19 de outubro de 2017

KBrO3 e SO2

O bromato de potássio e o sulfito (ou dióxido de enxofre) são nocivos a saúde?

Pode ser, não discuto com cientistas, acadêmicos e petistas.

Hein!? Por que incluí os petistas num nicho seleto? Por causa do Lobão (cantor e compositor) que os definiu de forma bem-humorada, mas mordaz, ferina:

"Discutir com petista é como jogar xadrez com pombo. Ele vai derrubar as peças, cagar no tabuleiro e sair de peito estufado cantando vitória".

Ele nem acrescentou que os pombos são ratos com asas, transmissores de doenças. E que emporcalham monumentos públicos, para dizer o mínimo.

E, cá para nós, os petistas, como os pombos, transmitiram corrupção, fraudes, falcatruas, apropriações indébitas e outros malfeitos (valeu, Dilma), contaminando todo o organismo político que já vinha combalido.

Quanto a não discutir com cientistas, é porque eles nos colocam dúvidas, caraminholas na cabeça, e depois saem se desdizendo, tornando não dito o que foi dito, com firma reconhecida e várias testemunhas.

Ou esquecerem que o ovo poderá ser responsável por suas elevadas taxas de colesterol? Sim, esquecerem porque agora não mais: a ciência comprovou que não é bem assim.

A cafeína, a sacarose, a lactose fazem mal? Não sei hoje. Preciso da ajuda dos universitários.  Ou então, se não estou num programa de prêmios (quiz) vou à wikipédia.

Discutir o bromato de potássio no pão, quando até mesmo o trigo do qual basicamente é feito está no banco dos réus?

Você não sabe? Pelo excesso de glúten na farinha, o consumo de pão não é recomendado: causa inflamação no intestino.

E nós ainda agradecemos na oração "o pão nosso de cada dia..."

Voltando ao bromato, não por outra razão o pão argentino é melhor do que o nosso, assim como o Messi é melhor do que o Neymar. Lá o uso do bromato é permitido de forma controlada.

Tenho saudades de um pão que comprava em São Paulo quando lá morei nos anos 1970. Leve, massa aerada, parecia um biscoito. Sim, com bromato.

Agora é proibido.

Alguns puristas querem chegar ao nível zero de utilização de aditivos na fabricação de vinhos. A última fronteira do uso de elementos químicos parece ser o sulfito.

Ora o sulfito possui atividades antibacteriana e antioxidante, ou seja, previne o desenvolvimento de bactérias que podem modificar o vinho comprometendo sua qualidade. Em outras palavras podem estragar o seu vinho.

Essa nova febre de consumo orgânico, não sei não ... e a qualidade da água com que é feita a irrigação?  E a chuva ácida?

Dos meus tempos de Liceu, assistindo com um mínimo de interesse as aulas do prof. Humberto Kopke, lembro da lei de Proust, não o Marcel, autor de "Em busca do tempo perdido", mas o químico francês Joseph Louis Proust, que enunciou a Lei das Proporções Constantes.

Segundo sua lei uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre  na mesma proporção.

Como em minha memória: quando duas ou mais substâncias simples se combinam para dar formação a uma composta, só o fazem em proporções definidas e invariáveis.

Você está pensando que "colei" o enunciado do Proust - químico francês - pois fiquem sabendo que várias fórmulas matemáticas e leis físicas e químicas estão gravadas em meus chips cerebrais e posso surpreende-lo com citações em meio a conversas descompromissadas.

Querem outro exemplo? A fórmula da equação do segundo grau: menos "b", mais ou menos raiz quadrada  de "b² " menos 4ac, sobre 2a. Veja abaixo o valor de x.


Que pretendo então dizer sobre o uso de bromato nos pães e dióxido de enxofre nos vinhos?

Quem pariu Mateus que o embale. Os puristas querem vinho sem aditivos? Inventem, mas mantenham o frescor, o sabor e o aroma que lhes dão vida e alma.

Se pode usar farinha, com glúten, então deveria ser possível usar bromato, de forma controlada, para que o pãozinho francês nosso de cada dia (lembram da média com pão e manteiga?) fique fofinho, leve, com casca como de biscoito.

Meu saudoso e estimadíssimo amigo Mario Castelar estava com níveis altos de colesterol. Foi ao médico pois afinal seu irmão Francisco (Chicão), não menos estimado por mim, acabara de fazer um infarto.

O médico recomendou que ele tomasse Crestor. Alguns poucos meses depois, voltou à consulta e já com os resultados de novo exame de sangue em mãos. Olhando o resultado disse o médico: seu nível de colestrol caiu muito. Precisamos rever isto.

Se bem entendi, e o Castelar também, é preciso ter algum colesterol. É isso? 

Sim, é isso mesmo. Embora associado a doenças cardiovasculares, como infarto, e acidente vascular cerebral, o colesterol é uma gordura importante no organismo. Precisa apenas ser controlado.

Durma-se com um barulho deste.

Em resumo, mas sem qualquer relação com o ponderado acima: "Tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda", decretou o poeta popular.



NOTAS:

SO2 = anidrido sulfuroso

KBrO3 = bromato de potássio

Ler a respeito em:
http://www.artwine.com.br/artigos-e-reportagens/416/sulfitos-nos-vinhos-amigos-ou-inimigos

http://centralsul.org/2008/promotoria-investiga-uso-de-bromato-em-pao/

http://www.euromedic.com.br/detalhe-materia/porque-devemos-evitar-o-pao-nosso-de-cada-dia

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/oxidos-chuva-acida.htm

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2017/08/taxas-desejaveis-de-colesterol-ficam-mais-rigidas-com-novas-diretrizes-9869672.html

2 comentários:

Jorge Carrano disse...

Alguém conhece padaria, em Niterói, que venda pão com bicarbonato acrescentado na massa?

Jorge Carrano disse...

Estou observando que de ontem para hoje o blog perdeu um seguidor. Eram 70 agora são 69.

Juro que fico prenhe de curiosidade para saber o motivo.

Seria um flamenguista, um petista? Um comunista? Ou uma feminista?

Ou alguém que acha que o Queermuseu exibe obras de arte? 😢