22 de outubro de 2021

At last !

Depois de cinco ou seis dias sem dar plantão, o sol voltou a fornecer luz e calor.  O céu, sem voltar ao seu habitual azul celeste, pelo menos perdeu o cinza-chumbo que me deixa de pneus arriados, faróis baixos e triste.

Até ontem, 21/10/21

Hoje, dia 22/10/21

Assim que chego ao calçadão vejo um pequeno caminhão, sobre a calçada, um homem munido de serra (e tesourão), num galho de amendoeira pretensamente para podar a arvore que há pouco restaurou sua folhagem, perdida no outono recém findo.

Nem ele e nem os outros quatro empregados da PMN tinham a mais tênue ideia de como e porque fazer a poda. Sim, eram cinco os homens "trabalhando".

A ordem deve ter partido do mesmo "agrônomo/ engenheiro florestal/paisagista ou simplesmente "palpiteiro" que comanda o setor.

O mesmo despreparado, insensível e obtuso que implicou com um arbusto que os mecanismos da natureza fez brotar e crescer na "Pedra de Itapuca", ali em Icaraí, quase na junção com a Praia das Flechas".

A alegação do preocupado e diligente "expert", de que se transformado em árvore, o arbusto em desenvolvimento causaria danos à pedra, era de cortar o coração: coitada da "Pedra de Itapuca".

Arbusto condenado à morte
O tal energúmeno com patente de chefia  jamais viu uma pequena ilha, arborizada, como várias aqui mesmo no litoral niteroiense.

Se queria aparecer poderia pendurar uma melancia no pescoço, ou se pretendia mostrar serviço poderia ter planejado e determinado o que plantar nos canteiros criados na calçada da Rua Paulo Alves (e bordas da "Praça César Tinoco)", para que não resultasse em desastre como está correndo.

Um dos vários canteiros na Rua Paulo Alves, hoje.

Plantas inadequadas na Praça Cesar Tinoco

Por vezes esta é a situação na Praça César Tinoco

No mais, idosos - como eu - fixando a vitamina "D" caminhando com esposa, ou acompanhante, aproveitando o sol que andou sumido.

Penso que teremos um belo final de semana, para gáudio de nós outros, seres urbanos, em geral sedentários, que precisamos do "astro rei" como dínamo que recarrega nossa bateria.

PS: a solitária garça voltou a frequentar a "Pedra do Índio", e seu entorno, como tem feito nos últimos anos.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Não se trata de um libelo contra a poda. A crítica é contra a maneira inadequada, indiscriminada como é feita.

Mal comparando seria como contratar um ortopedista para operar catarata.

Não, não sei como seria o correto (o que cortar e como) mas os que executavam a tarefa também não sabiam.

Isso eu vi.

Jorge Carrano disse...


A refletir e ponderar, mas pode ser a terceira via desejada por muitas pessoas que (como eu) rejeitam Lula e abominam Bolsonaro.

Leiam:
"O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou nesta sexta-feira (22) em uma rede social a saída do DEM e a filiação ao PSD, comandado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.
""Comunico que, nesta data, tomei a decisão de me filiar ao PSD, a convite de seu presidente, Gilberto Kassab.
Na publicação, Pacheco não explicou o motivo da mudança. Em nota, o PSD disse que Kassab defende o nome de Pacheco para disputar a Presidência da República em 2022.""

Jorge Carrano disse...


Com o dinheiro que arrecada, em especial os royalties do petróleo, que permite um orçamento robusto, a cidade de Niterói poderia oferecer melhores serviços a sua população.

Não só na zona sul, Icaraí e adjacências, mas também no Fonseca, Barreto, Engenhoca e outros em estado de abandono.

O Centro da cidade está degradado. Depois das 18 horas é terra de ninguém. Um perigo.

Jorge Carrano disse...


Em janeiro de 2018, portanto há mais de três anos, escrevemos aqui sobre o gênio que manda na área urbana no que se refere a paisagismo ou meio ambiente.

Confiram selecionando e colando na barra de navegação o link abaixo:

http://jorgecarrano.blogspot.com/2018/01/e-pau-e-pedra.html

Jorge Carrano disse...


Há sete anos (em 2014) relatei sobre as tartarugas, descobertas pela municipalidade agora em 2021, colocando placas sobre a proteção das chelonias (Cheloniidae) e seu habitat.

http://jorgecarrano.blogspot.com/2018/01/e-pau-e-pedra.html

Como visto basta passear pela cidade para verificar que temos curiosidades, fenômenos e comportamentos da natureza que nos surpreendem... e também as mazelas que precisam ser atacadas.

O blog, modestamente, tem apontado acertos e erros da administração municipal.

RIVA disse...

Seu post me arriou mais ainda, mas não se culpe, vc nada tem a ver com meu estado de espírito.

Sim, a degradação do Centro é uma tristeza, e eu como engenheiro civil fico pensando ... como dar vida a esse lugar, com prédios com mais de 60 anos, infraestruturas obsoletas, quem vai querer investir nesse local ? Uma implosão/explosão geral e recomeçar o bairro ?

Do paisagismo e conservação nada espero, tenho comentado ...cabide de empregos, funcionários sem conhecimento, sem treinamento, sem supervisão, inexiste fiscalização. A solução passa por algo nunca 100% constitucional .....

Mas vejam, esse é o Brazellll de hoje, é o que temos !! Uma Câmara de Deputados com menos de 10% dos que lá estão eleitos por nós ! 90% por quociente eleitoral .... esperar o que ?

Assim querem eles que seja, e a mudança requer o que a maioria não quer ... então lá vamos nós. Eu ainda estarei por aqui por uns anos, e nada assistirei de mudanças. Com certeza meus netos também não .... isso é coisa para 500 anos talvez nos transformarmos numa nação verdadeira, justa.

Amigo Blog Manager, pretendes voltar por aki no Planeta Terra ?
Sob que forma ?
Humana (se existir), animal, vegetal ?

Amigo, infelizmente parece que om Sol vai embora ainda nesse domingo !