3 de fevereiro de 2022

São Jorge

 


Se se sou ingênuo, ignorante, primário, não estou só. Estou em boa companhia. Refiro-me a fé em São Jorge, mesmo sem professar religião e até mesmo ser agnóstico.

Não tente entender, já tentei e não consegui.

São Jorge é o santo padroeiro de diversos países: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia;  e diversas cidades, como Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute. 

Julgar as populações destes países, e seus antigos governantes com variados títulos nobiliárquicos, força e poder, como obscurantistas e ignorantes atrasados é descabido.

Não pode ser gratuito.

Celebrado nas igrejas católica, ortodoxa e anglicana, e nas religiões de raiz africana (que sabem das coisas), é seguramente um dos santos mais populares e reverenciados do mundo.

Comemorado no dia 23 de abril, quase nasci nesta data, mas me precipitei e vim ao mundo no dia 21.

No mesmo dia em que a rainha Elizabeth II, que este ano irá comemorar 70 anos de reinado, sob as bênçãos de São Jorge, nome de seu bisneto que um dia irá governar o UK.

Um comentário:

Jorge Carrano disse...


Cer5a feita uma cliente percebendo uma imagem do Santo Guerreiro sobre minha estante no escritório perguntou se eu era devoto.

Respondi que na verdade o escritório era dele e eu não passava de assistente. Na verdade ela era cliente dele. Eu só materializava os procedimentos.

Verdade! As duas coisas são verdadeiras:
a) tive este diálogo com uma cliente.
b) a inspiração, a ajuda e a proteção são do Santo.

A imagem a que aludi, foi presente de minha mãe, quando e tinha 13 ou 14 anos de idade e finalmente passei a ter meu quarto no apartamento para onde mudamos.

Tem, portanto, bem mais de 60 anos comigo e permanece intacta, sem uma trinca ou faltando pedacinho, embora seja de gesso.