3 de novembro de 2022

CHEIROS

Alguns cheiros são muito agradáveis. Não há um consenso mundial sobre quais seriam eles.

Na minha lista, sem qualquer tipo de ordem preferencial, alguns que lembro neste momento em que escrevo:

Bebê após banho 

Um livro novo recém editado

Café passando no coador

Amendoim torrado

Grama molhada

O cheiro de terra após uma chuvarada no verão

Pipoca na manteiga

Mulher amada saindo do banho com algumas gotículas ainda caindo dos cabelos

Bolo da avó

Tempero (alho e/ou cebola fritando)

Baunilha

Chocolate


 Ginger Body Spray (Game on) da Jack Wills


Pão saindo do forno




Existem outros, claro, que agradam a muitos, mas não me comovem. Exemplo? Automóvel novo.

Como mencionei foram os que me ocorreram enquanto escrevia. 

9 comentários:

Jorge Carrano disse...


Num passado não muito remoto, um cheiro teve sucesso mundial.

Chanel No 5 Parfum, eternizado por grande estrela de Hollywood, Marilyn Monroe, o Chanel 5 com suas notas cítricas adocicadas era um hit internacional.

Jorge Carrano disse...


O Body Spray que uso é por conta e gentileza de minha nora Erika, que sempre que retorna da Inglaterra trás para mim.

Que bom que ela está lá neste momento (rsrsrs).

Da última vez exagerou e trouxe o combo. Como diria Cicero "quod abundat non nocet".

RIVA disse...

Escrevi um post aki há alguns anos, quando ia de moto para as Charitas diariamente, e sentia cheiros na Estrada Fróes. Vou tentar achar.

Hoje minha memória olfativa (que não foi afetada pela Covid, apenas o olfato diário, ainda não recuperado) tem muitas lembranças marcantes - não me refiro às agradáveis, como as que você relacionou.

Acho que as mais significativas são :

- mato queimado, me remete às queimadas que ocorriam no Morro Boa Vista no Pé Pequeno, onde fui criado.

- perfume Patchouli - me remete aos bailes dos Anos 60

- comida sendo feita em fogão a lenha - uma viagem no tempo.

- alguns cheiros em shoppings, que me transportam aos EUA, que eu amo

- a cozinha da Pensão da Mariquinha em Friburgo - todos os cheiros que saem de lá me transportam para minha casa, onde minha avó portuguesa cozinhava pra família, diariamente. Uma loucura de lembrança !

- cheiro da explosão de fogos, raridade hoje - me remetem às festas juninas da minha infância.

Jorge Carrano disse...


Teu post, Riva, está no link abaixo.
(Copy and paste)

https://jorgecarrano.blogspot.com/2014/09/cheiros-sabores-la-de-casa.html

RIVA disse...

Rapaz, copiei e colei e reli, mas não era esse post a que me refiro. Vou procurar.

Independente disso, que bom reler esse ! Mais de 30 comentários, aguei com os papos de comida, maravilhosos. Bons tempo ..... das comidas e do GE bombando.

Abrs

RIVA disse...

Achei

https://jorgecarrano.blogspot.com/2012/03/cheiros-perdidos-e-resgatados.html

Jorge Carrano disse...


KKKKK

Li meu comentário inicial (reproduzido abaixo). Verifico minha obsessão por mulher saindo do banho. Significa algo sedimentado em meu acervo de cheiros agradáveis, inebriantes, inesquecíveis.

"Caro Riva52,
Alguns cheiros, da infância e da juventude ainda estão em minha memória olfativa.
Mas cheiros enebriantes mesmo, que mexem não só com o olfato, são alguns que passamos a conhecer na maturidade. Quer exemplos?
Um bom vinho da Borgogna; um café passado em coador de flanela e, acima de todos, o da mulher saindo do banho, corpo ainda com gotículas escorrendo lentamente, e o improvisado turbante de toalha na cabeça. Irresistível!"

RIVA disse...

Sim, kkkkkkk, perfeito (parecia Zéfiro escrevendo) e a Alessandra percebeu e meio que pontuou.

Aliás a Alessandra como escreve bem, consegue colocar na ponta do lápis tudo que ela sente. Uma pena não estar nos brindando com seus textos.

RIVA disse...

Amigo, o GE é sensacional. Vou ser chato insistente ..... já imaginou essa obra indexada ?

Por assunto
Por autor
Por data já está

Pense nisso, quem pode ajudar a custo zero ? ou com um custo razoável ? eu contribuo dentro do possível para mim.

A riqueza do conteúdo do seu blog é imensa, amigo, retrata um pedacinho de cada um de nós, o que vivenciamos, o que pensamos. Fotografa um período marcante da vida no Brasil, seu impacto em todos nós durante 13 anos até agora. Posts e comentários marcantes.

Vc não imagina o que é para mim ler os escritos do Freddy, seus posts e comentários, o que ele pensava, o que ele era !

Pense nisso, sério. Abrs