10 de agosto de 2017

Carioca e Conceição

Ruas no Rio de Janeiro e em Niterói, levam o encontro da preposição “de” com o artigo definido “a” antecedendo seus nomes.

Assim temos Rua da Carioca e Rua da Conceição.

Ambas padecem do mesmo mal: decadência. Com comércio outrora pujante, eram endereços nobres, abrigando ícones como o Bar Luiz, do outro lado da baia e a Leiteria Brasil aqui do lado do Arariboia.

Foto obtida via Google, no sítio ao final
Trabalhei um período num banco que ficava bem no início da Rua da Carioca, defronte a uma loja muito conhecida, especialmente da petizada, chamada "Bazar Francês". Tinha uma ampla variedade de brinquedos. Geralmente importados.

A loja "Vesúvio", que adotava o slogan de “príncipe das sombrinhas e imperador dos guarda-chuvas”, era uma referência para aquisição destes utensílios.

Na Rua da Conceição, aqui em Niterói, do outro lado da "Leiteria Brasil", ficava a "Sportiva", que vendia uns salgadinhos muito bons, em especial o camarão empanado.

Outras lojas comerciais da Rua da Conceição, que eram referências em seus segmentos de mercado desapareceram.

Se o "Bar Luiz" era um ícone na Carioca, na Conceição tínhamos o "Municipal", igualmente reconhecido como bom local de encontro com amigos e degustação de iguarias (ou não). Tais como rã, jacaré, testículos de boi e outras menos apreciadas.

Conhecida de todos os músicos  “A Guitarra de Prata” ficava na Rua da Carioca, assim como o Mariu’s Rio Sport.

Se a Rua da Carioca tinha o restaurante "Cataroca", nós tínhamos na Rua da Conceição o prestigiado restaurante "Monteiro", onde em priscas eras faziam refeições políticos, jornalistas e intelectuais. E empresários. E pelo menos cinco  décadas depois de meu pai, e já advogando, vez ou outra eu almoçava lá.

Na Rua da Conceição havia duas drogarias  -"Barcellos" e "Ponciano" -  lado a lado, e ambas possuíam balanças para os fregueses, e até mesmo  transeuntes poderem conferir seus pesos.

Numa delas o marca da balança era "Toledo", e muitas piadas foram feitas pelos estudantes do Liceu, coisa ingênua e hoje sem graça, referindo que um colega finalmente havia dado uma trepada ... na Toledo.

O estado de abandono, a degradação destas duas ruas só entristece o coração de quem viveu seus melhores dias.

Foto rara, que encontrei por mero acaso, da "Leiteria Brasil",  lá no alto, permite ver ao lado direito parte de um letreiro de um dos raros estabelecimentos que ainda resistem na Rua da Conceição. Trata-se da Camisaria Tauil.

Na mesma quadra e lado da rua, na esquina com a Rua Visconde de Uruguai, outra antiquíssima loja, “A Princesa”, que vende tecidos, sobrevive bravamente. Mas são poucos os exemplos neste sentido.

Duas antigas construções da cidade estão na Rua da Conceição. A mais antiga delas é a igreja que leva o nome da santa e que deu origem à denominação da rua. Refiro-me à igreja de N. S. da Conceição.


O outro prédio é o Palácio Arariboia, que abrigou a sede da Prefeitura Municipal durante anos, e onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Fazenda.  

 
Palácio Arariboia

O número de lojas fechadas com cartazes "passo o ponto", ou "aluga-se", nas duas ruas, é um reflexo da pior recessão econômica que vivi em meus 77 anos de vida.

Antes de encerrar o post, por questão de justiça e lealdade, não posso deixar de fazer um registro. Estava pesquisando na rede para ver se encontrava uma foto do "Café Santa Cruz", que ficava bem na esquina da Rua da Conceição com a Praça Martin Affonso (atualmente Arariboia), e onde, no sobrado, podia-se jogar sinuca.

Nestas buscas passei por um link de um post do blog de meu amigo Carlos Lopes, que conheci no Liceu Nilo Peçanha. Nele Carlinhos, melhor do que eu aqui, fala da Rua da Conceição. Acessem:
http://calfilho.blogspot.com.br/2015/11/a-rua-da-conceicao.html



6 comentários:

Dudu1939 disse...

Durante anos fiz a travessia da Guanabara. Morava aqui e ganhava o pão lá.

Na volta, várias vezes viajei na mesma lancha com Roberto, com Altair, com Gerson, Jair Marinho, um monte de jogadores que regressavam dos treinos em seus clubes. O Roberto, que jogava no Botafogo, era meu vizinho no Fonseca.

Eu e alguns amigos todos os dias voltavanos juntos jogando porrinha (jogo dos palitinhos) para disputar quem pagava o cafezinho no Santa Cruz.

Quem ainda joga porrinha na disputa pelo cafezinho?

Jorge Carrano disse...

Dudu,
Valeu a visita. Bem lembrado. Jogávamos balufa - outro nome do jogo dos palitos – durante a travessia em disputa do cafezinho no Café Santa Cruz.

Éramos vários amigos trabalhando na mesma empresa, no caso a Fiat Lux, no Rio de Janeiro: Abigacyr Ribeiro, Álvaro Cardoso de Oliveira, Joel Fargnoli Figueiras, Antonio Carlos Bonard Dias, Aristóteles Palma, e outros cujos nomes me fogem no momento.

Nem todos disputavam o café,alguns preferiam vir lendo o jornal vespertino, um livro ou simplesmente conversando.

Também vi algumas vezes os jogadores de futebol citados por você. Eles nem sempre jogavam no mesmo time, mas se encontravam ocasionalmente na barca.

Uma curiosidade em relação ao Antonio Carlos Bonard Dias. Nós dois disputávamos a mesma vaga, na Fiat Lux. E ambos estávamos empregados. Ele trabalhava para um laboratório farmacêutico e eu num banco. Quando soubemos da situação de estarmos os dois no processo eletivo, trocamos gentilezas. Eu estou empregado então vou desistir. Ele retrucou: eu também estou trabalhando.
Por fim fomos os dois contratados e começamos no mesmo dia na fábrica em São Gonçalo.

Faleceu jovem o Antonio Carlos. Também já falecerem o Abigacyr, e o Álvaro.

Não entendo a ordem de chamada e os critérios adotados pelo Criador.


Jorge Carrano disse...

Esqueci de uma coisa, Dudu.

Atualmente não jogam porrinha e tampouco tomam cafezinho. rsrsrs

Riva disse...

Também sou saudoso como vocês.
Coisas que não voltam mais .....

Ana Maria disse...

Recordar é bom. Dizem até que é viver, mas como diz Belchior na música "Como nossos pais", o novo sempre vem.

Jorge Carrano disse...

Começou o melhor campeonato nacional interclubes: Premier League.

E começou com um partida de 7 gols.

Na abertura, hoje, Arsenal 4X3 Leicester. Bom jogo!

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/jogo/11-08-2017/arsenal-leicester/