24 de dezembro de 2016

Até o próximo ano

Conversando com minha mulher durante o almoço (como estou de férias posso almoçar em casa), acabamos por  comentar sobre os nossos cinquenta e dois anos de casados, que completaremos no próximo dia 31.

Em tom de brincadeira, mas com fundo de verdade, disse que se ela topar poderemos nos encontrar em outra encarnação e viver novo romance.

Ela não topou.

O calor estava muito forte,  o ar sufocante. O sol parecia estar a apenas uns dez metros de minha cabeça, como um maçarico. Pensei com meus botões que se o Diabo, o próprio e não um genérico, resolvesse abrir uma franquia do inferno, a cidade de Niterói ofereceria plenas condições.

E me candidataria a franqueado master.

No ônibus, inevitavelmente ouvem-se conversas. Numa delas, mãe e filha falavam de um presente que a filha ganhara num Natal.

Quando a mãe disse não ter certeza do ano, a filha, agora já uma jovem senhora, aparentando ter em torno de 25 anos, afirmou categoricamente que fora em 1999.

E fundamentou: foi o ano que a vovó se recusou a passar conosco o réveillon porque achava que o mundo ia acabar.

Coitada da referida senhora, vó da passageira do ônibus. O mundo não acabou, apenas piorou.

E nem o temido bug do milênio que comprometeria todos os sistemas informatizados ocorreu.


Esta conversa entre mãe e filha, remeteu-me a meu sogro, interiorano de poucas letras, que compensava largamente com a sabedoria da vida, relutou em acreditar que o homem pousara na lua.

Para ele era um deserto aqui mesmo no planeta. Custou a acreditar, ou por fim fingia acreditar, para não polemizar.

Ainda falta uma semana, mas para o blog o ano acabou. Ainda bem!!!

Desejo a todos que frequentam o espaço virtual, assiduamente ou esporadicamente, ou que por aqui passaram inadvertidamente, caso voltem, um ano de 2017 pleno de alegrias, conquistas, realizações, com muita saúde, paz e amor. 



Imagens: Google

Um comentário:

Jorge Carrano disse...

Foi um ano para esquecer.

A corrupção dos governos do PT, com Lula e Dilma mancomunados com os empreiteiros, acabou com a credibilidade do país, arruinou a economia e nos colocou numa das piores crises da nossa história. As instituições estão a poucos passos do desrespeito e da desobediência civil.
Não se salva ninguém, ou muito poucos. No judiciário ministros batem boca pela imprensa. Fux, Marco Antonio e Gilmar se recriminam publicamente.
O presidente do senado e do congresso, segundo na ordem de substituição da presidência, dá um péssimo exemplo desrespeitando decisão do STF.
O presidente da república em exercício está sob suspeita e sendo investigado.Alguns ministros sendo indiciados e não demora serão julgados e condenados fatalmente, porque devem mesmo. A corrupção se espalhou pelo organismo político e virou septicemia. Contaminou tudo e todos.
Como disse o poeta populara: "se gritar pega ladrão não sobre um".
Alguns estados não estão conseguindo pagar a folha salarial.
No Estado do Rio estão fechando restaurantes populares e a biblioteca pública localizada em Niterói.
Não teve árvore de Natal, embora bancada pela iniciativa privada, e a queima de fogos terá seu tempo de duração reduzido.
A Lacoste fechou sua loja no Leblon. A Via Varejo, grupo forte, fechou 41 pontos de venda.
A população, na defensiva e desesperançada.
Que venha logo um novo ano, e com ele surja uma sociedade mais seletiva na escolha de seus candidatos, mais participativa, mais atuante, menos omissa, menos acomodada, mais fraterna, mais justa.

AMEM!!!