16 de janeiro de 2026

O mundo tem/teve muitos filósofos...

Muitos filósofos, aforistas, frasistas, pensadores e que tais.

Fico matutando como se pode viver da filosofia. Não se pode. Talvez um ou outro publicitário, que inspirado sentencia: "o primeiro sutiã a gente não esquece".

Mas peraí, dirá o caro leitor, isto não é filosofia. E não é mesmo. Mas e "ter muitos amigos é não ter nenhum", de um certo Aristóteles, é?

Há um ditado popular mais concreto, que leciona: "ter dois, médicos é como não ter nenhum". Na hipótese de divergirem, claro. É rasteiro, límpido, objetivo, de fácil compreensão. Prescinde de indagação.

Alguns se outorgam/outorgaram a qualificação e vivem/viveram da imagem, mas lecionando, palestrando, concedendo entrevistas. Só filosofando? Jamais.

Ninguém vive da filosofia ou filosofando. Se pretendesse morreria de fome. Haja criatividade para pelo menos uma vez por mês cunhar um pensamento profundo, um "cogito ergo sum". 

Ter tido o lampejo de um único pensamento, que se tornaria aclamado, icônico, imortalizado e referenciado pelos séculos, como "só sei que nada sei", é caso isolado.

E o autor tido e havido como corruptor da juventude, envenenou-se. 

Descartes, o do "penso logo existo" pelo menos teve outra ocupação, esta outra, digamos, mais objetiva, concreta, palpável: foi matemático.

Cito alguns selecionados por minha conta e risco: Sócrates, Platão, Aristóteles, Tales de Mileto, Xenofonte, Plutarco, Marco Aurélio, Tomás de Aquino, Agostinho de Hipona, Zenão, Sêneca, Epiteto, Kant, Hegel, Marx, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger,  Leibniz,  Descartes, Pascal, Montaigne,  Montesquieu, Voltaire,  Rousseau, Marilena Chauí, Paulo Freire, Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal,  Miguel Reale,  Mangabeira Unger, Lao Tzu, Sidarta Gautama.

O mundo pode dar certo com tantos filósofos matutando, opinando, refletindo? Quem faz acontecer?

Diógenes, mas parece o Profeta Gentileza

"A filosofia é uma chave que abre muitas portas, atrás das quais nada se encontra", li há anos. Concordo ou não? Peço socorro a IA.

" A afirmação de que "a filosofia abre muitas portas atrás das  quais nada se encontra" pode ser vista como uma crítica ao estudo da filosofia como sendo infrutífero ou uma perda de tempo. Essa perspectiva sugere que a filosofia lida com questões abstratas ou ultrapassadas que não levam a resultados tangíveis ou úteis no mundo real .

No entanto, essa visão é frequentemente debatida. Defensores da filosofia argumentam que ela:

Desenvolve o pensamento crítico: A filosofia ensina a analisar argumentos, identificar falácias e pensar logicamente, habilidades valiosas em diversas áreas da vida e profissões .

Explora questões fundamentais: Ela aborda perguntas profundas sobre a existência, moralidade, conhecimento e o significado da vida, que podem enriquecer a compreensão humana e a ética.

Influencia outras disciplinas: A filosofia tem sido fundamental no desenvolvimento de áreas como a ciência, a política, o direito e a psicologia, fornecendo as bases lógicas e éticas para essas disciplinas. 

A citação exata não é facilmente atribuída a uma fonte conhecida, mas a ideia reflete um ceticismo comum em relação ao valor prático da filosofia.


É, tem fundamento ... mas fico com os sociólogos, alguns classificados também de filósofos, do naipe de Auguste Comte, Karl Marx, Max Weber, e outros titulados ou não, como Dostoiévski, Shakespeare, Saramago, aclamados como escritores, e alguns outros igualmente importantes no  Brasil, como Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro; e (como não?) Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna e João Cabral de Mello Neto  (inclusos por minha conta). 

Matemáticos e físicos  criaram frases, conceitos, tão valiosos quanto pensamentos filosóficos. Exemplo? Arquimedes: "Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e moverei o mundo".

Outro exemplo? Blaise Pascal - matemático, físico, inventor - teve tempo para elucubrar que "o coração tem razões que a própria razão desconhece".

Sempre achei que filósofos eram desocupados, amantes do ócio, agora tenho certeza. Se não tiverem atividade real de valor econômico mensurável, morrerão de fome.

Quem é mais assertivo? Jean-Jacques Rousseau: "Prefiro ser um homem de paradoxos, que um homem de preconceitos".

Ou Raul Sexas:

"Prefiro ser essa metamorfose ambulante.

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante.

Do que ter aquela velha opinião forma sobre tudo.

Do que ter aquela velha opinião forma sobre tudo."

Por fim, pergunto, será que existe ou existiu um filósofo cujo cartão-de-visitas, explicitasse François-Marie Arouet - Filósofo.

Ou mesmo o nosso festejado Leandro Karnal, teria um cartão-de-visitas, identificando-o como filósofo?

2 comentários:

Jorge Carrano disse...

Querem um exemplo de frase idiota, destituída de fundamento, de verdade?
"A velhice é a melhor idade." Ou a terceira idade é a melhor.
Só pode ser coisa de filósofo, ou de demência senil.
Vejam este outro sobre felicidade: “A velhice é um terreno fértil para a criação e a rebelião”.
Esta acima é coisa de um certo Edgar Morin.
https://oantagonista.com.br/ladooa/entretenimento/edgar-morin-104-anos-filosofo-sobre-a-felicidade-a-velhice-e-um-terreno-fertil-para-a-criacao-e-a-rebeliao/

Jorge Carrano disse...

Filósofos sobre o trabalho:
Confúcio:
https://catracalivre.com.br/noticias/confucio-filosofo-chines-escolha-um-trabalho-que-voce-ame-e-voce-nunca-tera-que-trabalhar-um-dia-sequer-na-sua-vida/

Nietzsche
https://oantagonista.com.br/ladooa/entretenimento/nietzsche-estava-certo-sobre-a-busca-por-proposito-na-carreira-moderna/