5 de agosto de 2013

Não importa a autoria, importa a mensagem

Pouco se me dá, como diria minha avó Ana, se é verdadeira ou não. Se é fake, se é apócrifa, se é de algum outro pensador, ou até mesmo de um ghost writer cujo nome se perdeu.


O fato, inconteste, é que se trata de um belo texto, com sábias palavras que encerram  ensinamentos preciosos.

Vendo o peixe como comprado:


"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói, que por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que por cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.

Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.

Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando esta triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.

Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.

Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830

Nota: esta seria uma carta enviada por Lincoln ao professor de seu filho. Há controvérsias sobre a autoria. 

7 comentários:

Helga Maria disse...

Essa carta e o discurso Oração aos Moços, de Rui Barbosa, deveriam ser de leitura obrigatória nas escolas.
Helga

Jorge Carrano disse...

Também acho, Helga.
Obrigado pela visita e comentário.

Riva disse...

É um belo texto, sem dúvida, bem humano.
Só discordo em relação ao Criador, porque até hoje, em minha pequenez, não o compreendo, se é que existe realmente.

SDs !

Freddy disse...

Texto inspirador, esse.
Quanto ao Criador, não é por outro motivo que me interesso tão a fundo por Astronomia, numa tentativa de pinçar em algum canto do Universo uma explicação para estarmos aqui agora.
Para terminar, Riva também faz parte do Clube do 11:11, pelo jeito...
<:o)
Freddy

Riva disse...

Caraca, mais essa agora !

Há meses que sempre que olho para qqer relógio, o número de horas está igual ao número de minutos.
Pode isso, Arnaldo ?

Sds !!

Freddy disse...

Para quem não sabe, já tem até comunidade do 11:11
Eu (e Mary também) sentimos uma vontade incontrolável de consultar um relógio digital quando está marcando 11:11. Acontece há anos e em qualquer lugar que tenha um relógio, mesmo que escondido atrás da gente.
Já há desdobramentos, como horas e minutos iguais (como disse Riva), ou hora certa (com :00), ou muitas vezes o 11:17 que é o 11:11 com uma barrinha a mais.
São funcionalidades cerebrais desconhecidas, e eu gostaria que ela me ajudasse a algo mais útil que uma simples olhada na hora!
Abraços
Freddy

Riva disse...

Nunca me toquei especificamente no 11:11, nem sabia sobre comunidades.
O problema comigo é realmente 23:23, 14:14, 11:11, 16:16, 01:01, 09:09 ...... rsrsrs ...o que é isso ? Até a Isa já está impressionada rsrsrs

<:o)