12 de maio de 2022

Quando fui mais novo

Quando inaugurado este cinema, ao lado do Campo de São Bento, era seguramente o mais confortável de Niterói.

Poltronas estufadas e reclináveis, piso em curva (declive) permitindo totalvisão da tela em toda as fileiras, e ampla tela para Cinemascope.

Sua demolição, registrada na foto abaixo, acabou por transformar o espaço em Supermercado.  deixou saudades.






Grupo Escolar Raul Vidal, em 1944

Este colégio primário, funcionava na Av. Feliciano Sodré, esquina com a Rua Visc. do Rio Branco. Bem, o prédio existe ainda, só não sei se abriga colégio.

Nós moramos do outra lado da avenida durante algum tempo. Em razão disto minhas irmãs estudaram lá.

A foto abaixo é do Palácio São Domingos, ou Palacete da Praia Grande, que fica no nº 30 da rua Marechal Deodoro, nº 30, no Centro, foi construído por um comerciante de escravos, no século XIX, e foi, segundo consta, residência de verão de Dom Pero I.
Não sei o que abriga hoje, provavelmente nada dado seu estado e abandono, mas na minha infância lá funcionada a secretaria de finanças ou da fazenda estadual.




Nota: esta edição, revista e atualizada, corrige erro cometido  na publicação  original graças ao comentário do Riva. Com feito no local onde funcionou o Cine São Banto foi construído um prédio de apartamentos.

Depois, por e-mail, Riva complementou a informação alertando que o citado supermercado fica naquela rua, mas na esquina com Gavião Peixoto.




4 comentários:

RIVA disse...

Tenho boas recordações do Cine São Bento.

Talvez a mais significativa, em função do momento que eu vivia na adolescência, foi a estreia do filme TO SIR WITH LOVE (AO MESTRE COM CARINHO ), com Sidney Poitier. E a música do filme cantada pela LULU. Ouço-a saudosamente até hoje, tenho na minha playlist do Spotify. O filme revi há alguns meses.

Frequentamos eu e a MV esse cinema dezenas de vezes na década de 70 também, uma fase em que íamos muito a cinemas em Nikity e no Rio.

Vc comentou que foi demolido para a construção de um supermercado. Disso não me recordo, pois ali tem um grande prédio há décadas.

Essas mudanças nas grandes cidades são assustadoras. Imagine que num espaço onde viviam 6 pessoas e 1 cachorro, hoje vivem centenas de pessoas e dezenas de cachorros, com a mesma infraestrutura de esgoto na cidade de Niterói, projetada se não me engano há 110 anos.

Idem em relação às dimensões das ruas e o aumento do tráfego.

Ontem vi um programa que pontuava esses aspectos das mudanças na cidade de Montreal, nos últimos 200 anos.

Aliás, recomendo muito esse programa do canal MODO VIAGEM 44 na SKY, que se chama GRANDES JORNADAS FERROVIÁRIAS. Excelente.

Essa construção do Colégio Raul Vidal não sei como ainda existe, como ainda não foi foco dos vorazes construtores, mas não tarda.










Jorge Carrano disse...


Expressei-me mal, com certeza.
O cinema não foi demolido para construção de supermercado mas sim para um prédio.

O que talvez também tenha me enganado é que no térreo funciona a Casa Tevere, Empório Tevere ou Mercado Tevere.

Casa Tevere
Supermercado
Endereço: R. Domingues de Sá, 166 - Icaraí, Niterói - RJ.

Preciso prestar atenção ao passar por lá.

RIVA disse...

Esse prédio onde era o Cine São Bento é 100% residencial.

O TEVERE fica na outra esquina mais adiante, com a Rua Gavião Peixoto. Se não me engano, antes ali era o Stella Maris.

Bons tempos, hein, amigo ?
Aquele CANAL 100 antes dos filmes com o futebol !!!!!



Jorge Carrano disse...


Nova edição desta postagem, publicada em 17 do corrente, corrige os erros cometidos no respeitante ao destino do terreno onde ficava o cinema demolido, bem assim a localização do citado supermercado.

Sorry.