10 de julho de 2025

UNIVERSIDADES

 

Universidades mais antigas do mundo, segundo consta:

Localizada na cidade de Fez, no Marrocos, a Universidade al Quaraouiyine foi fundada no ano 859.



Mais uma universidade do mundo islâmico, a Universidade de Alazar (localizada em Cairo, no Egito) foi fundada na década de 970 (embora não se saiba com certeza o ano). 




A Universidade de Bolonha é a própria origem da palavra “universidade” como a entendemos atualmente. Ela começou a existir em 1088 — quase mil anos .


   Oxford, além de ser considerada frequentemente a melhor universidade do mundo, é também uma das mais antigas — e entre as de língua inglesa, ela foi a primeira. As aulas começaram a acontecer por lá em algum momento entre 1096 e 1167. 



 No mundo falante de espanhol, a primeira universidade a surgir foi a de Salamanca. A universidade fica na Espanha, desde 1218.



 Outra universidade que sempre aparece no topo dos rankings mundiais, Cambridge não é a mais antiga do mundo, nem mesmo dentre as que falam inglês — mas é bem antiga mesmo assim. De certa forma, ela é uma espécie de “spin-off” de Oxford: em 1209.



Depois de Cambridge, as outras universidades que costumam ser consideradas as mais antigas do mundo são italianas: Pádua, Nápoles e Siena. Depois destas italianas, porém próximo país a aparecer na lista é Portugal, onde fica a Universidade de Coimbra, fundada em 1º de março de 1290.D





Conheço as seguintes, que tive oportunidade de visitar parcialmente:
Universidade de Oxford (Reino Unido); Universidade de Sorbone - Paris (França); Universidade de Salamanca (Espanha); Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidade de Santiago de Compostela, que não está incluída entre as mais antigas, supramencionadas.

Sorbone


Oxford


Coimbra


Santiago de Compostela

Salamanca


Mais emocionante do que as basílicas e catedrais que visitei, mais enriquecedoras do que os museus que percorri, coloco as visitas a estas Universidades como as mais marcantes, mais relevantes, que tive a chance de fazer.

Elas foram e ainda são o berço da ciência e de pesquisas que explicam o que somos como sociedades organizadas, e nos afastam do obscurantismo, do geocentrismo, da barbárie.

 

Notas:

1. Sobre as mais antigas do mundo, fonte em: https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/flipar/2025/06/7185683-as-universidades-mais-antigas-do-planeta.html

2.  Outras fotos são do acervo do autor da postagem.



Um comentário:

Jorge Carrano disse...

Até o próximo dia 18, estarei abordando apenas amenidades em virtude de ocupações domésticas (vazamentos e manutenção de esquadrias das janelas).