30 de abril de 2025

Dialetos crioulos

 

No secundário, estudando a origem da língua portuguesa, li e ouvi que nosso idioma deriva do latim vulgar.

Mais ainda, também passou pelo estagio de dialeto, que era utilizado como  meio de comunicação entre os conquistadores romanos e os povos dominados. Eram os tempos do império romano. Ou impérios romanos.

Chamavam a esta versão, meio calabresa, meio muzzarella, de dialeto crioulo.

Imagina se os povos dominados, e por vezes até mesmo feitos escravos, conheciam o idioma oficial do império. Mas precisavam se comunicar, inclusive nas relações comerciais.

Esta passagem do português (língua), por este dialeto, remete-me a outro utilizado no Brasil, quando da chegada dos portugueses.

Imaginem se comunicar com os indígenas (agora denominados povos originários)? Dessa dificuldade de comunicação oral, surgiu o "nheengatu".

E os africanos que chegaram em seguida tiveram também  que aprender o nheengatu. Eles mesmos não falavam o mesmo idioma, pois no continente africano as várias tribos, melhor dizendo, os povos falavam línguas diferentes.

Vestígios desse dialeto restaram em nomes de cidades e acidentes geográficos no Brasil.

Aprendi? Exagero. Tomei ciência da existência desta espécie de "dialeto crioulo" através da leitura de "Tesouros, Fantasmas e Lendas de Ouro Preto", livro de Angela Leite Xavier, já referenciado no blog.

Consta que o Marquês de Pombal proibiu, em 1760, que o nheengatu fosse falado em todo o território nacional.

O citado marquês, passados séculos, é rua no Centro da cidade do Rio  de Janeiro.

Pode ser que Lula, que não tem intimidade com a língua portuguesa, ainda tenha vocabulário e sotaque nheengatu.


Nota: Dialeto crioulo (Encontrei via Google):

"Não há um dialeto crioulo especificamente romano no sentido linguístico, como as línguas crioulas modernas que se desenvolveram em áreas colonizadas ou com contato linguístico intenso. A palavra "crioulo" geralmente se refere a línguas que surgem a partir da mistura de uma língua dominante (como o português, francês ou inglês) com línguas locais, geralmente em contextos de contato colonial ou de escravidão. 

No entanto, é importante notar que o termo "crioulo" tem uma história complexa e pode ser usado de diferentes formas:

Também se chama crioulo a qualquer dos dialetos ou variantes resultantes do contato entre a língua do colonizador europeu e a língua da população autóctone."

29 de abril de 2025

Mais que um clube esportivo

 

Tiago Leifert se emociona ao vivo com atitude do Vasco


Narrador de Vasco x Lanús, Tiago Leifert se emocionou ao vivo no SBT após relembrar atitude do Cruz-Maltino. O jornalista estava escalado para a partida desta terça-feira (22/04/25), que foi válida pela Sul-Americana e terminou em 0 a 0.

- Agradecer ao Vasco da Gama, que no ano passado, durante a campanha "Olhos dos Olhinhos" — que é a campanha que a gente faz depois que a nossa filha foi diagnosticada com câncer — o Vasco ajudou demais. O Vasco fez um jogo no Campeonato Brasileiro com o patch da campanha no peito, assim… Colocou o nome das crianças em tratamento na camisa dos jogadores. O Vegetti jogou com o nome da minha filha, da Lua. Ele mandou a camisa depois. Algumas camisas foram leiloadas, o dinheiro foi revertido pro tratamento de câncer infantil. Então, cara, meu respeito, meu muito obrigado ao Vasco da Gama, presidente Pedrinho, toda a equipe… Vocês são realmente gigantes. O Vasco é muito gigante, muito além do futebol. Um beijo pra vocês. Eu nunca vou esquecer. E vou parar de falar antes que eu comece a chorar - disse Leifert, que seguiu

- O Vasco é diferente, cara. O Vasco é demais, cara. A história do Vasco. É só ver: resposta histórica, heróica, estádio de São Januário, tantas coisas lindas que o Vasco faz. Não tem feito futebolisticamente desde 2008, mas é esse espírito que ergue a colina. O Vasco é Vasco. E a minha camisa que eu ganhei, eu não coloquei ela num quadro. Ela fica do meu lado, todo dia. Eu vejo essa camisa todos os dias. Eu chego sempre pra trabalhar, no meu computador, essa camisa tá do meu lado direito aqui. Todo dia. Ainda não tive coragem de enquadrar, de tanto carinho que eu tenho por aquele momento lá. Então, obrigado. Torcida do Vasco, tamo junto. Vocês ajudaram muito também no ano passado.



28 de abril de 2025

São Jorge já foi preso, em Ouro Preto

Narrado como fato verídico, no livro "Tesouros, Fantasmas e Lendas de Ouro Preto", de Angela Leite Xavier,  a prisão de São Jorge é fato inusitado, curioso e instiga saber mais a respeito.

Sim, refiro-me ao santo guerreiro, que louvei em recente postagem.

O que gostaria de saber mais a respeito é se ele foi julgado - o crime seria homicídio - quem o defendeu e mais detalhes jurídicos.

Meu filho, dono do livro sob comentário, já me falara sobre a obra dando ênfase ao episódio da prisão do santo por saber de minha devoção.

Agora me emprestou e fui direto ao trecho que narra  o crime, a meu juízo culposo, por estar com a curiosidade aguçada.

Verdade que meu filho cometeu o erro de fazer spoiler, mas quem sabe se não o tivesse feito eu não estaria lendo o livro?

A autora é historiadora e sua obra contém muitas informações interessantes e casos pitorescos de seus habitantes.

Como por exemplo a história do tesoureiro da Ordem Terceira, que tomou dinheiro "emprestado" do cofre de nossa senhora na igreja. Ele jura que pediu e ante o silêncio da santa, entendeu como concordância ... afinal quem cala consente.

Confessou o fato em testamento, aberto quando de sua morte, e través do qual deixou todos os seus bens para a Ordem, como agradecimento.

26 de abril de 2025

Kennedy, Khrushchov e Kubitschek


Os três tinham algo mais em  comum além da letra "K" no nome de família.*

Por relativo curto período foram contemporâneos na condução de seus países.

Foram muitas as realizações e conquistas deste período histórico.

O soviético - Khrushchov - ganhou a corrida espacial, naquela época, lançando ao espaço o Sputinik 1.

E ganhou, em apoio a Fidel Castro, o temido encontro quando da invasão da Baia dos Porcos. Era o período batizado de "Guerra Fria" e o planeta nunca esteve tão próximo de uma guerra nuclear.

E Juscelino adotava o slogan "50 anos em 5", para batizar seu plano de metas. E inaugurou Brasília.


Em janeiro de 1961, o presidente John F. Kennedy tomou posse, e proferiu célebre discurso  anunciando que "pagaremos qualquer preço, suportaremos qualquer fardo, enfrentaremos qualquer dificuldade, apoiaremos qualquer amigo, nos oporemos a qualquer inimigo para garantir a sobrevivência e o sucesso da liberdade".

Mas o trecho mais lembrado, referenciado, está no banner a seguir.

Já no terreno amoroso, oficial ou intra muros, o líder comunista perdeu de lavada. Foi casado duas vezes e, com todo o respeito...

Kennedy teve um chamego com Marilyn Monroe e JK um semiclandestino com Maria Lúcia. Ambos eram pegadores. Sobre Khrushchov, comento apenas que tinha gosto duvidoso.


Links:

https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/amor-proibido-e-possivel-encontro-fatal-os-bastidores-de-juscelino-kubitschek.phtml

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/07/19/a-ligacao-perturbadora-de-marilyn-monroe-para-jackie-kennedy.htm


Em Portugal, o apelido de família, também conhecido como sobrenome ou nome de família, é a parte do nome que indica a origem familiar de uma pessoa. É transmitido de pais para filhos e forma a segunda parte do nome civil, logo após o nome de batismo. 

23 de abril de 2025

Não tenho religião, mas tenho fé

Esta imagem, em gesso, ganhei de minha mãe quando completei 13 anos de idade.

A razão principal foi o fato de a partir de então, com nossa mudança para um apartamento maior do que a casa onde morávamos, passei a ter meu próprio quarto.

Um quarto para chamar de meu, com privacidade e equipado com um guarda-roupa exclusivo para meu uso.

Este móvel, de duas portas, tinha num lado gaveteiro e sobre ele um vão com cabides. Do outro, um vão livre acima, com prateleira que cobria o calceiro abaixo.

Era neste vão livre que colocava esta imagem do Santo Guerreiro, único no qual deposito fé e confiança, como um genérico para  todas as aflições.

Antes de explicar  o motivo da falta de religião, mas fé num santo ou orixá; conto mais adiante.

Neste passo quero chamar a atenção para um fato, imagino raro. Raro porque estamos tratando de uma imagem em gesso que já foi transportada de um lado para outro várias vezes, em função de minhas mudanças de casa, que foram muitas.

De cidade para outra e até de um Estado para outro.

Ela se mantém íntegra, sem um lascado, pequeno que seja. A única intervenção ocorrida, há mais de 20 anos, deu-se na pintura, reavivada quando minha mulher estudava pintura no atelier da Ana Canela.

Miracolo!!! Não, cuidados.

O caso da devoção tem raízes mais profundas, mas me animo a explicar, antes, porque me batizaram de Jorge.

Não guarda relação como fato de haver nascido num 21 de abril, data próxima a da celebração de São Jorge, que ocorre no dia 23 do mês.

Minha mãe, filha brasileira de uma mãe portuguesa que veio para o Brasil com outras 3 filhas nascidas em Lamego, Portugal.

A mais velha delas - Arminda - que se casou com um patrício - Manoel - no Brasil, deu ao primeiro filho o nome de Jorge, por motivo de devoção.

Minha mãe, entre os 13  e 15 anos, foi ama seca deste sobrinho, que tratava como se fora uma mãezinha. E prometeu a si mesma, que tendo um filho se chamaria Jorge.

Pronto, aí está porque meu nome de batismo é Jorge.

Meu pai não fez objeção ao nome escolhido por minha mãe para o primeiro filho, até porque também ele tinha por protetor Seu Ogum. E como sabem, no sincretismo brasileiro, e no espectro da Umbanda, são a mesma entidade.

Minha mãe nunca me desejou, ao ir para a escola ou cinema "que Deus te acompanhe". Mas sim, "São Jorge te acompanhe".

Lógico que ficou embutido em minha mente que eu tinha uma companhia espiritual a me proteger.

Quando estive prestes a ser reprovado em latim, no terceiro ano do ginásio, mais que depressa pedi ao santo que me ajudasse e não fosse reprovado. Fiz promessa de que tal situação não se repetiria.

Qual o quê, fui aprovado, mas no ano seguinte a situação de descaso com a língua dos romanos se repetiu e a reprovação estava iminente.

Sem pudor algum, minto, envergonhado, pedi de novo as graças de São Jorge, que de novo me atendeu.

Depois de velho, valorizei o latim e tive muita inveja do João Ubaldo Ribeiro, que além do latim, falava (traduzia e entendia) grego.

Mas aí já teria início nova história. 







21 de abril de 2025

"Happy birthday to me"

 


Estou completando, nesta data, 85 anos de idade. Em 1940, nesta data, minha expectativa de vida era de 48 anos.

Graças a alimentação, aos exercícios físicos, aos avanços da medicina, das pesquisas das indústrias farmacêuticas, da comunidade científica mundial, das vacinas, cada qual com sua importância.

Mas importante mesmo é  a proteção de São Jorge, que vela por mim, me protege, guia meus passos e nunca me faltou quando preciso.

Tenho consciência que minha vida é finita e num dado momento cegará ao fim neste plano terrestre.

O pedido de proteção, de ajuda, não é a petição inicial, se bem me entendem, é sempre o recurso extraordinário.

E sempre com fundamento, sólidos argumentos. Por isso obtenho êxito.

Eis o oratório onde mantenho o Santo Guerreiro e diante do qual faço minhas preces e, acima e antes de tudo, meus agradecimentos. Sempre tenho muito a agradecer.

Salve Jorge !!!


20 de abril de 2025

O que é bom nasce pronto

 

Nem embalagem precisa mudar. A não ser, claro, mudanças determinadas por custos e praticidade.

As embalagens de expedição, feitas de papelão, acomodam melhor latas retangulares do que as redondas. Ganha-se espaço. Volume, espaço ocupado, influi no frete.

O vidro foi substituído pelo plástico, talvez por redução do peso, outra das variáveis na composição de preço do frete.

Na verdade estão exagerando com a espessura do plástico utilizado em algumas embalagens e em copinhos para cafezinho.

Existe  um detergente líquido, utilizado na pia da cozinha, para lavar louças e talheres, cuja embalagem ficou tão fina e flexível, que ao pegar o frasco, já espirra um bocado do líquido pelo bocal.

E cafezinho? Como tomar sem usar pelo manos dois copinhos? O mesmo se dá com os copos descartáveis  para refrescos, utilizados nos bares e botequins.

Pessoalmente implico  com as embalagens de creme dental feitas de plástico. Dificilmente você aproveita todo o conteúdo. Diferentemente de quando eram feitas em alumínio com revestimento interno. Dobrávamos e amassávamos bem a bisnaga para retirar todo o produto.

Mas tirante estas razões ditadas pela redução dos custos, que me perdoem os designers, alterar forma e cor das embalagens tradicionais é estelionato.

Voltando ao custo das embalagens, pude acompanhar a evolução deste item em supermercado. As sacolas disponíveis nos checkouts, em papel resistente, tinham até alça tipo barbante enrolado; eram sacolas mesmo. E nada custavam.

Por razões de custo (chegaram a apontar como sendo de cerca de 2% do custo de operação de uma loja), tiraram as alças e deixaram somente o saco, ainda em papel resistente, como se via nos filmes americanos, sacos abraçados pelos consumidores até o automóvel no estacionamento, ou retirando do bagageiro ao chegarem casa.

Substituíram o papel encorpado por plástico, colocaram alças virando sacolas, mas agora pagamos por elas. E servem para descartar lixo.

Com tradição não se brinca. Alguns produtos, marcas registradas, como Cotonete, Gillette e Maizena, respectivamente haste flexível, lâmina de barbear e amido de milho, acabaram se transformando em substantivo.

Até a cerveja Brahma virou sinônimo da bebida. Sim, teve até piada de "braminha" da Antártica, como teria dito Vicente Mateus, presidente do Corinthians.

Quando o produto é bom, eficaz, resolve seu problema, funciona, não precisa ficar mudando de cara. Mudar cor, formato, material, é coisa de marketing, que pode ser desastroso.

Mal comparando, seria como eu encher as petições de citações latinas para valorizar meu trabalho e cobrar mais 😂😂😂.

Vejam os exemplos abaixo:




Certamente vocês lembrarão de outros produtos, mas as exemplos acima são suficientes para ilustrar minha tese.

Por que mudar o que já nasceu feito?

19 de abril de 2025

Artigo 348 do Código Penal, capitula o crime de FAVORECIMENTO PESSOAL

 


https://oglobo.globo.com/politica/imprensa-italiana-diz-que-libertacao-de-cesare-battisti-foi-vergonha-humilhacao-2877895

 

Política

Imprensa italiana diz que libertação de Cesare Battisti foi 'vergonha e humilhação'

Juliana Castro, , e

09/06/2011 - 00:00 / Atualizado em 03/11/2011 - 20:40

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

https://www.camara.leg.br/tv/208639-presidente-lula-nega-pedido-de-extradicao-do-italiano-cesare-battisti/

 

Presidente Lula nega pedido de extradição do italiano Césare Battisti

No dia da posse da presidenta Dilma Rousseff, deputados comentaram uma das últimas decisões tomadas pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva: Lula negou a extradição do italiano Césare Battisti, preso no Brasil desde 2007, E abriu a possibilidade de uma crise diplomática com a Itália.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

https://oglobo.globo.com/politica/lula-pede-desculpas-aos-italianos-por-nao-ter-extraditado-cesare-battisti-24964403

Política

Lula pede desculpas aos italianos por não ter extraditado Cesare Battisti

Em entrevista à TV italiana, ex-preesidente disse que pensava que o ativista era inocente, mas depois de sua confissão, só poderia se desculpar

O Globo

09/04/2021 - 20:55 / Atualizado em 09/04/2021 - 21:33

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

E quando pedirá desculpas aos peruanos? E a nós, brasileiros, pela vergonha a que no submeteu?



Chamado de corrupto. 😂😂😂

Enviou avião da FAB para trazer criminosa comum. 👎👎👎

Desrespeitou o Judiciário peruano, ao aceitar que há perseguição política no país e que tal fato influenciou no julgamento. 🙈🙉🙊

O que diriam nossos 11 ministros do STF, se fosse situação inversa?💥💥💥

Pois é, e a decisão lá está sujeita a recurso. Há suspeita de que a corte maior também decidiria com viés político.

16 de abril de 2025

PACIÊNCIA

Quem tem que ser mais paciente, o pescador ou quem se dispõe a assistir ao vídeo?



https://www.youtube.com/shorts/fPhJrdDvSwM

15 de abril de 2025

A Niterói hoje, deixando de ser "aldeia global"

 

Como sabem, ou deveriam saber aqueles que me acompanham aqui há alguns anos, nasci na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, então capital da República.
Sou, por via de consequência, "carioca da gema".

Entretanto em Niterói fui criado e criei meus filhos, com rápidas interrupções vivendo em São Paulo.

Panorâmica - População: 481.749 (2022) Organização das Nações Unidas




Praia de Icaraí em dia com sol oculto por nuvens






Vê-se a Pedra de Itapuca




Complexo Reserva


Antigo hotel e cassino, hoje sede da UFF


Em 2023, a Universidade Federal Fluminense (UFF), foto acima,  tinha 72.044 estudantes, sendo 63.276 na graduação e 8.768 na pós-graduação. 

A seguir o Mercado Municipal.







Abaixo a Biblioteca Municipal e a sala de estudos e pesquisas.











O Palácio Arariboia (abaixo) que foi sede da prefeitura, agora abriga a secretaria de finanças do município.



Ilha da Boa Viagem com a capela




And last but not least, Arariboia sendo removido de um pedestal para outro próximo.


Esta imagem de Araribóia (acima) me lembra outra, de Lenin sendo retirado, de vez, na Ucrânia.


Se você gosta de trilhas aqui  vão dicas, que não são minhas, mas nada tenho a opor:
https://vivinaviagem.com/melhores-trilhas-em-niteroi/

14 de abril de 2025

Mario Vargas Llosa - R.I.P

Este jornalista e escritor peruano, ativista político, com várias obras publicadas, que lhe valeram muitos prêmios de literatura, incluindo um Nobel, faleceu ontem aos 89 anos.






Dentre seus livros, o que mais me agrada, porque divertido, leitura amena,  é "Pantaleão e as visitadoras."



Tradições e culinária nordestina em Niterói

 

O evento acontecerá entre 30 de abril e 04 de maio no Mercado Municipal.



Não perca o Festival Nordestino em Niterói! Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, entrada gratuita e muita animação!

Prepare-se para uma verdadeira imersão na cultura nordestina sem sair de Niterói! De 30 de abril a 4 de maio, o tradicional Festival Nordestino de Niterói ganha um novo endereço e promete agitar o feriadão do Dia do Trabalho com muita animação, comida típica, forró pé de serra e atrações para toda a família.

Pela primeira vez, o evento será realizado no estacionamento do Mercado Municipal de Niterói, no Centro da cidade, oferecendo ao público entrada gratuita — com a sugestão solidária de doar 1kg de alimento não perecível para ajudar quem mais precisa.

Confira o que te espera no Festival Nordestino de Niterói:

Shows ao vivo com o melhor do forró, xote e ritmos nordestinos

Karaokê animado no palco principal pra quem quiser soltar a voz

Gastronomia nordestina de dar água na boca: baião de dois, acarajé, carne de sol e muito mais

Moda e artesanato com peças cheias de identidade e tradição regional

Espaço kids para garantir a diversão dos pequenos

Touro mecânico e tiro ao alvo para quem quer se aventurar

Ambiente pet friendly — traga seu companheiro de quatro patas!


NOTA: Ver matéria jornalística e divulgação em:

https://cidadedeniteroi.com/agenda/niteroi-recebe-festival-nordestino-com-entrada-gratuita-e-atracoes/#google_vignette

13 de abril de 2025

Tarifaço pra lá, retaliação pra cá

Trump ignorou  as cadeias globais de produção, também conhecidas como cadeias globais de valor. Elas  são redes de atividades produtivas que envolvem vários países. Elas permitem a produção de um produto a partir de componentes e matérias-primas de diferentes localidades. 

Grandes empresas produzem peças e acessórios onde ficam mais baratos, inclusive americanas, na China.

Há anos Henry Ford empresário e engenheiro mecânico estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros "Minha filosofia de indústria" e "Minha vida e minha obra", criou e iniciou a montagem em série de seu modelo "T", de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.

Trump e seus assessores deveriam conhecer esta história melhor do que eu. O conceito atual de cadeia produtiva globalizada, que vem a ser um conjunto de atividades que envolvem a produção de bens em vários países, tem inspiração no princípio de Ford aumentado para larga escala, escala mundial. Cadeias globais são coordenadas por grandes empresas. Incluindo americanas com fábricas fora dos EEUU, produzindo componentes para suas matrizes localizadas em território norte-americano, onde são finalizadas.

As altas  tarifas  de importação criadas por Trump, pegaram frontalmente estas indústrias, em especial as de alta tecnologia. Que estrilaram, claro.

Conclusão, como era fácil prever, tiveram que botar o galho dentro e recuar.

A China tem, segundo acabo de consultar, pouco mais de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. Medidas de estímulo ao consumo interno, difíceis mas  viáveis de implantação, além de deterem US$ 760 bilhões em título do tesouro americano, são fatores que colocam Xi Jiping em vantagem.

“Uma guerra comercial não tem vencedores, e desafiar a ordem global só resultará em isolamento. Por mais de 70 anos o desenvolvimento da China se baseou em autossuficiência e trabalho árduo, nunca em esmola de terceiros, e ela não teme nenhuma repressão injusta” .


Nota : Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/frase-do-dia-xi-jinping/ 

Até o capim está sorrindo

 Depois de um longo período de forte calor, com sol abrasador e sem chuva, aqui em Niterói, tivemos nos últimos dias  algumas rajadas de água caindo do céu, para alegria da vegetação da cidade.

Dá gosto ver as folhas das amendoeiras limpinhas, livres da poeira,  brilhando ao sol. As mesmas amendoeiras, no calçadão de Icaraí,  que foram foco, objeto   de postagens anteriores neste blog.

Por falar nas amendoeiras, chegamos a estação no ano na qual suas folhagens mudam de cor, amarelando, avermelhando até caírem no solo, dando início a um novo ciclo na árvore: flores, frutos que maduros caem no calçamento e logo após as folhas também elas despencam... 

Lindo, conforme sem verifica na foto abaixo.


E os capins mencionados no título? Estes, confirmando Caminha, "nela em se plantando tudo dá" ... e sem plantar também. Nascem nas calçadas e até nas paredes de prédios, como vemos a seguir:

Na calçada

Na parede

No teto

Viva a natureza!!!