Trump ignorou as cadeias globais de produção, também conhecidas como cadeias globais de valor. Elas são redes de atividades produtivas que envolvem vários países. Elas permitem a produção de um produto a partir de componentes e matérias-primas de diferentes localidades.
Grandes empresas produzem peças e acessórios onde ficam mais baratos, inclusive americanas, na China.
Há anos Henry Ford empresário e engenheiro mecânico estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros "Minha filosofia de indústria" e "Minha vida e minha obra", criou e iniciou a montagem em série de seu modelo "T", de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.Trump e seus assessores deveriam conhecer esta história melhor do que eu. O conceito atual de cadeia produtiva globalizada, que vem a ser um conjunto de atividades que envolvem a produção de bens em vários países, tem inspiração no princípio de Ford aumentado para larga escala, escala mundial. Cadeias globais são coordenadas por grandes empresas. Incluindo americanas com fábricas fora dos EEUU, produzindo componentes para suas matrizes localizadas em território norte-americano, onde são finalizadas.
As altas tarifas de importação criadas por Trump, pegaram frontalmente estas indústrias, em especial as de alta tecnologia. Que estrilaram, claro.
Conclusão, como era fácil prever, tiveram que botar o galho dentro e recuar.
A China tem, segundo acabo de consultar, pouco mais de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. Medidas de estímulo ao consumo interno, difíceis mas viáveis de implantação, além de deterem US$ 760 bilhões em título do tesouro americano, são fatores que colocam Xi Jiping em vantagem.
“Uma guerra comercial não tem vencedores, e desafiar a ordem global só resultará em isolamento. Por mais de 70 anos o desenvolvimento da China se baseou em autossuficiência e trabalho árduo, nunca em esmola de terceiros, e ela não teme nenhuma repressão injusta” .
Nota : Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/frase-do-dia-xi-jinping/
Um comentário:
Como já mencionei, é a 3ª Guerra Mundial, sem disparo de armas de fogo. As armas são as mensagens em tempo real via Web, que derrubam Bolsas de Valores em minutos.
Como teria sido a História da Humanidade se houvesse internet nos tempos bíblicos ? Seria a mesma que lemos hoje ?
Quanto à estratégia trumpista, prefiro aguardar mais pelos resultados.
Postar um comentário