19 de janeiro de 2023

Arte religiosa

Você pode gastar muitos euros, viajar para Roma e de lá seguir até a Cidade-Estado do Vaticano.

Certamente você gostará de visitar a Capela Sistina localizada no Palácio Apostólico, para apreciar as obras de renomados mestres da Renascença, como Michelangelo, Botticelli, Rafael, Perugino e outros.

A Capela tem este nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna.

Hoje é o local onde se realiza o conclave,  que escolhe/elege o novo Papa.

Capela Sistina
Ou você pode sacar um pouco da reserva que está em caderneta de poupança, e fazer um passeio pelo circuito barroco mineiro de arte sacra que inclui Congonhas, Diamantina , Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei, Tiradentes e Serro.

Fica barato e você ainda comerá muito bem.

Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Você irá surpreender, com o trabalho artístico  de Mestre Ataíde e  do Aleijadinho.

Igreja de São Francisco de Assis

O que vou escrever agora provavelmente será classificado como heresia cultural pelos chatos dos críticos de arte. Mas se mudarmos as legendas das imagens acima, não estaremos nem ofendendo Michelangelo e nem superestimando Mestre Ataíde.

2 comentários:

Jorge Carrano disse...


Imagino que tantos os materiais das bases onde realizadas as pinturas, quanto os meios empregados (tintas, pinceis, espátulas, etc) para realiza-las.

Sem falar das posições (posturas corporais) a que estavam submetidos os artistas.

Não tenho as datas, mas imagino um bom lapso temporal entre um trabalho e outro.

RIVA disse...

Amargas recordações da frustrante visita à Capela Cistina.

Uma multidão de chineses invadiu o local no dia que agendamos, não conseguimos apreciar nada no trajeto até o local principal, muito menos as pinturas, com um guarda quase empurrando todos aos gritos para continuarem se movendo, sem poder parar. Foi um alívio quando conseguimos sair.

No caminho no meio da multidão uma cena ridícula e trágica ... um cadeirante tentando voltar na contramão porque não tinha acesso para ele para descer no final para a capela .... nem avisos de que não tinha. Um absurdo.

Quanto ao Caminho Real conhecemos e gostamos demais de Tiradentes, apenas essa cidade. Freddy deve ter escrito sobre os locais, pois esteve por outras cidade do Caminho.

Tiradentes é muito legal ... as pessoas que a frequentam, os restaurantes, os locais para visitar, os eventos nas igrejas, o festival de gastronomia de agosto, tem o encontro de donos de Harley Davison - não tenho rsrsrs. A minha é Honda Shadow. Já estivemos lá até para um Reveillon.

PS: hoje não posso, tem jogo do FLU. FLUi