22 de dezembro de 2016

Oi, não; ciao, ciao, addio

Darei um ciao para a Oi. Não sem razão. A maldita empresa faliu e nem aparece comprador para o restolho. O que é sintomático.

Esta empresa sempre preferiu ter mais advogados para defende-la nos tribunais, do que engenheiros e técnicos em telecomunicações para resolver os problemas apontados pelos clientes.

É bem verdade que nesta área, aqui no Brasil, não há muito o que escolher. Ficamos num dilema entre as ineficientes e as desqualificadas.

Mas tenho que arriscar numa mudança porque a tal da Oi extrapolou todos os limites de incompetência, ineficiência e desrespeito para com seu cliente.

Não passou de uma TELERJ com outro rótulo.

Estou inclinado a experimentar a GVT, e peço opinião de quem tem experiência com esta operadora que, na verdade, agora é da VIVO.

Como é o sinal de TV? E o acesso à internet, é estável e com boa velocidade?

Os serviços de telefonia fixa e móvel são satisfatórios?

Agradeço antecipadamente informações e dicas.

Se a qualquer momento eu sair do ar é porque estou de mudança para outra empresa, menos ruim do que a OI.

Estou aqui ligando e desligando o modem (junção de modulador e desmodulador) a cada 10 minutos porque perco o acesso à rede.

Esta Oi é caso para adeus! Se me fiz entender.

Nota do autor: como tem dois outros posts programados, pode não ser este o último do ano, a depender de meus entendimentos com a concessionária.

14 comentários:

Jorge Carrano disse...

O Paulo Bouhid captou bem o espirito da coisa:

Os Beatles diriam... "Hello, goodbye"...

Freddy disse...

Todas as empresas de prestação de serviço de telecomunicações são ruins. Situam-se entre as campeãs em processos no Procon.

A GVT foi comprada pela Vivo, que então passou a disponibilizar TV por assinatura e transmissão de dados via cabo. Antes a Vivo só trabalhava com celular via satélite.

Eu reputo que, dentre as ruins de celular, a Vivo é a melhor, mas temos sempre de ficar atentos porque vivem trocando seu plano à revelia e, obviamente, cobrando mais. Fico atento e volta e meia estou na loja solicitando informações e pedindo o retorno ao plano anterior.

TV por assinatura eu uso Sky, via satélite. O sinal só cai quando chove bastante, as nuvens atrapalham a transmissão "meia boca" deles. Isso pode ser absolutamente irritante, porque pode cair na hora de um jogo importante... No verão, então... No meu caso, uso um sistema predial, mas o próprio técnico da Sky já me recomendou a antena individual, menos sujeita a esse tipo de quedas.

Para o pacote que está prestes a adquirir, como a Vivo comprou a GVT (que tem um serviço razoável via cabo), acho que eu arriscaria essa em vez da Claro ou NET, por exemplo.

Aí você me pergunta: mas por que você não fez isso? É porque ainda estou aturando a Oi-Velox com suas quedas constantes, mas gosto do fixo dela. Celular sempre fui Vivo desde que comprei meu primeiro aparelho. E TV, como disse, optei pela Sky que ainda é a melhorzinha delas.

Jorge Carrano disse...

Para quem não sabe, o Freddy é engenheiro de telecomunicações e trabalhou anos na Embratel, até se aposentar.

Meu filho Ricardo também é. Não aposentado e ex-empregado da Embratel, mas engenheiro de telecomunicações.

Estou colhendo opiniões. Atualmente tenho TV da Sky e um combo da Oi (fixo, dois celulares e acesso a internet).

Meu problema é a internet, que é ferramente indispensável para meu trabalho.

Freddy disse...

O problema é que as operadoras não gostam de vender só a internet, querem sempre empurrar um pacote. E internet avulso sai caro.
Eu tentaria a Vivo GVT.
Alerto que a NET trata o cliente como bicho. Faz manutenção e sai do ar por horas quando quer. Se bem que a Oi já fez isso, lembram?
Renata usa Claro e não reclama muito, mas a internet e TV são NET e ela arranca os cabelos.

GUSMÃO disse...

Seu filho trabalha na área de telecomunicações?

Eu saí da GVT, me arrependi e voltei agora.

Riva disse...

Muito difícil opinar/aconselhar.

Tenho Oi há muitos anos. É um plano Oi Conta Total, que inclui o fixo, 3 celulares com internet, e o Velox 10 Mbps (que na verdade gira em torno de 8 Mbps).

Tenho também um PenModem da Oi de 2 GB para ter internet em Friburgo. Os da VIVO e da CLARO não funcionaram bem no meu condomínio.

TV ? SKY, com antena individual. Nada a reclamar - sai muito raramente. Reclamo do preço. Já fiz 2 downgrades por causa de grana, mas não saio dela porque a uso em Friburgo com o mesmo aparelho de Nikity.

Quanto à Oi, a única reclamação é da instabilidade da Velox, embora muito se deva à minha própria instalação em casa. No ponto principal, onde ela entra, o sinal está quase sempre forte e estável. Piora quando meu filho resolve usar streaming (Netflix), roubando parte da nossa banda .... rsrsrs.

Enfim : continuo Oi !!

Jorge Carrano disse...

Não, Gusmão.
Ele ensina pessoas que irão trabalhar na área.
É professor na UFF.

Jorge Carrano disse...

A melhor, para internet, na minha avaliação, é da Predialnet. Tenho no escritório.

Tenho queixa sim da SKY. Qualquer mal tempo (chuva, trovoada, relâmpago, o sinal vai pro espaço).

A dificuldade que terei, na eventual mudança de operadora de telefonia, será o cabeamento dentro do apartamento.

Tenho tudo embutido, e se não for possível aproveitar o da Oi, ficará exposto.

Riva disse...

Carrano, não sei se te contaram que fizeram um túnel entre a França e a Inglaterra por baixo do Canal da Mancha ...... rsrsrs

Vc acha que vai ser difícil cabear seu apartamento ???

(pano rápido)

Ana Maria disse...

Tive simultaneamente celular das 4 operadoras mais antigas no Rio de Janeiro e já utilizei combos da Claro (Net), Oi e Sky. Todas me deixaramna mão. Cansei das visitas técnicas e na substituição de modens e receptores.
O tel fixo da Oi é caro por isso utilizo a Claro onde um plano de 45,00 me dá ligações ilimitadas para fixo de qualquer operadora em qualquer parte do país.
No início deste ano optamos por cancelamento da Net para refuzir despesas. No meu caso, como não acompanho canais de esporte, abri mão da Tv por assinatura. Hoje utilizo a Oi livre (sem nenhuma cobrança), o tel fixo da Claro e uma internet local.
Pra mim está de bom tamanho.

Jorge Carrano disse...


Riva,
Você não faz ideia do custo e da trabalheira para fazer correr cabos, agora embutidos no rodapé (tem uma concavidade no lado interno) passando por dois cômodos.
Tirar o rodapé, implicaria em refazer o acabamento na junção com a parede pintada (massa) e eventualmente com o piso.
Tem mão de obra especializada para colocação deste tipo de piso (Durafloor) e consequentemente rodapé.
Não tenho um só fio aparente em casa.
Por isso não contratei a Predialnet, que oferece bons serviços de acesso à rede (tenho no escritório).
O atendente da GVT não soube dizer se daria para aproveitar o cabeamento ou fiação (sei lá) da Oi. Disse que o técnico só poderia ir a minha casa se eu contratasse a instalação.
Tá de brincadeira. A oferta de serviço já evidencia o tipo de empresa.
Só quero me aborrecer no judiciário remunerado por clientes.

Freddy disse...

Dados os requisitos estéticos, e parabenizo-o por não ter fiação aparente em casa (sonho de consumo), acho que a melhor solução para você é manter a Oi (!).

Quando Paulo nos conta que tem um penmodem de 2 GB me acendeu a solução. Seu problema é ter Internet sempre à disposição em casa. Um penmodem de outra operadora que não a Oi cobriria justo os momentos em que a Oi caísse. E você garantiria os 100% de tempo de acesso em casa. Teria apenas de aquilatar o investimento no penmodem - Vivo ou Claro.

Ana Maria disse...

A fiação passa por conduites?

Jorge Carrano disse...

Você nunca observou?
Só foi colocado conduíte num pequeno pedaço, cerca de 30 centímetros, da entrada das linhas no apartamento, para baixo até o rodapé. Daí em diante os cabos estão protegidos dentro do rodapé, que tem uma concavidade na parte interna para este fim.
Na sua próxima visita, assim que recuperada, mostrarei para você.