS, readiquirindo suas independências em 1991.

Colecionava as ditas estampas nas décadas de 1940 e 1950.

Eram aulas de história, capitais, bandeiras, tradições, idiomas, sobre o mundo todo. Quase enciclopédias.

Na séria regionalismo, no Brasil, lembro das figuras representativas: o gaúcho, de bombacha; uma trabalhadora rural peneirando café em grãos na colheita (São Paulo); uma jangada com vela (Ceará), etc.

Uma coisa puxa outras. Inclusive os belos castelos da Letônia. Sou fissurado em castelos.

Jorge Carrano disse...


Você tem assistido a série/documentária "Robô Sapiens" ?

RIVA disse...

O Benedicto tem se dedicado a conhecer a Europa Oriental há algum tempo, essas têm sido suas últimas viagens.

Posso estar enganado, mas creio que é exatamente para esses países a próxima vg dele.

Engraçado, desde pequeno eu sempre fui vidrado em atlas, bandeiras, e meu pai me abastecia com encadernações, álbuns, etc.

Interessante e inesquecível : quando fui fazer a prova para tentar ingressar no 1º ano Ginasial do Instituto Abel, fui surpreendido na prova de Geografia, porque tinha muitas questões sobre a geografia mundial, e eu NUNCA tinha estudado isso na escola primária ou na admissão (5ª série) ...só davam a geografia do Brasil.

E me dei bem demais exatamente por meu conhecimento à parte de atlas diversos, álbuns de figurinhas, bandeiras, etc. Conhecia muito mesmo sem ter estudado.

Coleções ?
Sim, mas eu tinha verdadeiramente somente 3 coleções : uma de maços de cigarros estrangeiros, uma de bolas de gude (ambas perdidas no tempo) e uma de canetas e lapiseiras que mantenho até hoje. Sou simplesmente obcecado por canetas !

Não vi nenhum episódio da série dos robôs .... vc está gostando ? Com certeza vou ver a compilação depois. Não suporto nada em capítulos que tenha que esperar acontecer.

Por falar em série, acho que vc ia gostar muito da UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA da Netflix, sobre a evolução e desempenho de uma advogada autista, recém formada mas extremamente inteligente e especial.











Jorge Carrano disse...


Caro Riva,

Provavelmente você conhece o CHAT GPT. Não é assustador? Os advogados, coitados de nós, estamos sob séria ameaça.

https://mundoconectado.com.br/artigos/v/31327/chat-gpt-o-que-e-como-funciona-como-usar