6 de dezembro de 2016

A imprensa que manipula e maquia os fatos

A TV Globo em seu noticiário mais tradicional , um de seus lideres de audiência, que é o Jornal Nacional, ontem, dia 5, teve  a falta de seriedade de noticiar que segundo a polícia paulista eram 15.000 manifestantes na Av. Paulista, no domingo passado, dia 4 de dezembro, no movimento contra a corrupção.

Gente, as imagens eram absolutamente claras e inquestionáveis. Havia cerca de duzentas mil pessoas na avenida. Eram sete quadras inteiramente ocupadas por manifestantes.

Ainda assim, a Globo tem o desplante de informar que segundo a polícia eram 15.000 manifestantes. Ora, um órgão informativo responsável e independente, poderia até noticiar o que disse a polícia (se é que disse), mas fazendo um comentário, uma ressalva, de que esta estimativa era absolutamente contrariada pelas imagens colhidas pela própria emissora.

O Bonner, editor-chefe do noticioso, ou seu substituto, já que não apresentou o telejornal, deveria ter mandado redigir corretamente a notícia a ser veiculada, por exemplo assim: “ contrariando as imagens obtidas por nossos cinegrafistas, a polícia paulista estimou em 15.000 o número de manifestante na Paulista.”

Sete quarteirões tomados por manifestantes e os caras noticiam 15.000 pessoas
Nem precisava colocar o áudio de uma gargalhada ao final porque seria acintosamente desrespeitoso.

Mas falta a rede Globo coragem de contestar as autoridades, especialmente se pode lhes render patrocínios. Aquele "plim-plim" da caixa registradora é que decide o que noticiar.

E a Folha de São Paulo? Tentou, sem êxito, ocultar que muitos cubanos viraram-se de costas na passagem do féretro de Fidel.


Nossa imprensa tem um discurso de independente, de fidelidade aos fatos, de isenção política, mas é mentira. São engajados politicamente e dependentes de verbas de patrocínio e empréstimos de instituições financeiras públicas (BNDES, CAIXA E BB).

Enquanto isso, nos EEUU, o “The New York Times” assumiu que preferia  Hillary e combatia Trump assumidamente. O que me deixa revoltado é que no Brasil os jornais não assumem sua ideologia oficial, e mascaram números e fatos.

4 comentários:

Riva disse...

again ......

BRASIL BANDIDO, é o que temer .... temos

Jorge Carrano disse...

Certo, Riva.

Jorge Carrano disse...

Tsk tsk tsk tsk

Leiam esta:

http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/12/06/pisa-441-dos-alunos-brasileiros-tem-desempenho-menor-que-o-adequado.htm

Riva disse...

... e repare os países asiáticos !!!!!!