4 de agosto de 2013

כיפא, Πέτρος, Petros, Pedro


Pedro, primeiro Bispo de Roma, e primeiro Papa, nasceu  em Betsaida (vejam mapa), foi um dos 12 apóstolos e virou um dos santos mais reverenciados da Igreja Católica.




Com ciúmes da popularidade de Francisco, o atual Papa e candidato a santo futuramente, a julgar pela moda da Igreja de canonizar ex-Papas, Pedro mandou chuva e frio para valer sobre o Rio de Janeiro.

Na semana em curso, terminada a JMJ, o sol volta a brilhar e a temperatura aumentou, voltando aos civilizados 25 graus.

Minha dúvida, e não estarei aqui para constatar, é se, virando Santo, Francisco, argentino, terá devotos brasileiros.


O cara é simpático. A simplicidade dele não parece estudada, parece ser natural. O discurso é claro e objetivo.

Ao que parece, além da Sabatini, dos Malbecs, dos alfajores, e do Messi, terei que tirar o chapéu para Francisco -  o Chico portenho.


9 comentários:

Jorge Carrano disse...

Quando trovejava e eu ainda era criança, antes de ser coroinha, ouvia, sempre que trovejava, que São Pedro estava fazendo arrumação no céu, e aquele barulho era de arrastar de móveis.
Não sei quem me imbecilizou assim. Não lembro. Desta época ainda conservo as informações de que Pedro tem as chaves do céu e além disso, ou por causa disso,regula as intempéries e as condições climáticas.
Se faz sol ou se chove, devemos agradecer a São Pedro.
Isso ainda é passado às crianças?

Freddy disse...

Creio que a chuva e frio foram para testar a força de vontade dos fiéis. Os peregrinos passaram com louvor na prova e foram brindados com duas dádivas: a transferência das celebrações finais para a Praia de Copacabana (em vez do charco inicialmente programado) e o sol brilhando na fantástica e emocionante Missa da Ida, no domingo de manhã.

A Igreja não tem a "mania" de canonizar ex-Papas. Sem entrar no mérito de homens definirem quem é santo ou não, a escolha é demorada e há que comprovar milagres. Se o ex-Papa não tiver milagres no portfolio, nem pensar.

Francisco já conseguiu o primeiro: que brasileiros aclamem entusiasticamente um hermano!

Bem, quanto à arrumação dos móveis... Até hoje eu brinco com isso ao ouvir trovoadas! Espero também que S. Pedro me receba um dia e, ao consultar seu tablet com as informações de cada candidato ao Céu, não me indique a longa escadaria descendente ao lado, onde teria de fazer novo check-in, mas agora entre Purgatório e Inferno!
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Aceito suas ponderações e considerações a respeito, Freddy. Mas, como agnóstico (genérico, tenho minhas “verdades”.
Bom domingo!

Helga Maria disse...

Há um erro no texto. Hoje está completando uma semana que o Papa foi embora. Então não se pode falar que na semana seguinte o sol voltou a aparecer.
Helga

Jorge Carrano disse...

Tem razão Helga.

Jorge Carrano disse...

Fui rever e constatei que escrevi, realmente equivocado, "semana em curso".
Acho que você atirou certo mas num alvo errado.
Valeu, Helga.

Riva disse...

Àqueles que temem o purgatório, uma dica : basta seguir o papa no Twitter, e vc ganha uma tal de "indulgência", que segundo soube, é uma espécie de dispensa da estada no purgatório.
Não sei se tem que pegar senha pela web...

Freddy disse...

Temos dois problemas aqui:
1) por causa de distribuição de indulgências a Igreja Católica quase desapareceu em meio a escândalos e propinas há alguns séculos atrás. Parece até a atual situação política brasileira!

2) Sem Purgatório é Céu ou Inferno... Mau isso... É bom saber que existe um meio termo!
rs rs
<:o) Freddy

Riva disse...

Freddy, não entendi o que indulgência tem a ver com aumento da corrupção e escândalos na Igreja Católica.

Todos que roubam, corruptos, safados, são hipócritas quando se dizem seguidores da Igreja Católica.

Fazem tudo isso justamente por não acreditar em Céu-Purgatório-Inferno. Sabem que depois da morte , nada acontece ... simplesmente nada .... desaparecem, como desaparecem as formigas, os cães, os mosquitos, as plantas, os peixes, e como um dia desaparecerão as rochas ... #simplesassim.