7 de julho de 2025

Vida longa nos reinos animal e vegetal

No reino animal, na atualidade, destacam-se uma tartaruga e um jacaré. Jonathan e Henry estão no Guinness.

Nascido por volta de 1900, Henry, o crocodilo de 124 anos, é reconhecido como o mais velho do mundo. Com mais de 5 metros de comprimento e cerca de 700 quilos, o réptil, que celebra seu aniversário em 16 de dezembro, já acasalou com pelo menos seis fêmeas, gerando mais de 10.000 filhotes em menos de 40 anos.

Atualmente, Henry vive em um habitat no Crocworld Conservation Centre, localizado na África do Sul, ao lado de outro crocodilo idoso chamado Colgate – com idade estimada de 90 anos.



As tartarugas são longevas e a mais famosa delas no momento -  Jonathan - que está completando 193 anos de idade.

Jonathan, a tartaruga gigante da espécie Aldabra (Aldabrachelys gigantea), completa 193 anos em 2025. Ele vive na ilha britânica de Santa Helena e foi reconhecido pelo Guinness World Records como o animal terrestre mais velho do mundo. Estima-se que tenha nascido em 1832… 





No reino animal, mas entre humanos, a pessoa que viveu mais tempo, de forma comprovada, foi a francesa Jeanne Louise Calment, que faleceu em 1997 aos 122 anos e 164 dias. Ela é reconhecida pelo Guinness World Records como a pessoa com a mais longa vida documentada. 

Jeanne Calment nasceu em 21 de fevereiro de 1875 e viveu até 4 de agosto de 1997. Sua vida se estendeu por um período notável, durante o qual testemunhou eventos históricos significativos. 

Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a japonesa Tomiko Itooka, com 116 anos. Entre os homens, o mais velho é o brasileiro João Marinho Neto, com 112 anos. 



No reino vegetal, entretanto, a vida atinge números inacreditáveis ... e duvidosos.

As árvores mais antigas do mundo, atualmente, são pinheiros bristlecone, encontrados nas montanhas brancas da Califórnia, EUA. Destacam-se Matusalém e Prometheus, embora este último tenha sido cortado. A árvore Matusalém, um pinheiro bristlecone, tem cerca de 4.800 anos, tendo sido descoberta antes mesmo da construção das pirâmides do Egito."




Tenho, ou tive, já lá se vão muitos anos, um amigo em São Paulo, que num bate-papo informal mencionou não ter  receio da morte, mas entra em pânico pensar que um AVC ou infarto poderá deixa-lo com vida vegetativa. Virar um repolho.

Repolho não tem vida longa ... não é um bristlecone.

3 comentários:

Jorge Carrano disse...

A longevidade virou assunto recorrente aqui no blog, perceberam?
Depois dos 80, ficou interessante, estimulante.
Já pensou viver por 22 anos? Hígido, com funções cognitivas e motoras preservadas.
Quem sabe acompanhar ( assistir ao início) a III Grande Guerra Mundial, a chegada de alienistas no nosso planeta, ou descobrirmos, comprovadamente, vida biológica em outros sítios do Universo?

Jorge Carrano disse...

Fim do mundo:
https://www.correiobraziliense.com.br/cbradar/data-do-fim-do-mundo-prevista-por-isaac-newton-esta-chegando-veja-previsao/

RIVA disse...

Mas bem que O Cara Lá de Cima podia dar uma revisada na listinha ........
A gente agradece !!