9 de junho de 2018

UMA INCURSÃO NA ALEMANHA, BÉLGICA E HOLANDA - IX





Por
RIVA






CAPÍTULO 9 – AMSTERDAM (Holanda)

Fomos de trem de Haarlem para Amsterdam, um rápido percurso de apenas 20 minutos, desembarcando na estação principal da cidade, na “cara do gol”, ou seja, em frente à avenida principal (Damrak).

Dali, iniciamos nossa extensa caminhada pela região principal da cidade, contemplando o que estava ao alcance dos nossos olhos.

Importante nesse ponto falar que chegamos em Amsterdam tipo 9h da manhã, e ali ficamos até 22h. Então nossas impressões são sobre um “overview” num lapso de tempo muito curto, diferente de quem, por exemplo, ficou dias na cidade. Mas deu para perceber a cidade .....

O casal  proprietário da casa onde estávamos em Haarlem nos visitou no dia anterior à noite, batemos um papo muito legal. Ele é músico local. Nos alertaram para cuidados em Amsterdam, pois é bem diferente das cidades que temos visitado em nossa viagem. E era mesmo ...

Saindo da estação de trem e adentrando a Damrak, a paisagem já era diferente, com muitos imigrantes cruzando nosso caminho. Como em NY ou Paris. Descemos a pé um trecho bem grande da rua, apreciando a paisagem, suas lojas e restaurantes, a fauna e a flora (rsrsrsrs).








Decidimos por um Hop On/Hop Off mix de barco e ônibus, para conhecermos os principais locais do centro de Amsterdam, que era nosso objetivo. Aqui uma dica: todos os ingressos para os principais pontos de visitação da cidade são vendidos “on line pela web”, e devem ser comprados com muita antecedência. Estou falando dos museus e da Casa de Anne Frank (essa uma decepção).

Enfim, vamos lá .... passeio de barco muito legal pelos canais da parte central da cidade, parte no topo aberto de um ônibus, muitas caminhadas por locais muito interessantes, e claro, uma incursão na loja Primark, para compras com preços inacreditáveis ! E as casinhas flutuantes ?!








Tangenciamos o Red Light, bairro da prostituição, mas não sentimos nada chocante, agressivo. Em Las Vegas, onde se diz ser a Sin City, por lá estivemos 2 vezes por vários dias e nunca nos sentimos agredidos ou desconfortáveis com a prostituição local existente. Tudo numa boa.

Impressiona o dia a dia de um cidadão de Amsterdam .... indo e vindo do trabalho, de terno, pilotando seu próprio barquinho pelos canais, assim como as diversas cenas de vizinhos nas escadas da frente das casinhas conversando e compartilhando um vinho .... ou dezenas de casais no fim da tarde balançando as pernas à beira dos canais, num ambiente de paz e tranquilidade invejáveis. Assim é Amsterdam.

À noite a luz amarelada (nunca brilhante) do interior das casas nos arremessa a um ambiente de calmaria e aconchego, imaginando os seus interiores, aquele livro, aquele vinho, aquela companhia ... um encanto realmente, paisagem que não conseguimos infelizmente vislumbrar onde vivemos.

A cidade não é agitada, é cheia mas é calma, com uma infraestrutura muito eficiente, com modais de transporte diversos, que convivem em harmonia, como vimos também na Bélgica.

Não mergulhamos na gastronomia local, mas experimentamos pela 1ª vez o Herring, na verdade arenque, que é servido de várias maneiras. Pedimos o nosso no The Seafood Shop, com cebolas e pepinos cortados em rodelas. Uma delícia.
Também lambemos os beiços com a maravilhosa panqueca da Pancakes Amsterdam. Para comer de joelhos !! (rsrsrs). Se forem lá, não deixem de experimentar.























Sabíamos que a loja de queijos principal da cidade fechava às 22h, e então apressamos nosso passo para não deixar de comprar alguns queijos antes de voltar para casa em Haarlem ..... mas ..... isso sem saber, claro, que no dia seguinte na cidade de Zaanse Schans nos aguardava uma loja de queijos simplesmente de outro planeta ! kkkkk ... essa é a Holanda !!






Voltamos de trem para casa, cansados pelo dia puxado em Amsterdam, mas como sempre comentamos entre nós, “deixa pra ficar cansado e descansar no Brasil” !

5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Kayla,

Provocação com você:

"... experimentamos pela 1ª vez o Herring, na verdade arenque, que é servido de várias maneiras. Pedimos o nosso no The Seafood Shop, com cebolas e pepinos cortados em rodelas. Uma delícia.
Também lambemos os beiços com a maravilhosa panqueca da Pancakes Amsterdam. Para comer de joelhos !! (rsrsrs). Se forem lá, não deixem de experimentar."

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Não esqueça do post "gastronômico", com ilustrações, para deixar a Kayla com água na boca.

Riva disse...

Antes ainda tem o post sobre Zaanse Schans.
Kd Kayla ? rsrs

Jorge Carrano disse...

Tenho provocado, mas ela está se fazendo de difícil. Ela gosta de aparecer, ser paparicada, seu endeusada.

Quem sabe precisamos adocicar os convites e convocações?

Querida e inigualável Kayla, musa deste blog (exagerai um pouco?), de-nos o prazer de seus comentários sempre tão inteligentes, oportunos e bem-humorados.

Kayla disse...

Chamou, chamou? Ashuashuashua.
Não adianta me provocar com arenque. Prefiro a sardinha. É mais barato. Ashuashuashua.
Aqueles camarões que o Riva exibiu maldoso, me deixaram com água na boca. O que fiz? Abusei no bobó e ele me derrubou. Ashuashua. Depois de muito remédio e soro estou em forma.
Mas posta só foto de salada, tá Riva. Ashuashuashua