3 de dezembro de 2012

Irlanda, Guinness e U2


Comentei muito rapidamente que meu filho mais jovem, Ricardo, estava indo para um Congresso  Profissional, na Irlanda. E mencionei a inveja (no bom sentido)  que me despertou por ele poder, e eu não,  visitar a Guinness.

Pois bem, ele foi e já voltou, confirmando tudo quanto eu li, ouvi e vi em filmes e documentários sobre aquele país que ainda não conheço (mas pretendo visitar).

Mas não conheceu a fábrica da famosa cerveja. Isto porque no local só há atualmente um depósito e o conhecido bar panorâmico (Gravity Bar). Este  é o restaurante/bar, superlotado de turistas, onde ele faria,  de farra, o treinamento para “tirar corretamente” o precioso líquido. Desistiu dado o elevado número de pessoas que pretendia a mesma coisa. Enorme fila.


Guinness Storehouse.

Digo eu que este é um problema que ocorre em todos os locais, cidades ou países onde existem pontos de romaria (Santiago de Compostela, Vaticano, Fátima), ou museus famosos (Louvre, Prado) ou construções conhecidas, monumentos, castelos ou igrejas (Pisa, Eiffel, Sagrada Família, em Barcelona), ou pontos históricos (Coliseu, Bastilha, Torre de Londres).

Voltando a Dublin e a Guinness, o Ricardo não fez o curso rápido mas experimentou várias canecas da cerveja. Na verdade eles utilizam copos mesmo (e não canecas) de 500 ml.

Esta foto a seguir  foi tirada do bar (Gravity) e mostra uma parte da cidade.


Dublin from Gravity Bar
Confirmou que se trata de um povo alegre, amante de música e dança, com alto nível de humor, e que recebe e aceita muito bem os estrangeiros. Adoram contar piadas, principalmente sobre as  mulheres e as sogras.

Um destas piadas em particular  achei bem característica do tipo de humor que é marca registrada dos irlandeses: O marido resolve presentear  a mulher e pergunta-lhe: - O que você quer? A mulher, de pronto responde: - O divórcio! E o marido indagante emenda: - Estava pensando em algo mais em conta.

Os taxistas são atenciosos, educados e brincalhões (teve duas experiências boas). A um deles indagou se eles bebem mais cerveja ou whisky. A resposta veio sem vacilação: as duas bebidas. Tomamos um gole de whiky e outro de cerveja e vamos assim  alternando.

Piada? Não por inteiro, há um fundo de verdade, constatado num pub, onde os frequentadores tomam um copão de cerveja e depois tomam uma  dose de whiky. E voltam a acerveja eventualmente. Então da jocosa resposta dada pelo taxista, aparentemente só não é verdade que bebam concomitantemente alternando os goles num copo e no outro.

Sobre os pubs, vale registrar: há um que apregoa ser o menor do mundo. Sobre este, que é realmente uma portinha, disse o motorista de taxi que o único problema dele é que você não tem como cair lá dentro (falta espaço).

A outra curiosidade, e macete ensinado pelo motorista,  é a seguinte: os pubs fecham (em princípio) às 23:30h. A solução pra você continuar bebendo é às 23:15h  pedir seis canecas, ou copões, de 500 ml.

O whiky irlandês é triplamente destilado. Único no mundo. E a Irlanda é o berço de uma das mais antigas e famosas bandas de rock : U2.


Old Jameson's
A cidade de Dublin é bem bonitinha, limpa e o povo, eminentemente católico,  é caloroso.


River Liffey
As fotos a seguir são da Catedral de Saint Patrick (padroeiro) e do Trinity College conceituada e antiga Universidade fundada pela rainha Elizabeth I.

St Patricks Cathedral

Trinity College

Nota do autor/editor: as fotos pertencem ao acervo de Ricardo C Carrano, feitas em visita ao país.

8 comentários:

Gusmão disse...

Que tanto Ricardo é esse, que tem em sua família?
O que faz este seu filho?
Abraços

Jorge Carrano disse...

Nem são tantos assim (os conhecidos). Tem o Ricardo Wagner Carrano, cujo nome é uma homenagem a dois compositores clássicos, morando nos últimos anos nos USA, onde constituiu família, meu primo em segundo grau. O Ricardo W Carrano é seguidor e colaborador deste blog, para nossa alegria. E tem o Ricardo Campanha Carrano, meu filho caçula, professor universitário federal (UFF)visitante bissexto do blog e feliz membro da comunidade acadêmica que esteve na Irlanda este mês e me fez um breve relato e forneceu as fotos que ilustram o post.
Os dois Ricardos são engenheiros, bons no que fazem . Perdão periferia, como diria o Ibrahim Sued (rsrsrs).

Aproveito para anunciar a chegada do 34º seguidor do blog: Gilbertin.

Riv4 disse...

Com certeza, a Irlanda é uma pendência minha. Esse é o 4º bom depoimento de conhecidos que lá estiveram.
Feliz Natal e Super 2013 a todos, família e amigos !

Jorge Carrano disse...

Valeu, Riva. Desejo o mesmo para você, Isa e os meninos (Rodrigo, Diego e...perdão esqueci o nome do outro, mas certamente stá incluído nos sinceros votos).
E lá tem uisque com tripla destilação (rsrsrs).
Abraço

Freddy disse...

Eu sou fã da Irlanda. Algumas de minhas paixões musicais estão por lá, como shows de sapateado (destacando Riverdance e Lord of the Dance) e o grupo vocal Celtic Woman, não bastasse a extinta banda The Corrs.
Faz parte de pendências, como toda a Europa (visitas e revisitas - rs rs).
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
O Ricardo assistiu e fez um pequeno vídeo de show de sapateado.
Mas você sabe que tem vários na internet.
Como este cujo link vai a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=v3SN7SEAxJo
É muito bacana mesmo. Impressiona o sincronismo.
Abraço
Carrano

Riv4 disse...

Rodrigo, Breno e Paulinho. Breno está chegando para o Natal, dia 20. Depois se manda novamente !
Abrs,

Jorge Carrano disse...

Caramba! Fui esquecer logo do Paulinho, único que conheço pessoalmente. Sorry.
Carrano