31 de dezembro de 2016

Novo ano com cara de déjà-vu

Amanhã, 1º de Janeiro de um novo ano, acordarei à 07:00 horas da manhã, como deverei fazer ao longo dos demais 364 dias do ano e como de resto tenho feito todos ao dias dos anos anteriores mais recentes.

O sol já estará brilhando, o que nada posso fazer a respeito. Lembram do "O Pequeno Príncipe"? Ordens e pedidos absurdos nem os reis os fazem. Pode um general voar de flor em flor, como uma borboleta?

Imagem Google
O café da manhã será frugal, como de praxe, talvez apenas com o acréscimo de panettone do tipo tradicional, e castanhas portuguesas, se sobrarem de hoje.

Irei dar uma caminhada no calçadão, talvez um pouco mais relaxado porque sem a pressão de horário, eis que não tenho compromisso profissional agendado, e ademais disso será domingo. Mas a partir do dia 9 tudo voltará ao normal, com o fim do recesso do judiciário.

Assim como a pequena e temporária mudança de horário, haverá outra igualmente temporária, a do trajar. Paletó e gravata estarão dispensados por alguns dias.

Mas voltarei a eles tão rapidamente quanto necessário. Explico o porquê. Acho que as pessoas não confiam em advogado sem paletó e gravata. 

Chico Anysio, mestre do humor e criador de muitos personagens, disse em entrevista ser difícil imitar a voz de qualquer deles se não estivesse caracterizado como tal, com os trajes que lhes foram atribuídos.

Assim penso que o personagem advogado tem que estar vestido como tal. E não será a voz a fazer diferença, senão a postura.

Mal comparando, o hábito faz o monge.

Vou pagar as taxas condominiais até o dia 5 de janeiro, do apartamento onde moro e da sala onde trabalho. Escorchantes impostos para ocupar o que me pertence.

Serão debitadas em minha conta corrente as faturas de telefonia e energia. Outras contas serão pagas até o dia 10 no caixa do banco ou na caixa eletrônica.

Minha mulher já terá recebido a mesada, não pessoal, que ela não tem, mas para as despesas do mês que não podem ser quitadas com cartão-de-crédito.

Como em todos os anos, faremos um balanço no guarda-roupa: precisamos de novos calçados? Precisarei de camisas sociais? Precisarei de meias, cuecas e lenços novos? Ou os que tenho ainda estão em bom estado e são suficientes?

Terno e blazer tenho para o gasto? Gravatas e suspensórios sei que tenho suficientes.

A partir do dia 9 receberei telefonemas, serão consultas, agendamentos, pedidos de informações. Tudo igual a todos os anos. Nem os problemas mudam, pelo menos em sua essência, embora a forma possa ter outra cara.

Como estou sem automóvel há seis anos, diariamente, de segunda à sexta-feira, entre 08:15 e 08:30 hs. deverei utilizar um ônibus das linhas 47, ou A ou B, é indiferente porque o percurso deles, desde minha casa até o centro, onde desembarco, é igualzinho.

Nada mudará no atacado em 2017. Poderemos ter  algumas mudanças significativas, no varejo. Mas não é certo.

Fontes seguras me informaram que Saturno será o astro regente de 2017. Talvez o mais belo do Universo.


Tudo a ver com Justiça. Andar na linha será fundamental.

Na Umbanda, segundo quem é do ramo, o ano de 2017 será de Oxóssi.


Na Umbanda, pelo sincretismo, São Sebastião, no
Rio de Janeiro
Israelenses e palestinos continuarão não se entendendo. E com Trump no poder, não sei não. Haverá furacões, tsumanis e maremotos na Ásia e na Costa Leste dos Estados Unidos. Protejam New Orleans. O Estado Islâmico continuará assombrando o mundo.

Se as forças da natureza são incontroláveis, por outro lado o bicho homem - sejam israelenses, palestinos ou radicais muçulmanos ou xiitas do islamismo - não deu certo. O homem é um projeto ruim e mal executado.

Por isso aceito o criacionismo. Obra imperfeita de Deus?

Por falar nos judeus, o novo ano deles começou no dia 3 de outubro passado. Estão no ano 5.777. A próxima virada - o Rosh Ashaná - ocorrerá em 21 de setembro de 2017.

Por outro lado o chinês deverá esperar um pouco mais, pois a virada de ano novo, baseado na lua, vai acontecer em 27 de janeiro. A partir de 28 será o ano do galo. Este que está terminando foi o ano do macaco. Isso explica alguma coisa?




O campeonato inglês continuará mais atraente do que o brasileiro.

Vasco disputando título nacional? Difícil! Até Papai Noel faz chiste.


Retirado na grande rede

Lula preso? Acho difícil. Processado e julgado talvez. As represas e reservatórios terão bons níveis de água? Dependerá da La Ninã, justificativa oficial da vez.

Enfim, não vejo mudanças possíveis. Palpáveis, significativas, alentadoras, positivas. O ano vai transcorrer como todos os outros. 

Nada mudará. Promessas e compromissos não serão cumpridos. As aulas de yoga, pilates ou hidromassagem, emagrecer 10 quilos, parar de fumar,  serão projetos que ficarão para depois.





Prometi a minha mulher que no próximo ano serei outro homem ....... muito pior.

E rimos muito.







Imagens pinçadas no Google

14 comentários:

GUSMÃO disse...

Parabéns pelo aniversário de casamento.

Feliz Ano Novo para vocês e toda a família.

"Tâmo junto".

Riva disse...

Parabéns ao casal por mais um ano ! Muita saúde e muitas alegrias em 2017.

Nada mudou ? Mudou sim .... seu IPTU agora tem juros sobre juros nas parcelas ....

(pano rápido)

Freddy, feliz aniversário.
Que 2017 seja muuuuito generoso com você.

Por aqui, a Matriarca Vascaína de molho e muletas por algumas semanas.
Paciência é a palavra de ordem.

PS : Xô, calor !!! tá demais ....

Jorge Carrano disse...

Riva,
Sobre IPTU transcrevo e-mail do teu xará Paulo Bouhid:

"Bom dia, Jorge.

Esse texto me lembrou algo de que não sei se vc tá sabendo: o .... omitis .... do prefeitinho de Niterói voltou atrás (sei...) com relação à cobrança de juros nas parcelas do IPTU.

Se vc acessar o site da prefeitura, vai verificar que TODAS as parcelas estão com o mesmo valor de jan/17. Ou seja, pagar a primeira através do carnet, tudo bem. Para as demais, caso não enviem um novo carnê (o que duvido muito), retirar a segunda via pelo site.

Abs. e Feliz 2017."

Sobre fraturas, para nosso contentamento a Ana Maria foi liberada para apoiar o pé do chão, o que significará a troca da cadeira de rodas pelo andador. Um grande ganho.

Que 2017 seja muuuuuuito generoso com todos nós aqui do Pub da Berê.

Estou levando fé em melhorias.


Jorge Carrano disse...

Freddy,
Feliz aniversário! Como diziam os antigos "tudo de bom para você".

E, por favor, acredite na minha sinceridade.

Feliz 2017 para Mary, Flávia, Renata e respectivos namorados. Que tenhamos saúde, paz e amor em nossos corações.

Riva disse...

Boa notícia da Ana !

E quanto ao IPTU, não, o prefeitinho não voltou atrás. Juros continuarão no carnê. Saiu no GLOBO NITERÓI de ontem.

Jorge Carrano disse...

Vou cobrar de seu xará. Que negócio é esse de propagar falsa informação e aproveitar o nosso veículo para tal fim!?

Jorge Carrano disse...

A PMN colocou em seu site, ao longo do dia de hoje, a seguinte nota:

"Os débitos exibidos levam em conta a data presente, portanto refletem o valor das cotas antes da incidência dos juros de financiamento. Por outro lado, os carnês enviados aos contribuintes já consideram os vencimentos futuros das cotas e, por isso, com a incidência dos juros de financiamento de 1% ao mês."

Riva disse...

Afinal, tem juros ou não tem ?

Jorge Carrano disse...

Tem. Vale o que está no carnê, com juros a cada parcela.

Freddy disse...

Carrano, obrigado (atrasado) pelos votos de feliz aniversário. Andei meio longe do computador esses dias, de modo que nem percebi que o G.E. não havia feito férias de fim de ano. Aguardava o dia 9, definido como reinício de atividades não sei onde...

Bom, o fato é que espero, com todas as minhas forças, que 2017 venha a consertar o que 2016 fez de mal comigo. A luta é árdua e nela me empenho com as armas que disponho mais fé, esperança, tudo misturado.

Aos poucos retornarei à rotina de comentários. Feliz ano novo!

Jorge Carrano disse...

Bem-vindo de volta, Freddy.

Você está utilizando todos os ingredientes necessários: empenho, fé e esperança.

Vai dar certo!

Jorge Carrano disse...

Vocês viram o novo avião do Arsenal?

http://oglobo.globo.com/esportes/arsenal-divulga-imagens-de-seu-novo-aviao-particular-20732321#HOME-recgroup,HOME-ESPORTES-user-sel,18519676389

Enquanto isso em São Januário, em 2016, cortaram fornecimento da água por falta de pagamento da fatura.

Anônimo disse...

Prezado JC, se me permite.Seria muito interessante você fazer uma matéria focada em suas matérias anteriores.Essa é um exemplo bom para depois de uns anos analisar o que realmente ocorreu.Pelo que tenho lido e pelos títulos o futebol é um tema frequente.Nada certamente sobre o Americano.Também não dá.

Jorge Carrano disse...


A que Americano você se refere? Ao clube de Campos, no Estado do Rio de Janeiro? Ao campeonato de futebol nos USA, ou seja a Major League Soccer (MLS)?

O futebol é sim frequente, mas ão sei se o mais frequente assunto do blog.

Vou fazer um levantamento. Mas excluindo os cometários, porque volta e meia em meio a um tema diferente alguém encaixa um comentário sobre este esporte popular.