5 de outubro de 2024

Onde votar é fácil saber; difícil é em quem votar

 

Se esqueceu onde vota, ou é a primeira vez, ou pediu transferência de seção eleitoral, você tem fontes confiáveis e fáceis de consultar, com dado atualizado. 

Amanhã (06/10), no horário compreendido entre às 8:00 e às 17:00 horas, pelos horários de Brasília,  acontecerá o primeiro turno das eleições municipais de 2024 e, para os eleitores que precisarem, é possível consultar o local de votação; seja no aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, seja no site do Tribunal Superior Eleitora (https://www.tse.jus.br/#/), o local de votação já aparece atualizado.

Em assim sendo, se você fez solicitação de transferência da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará o novo lugar a que você deverá comparecer, com endereço completo do local, zona e seção.

No portal do TSE, você deve acessar a aba “Serviços eleitorais”, localizada no topo da página eletrônica, e, em seguida, em “Local de votação/zonas eleitorais”. Será redirecionado para novo espaço online, onde deverá selecionar a opção “Consulte Onde Votar”, logo após o título.

Na página com o título “Atendimento eleitoral”, no oitavo item, basta preencher o primeiro campo com o nome, o número do título de eleitor ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, o você deve completar a data de nascimento, o nome da mãe e clicar no ícone “Entrar”.

Também é possível consultar via o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, que informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor.

Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones que operam os sistemas Android e IOS.


Nota: extraído da matéria https://diariodorio.com/saiba-como-consultar-seu-local-de-votacao-pela-internet/?utm_campaign=News+Di%C3%A1ria&utm_content=Saiba+como+consultar+seu+local+de+vota%C3%A7%C3%A3o+pela+internet+-+Di%C3%A1rio+do+Rio+de+Janeiro&utm_medium=email&utm_source=dinamize&utm_term=News%2C+04%2F10%2F2024 publicada no Diário do Rio.


1 de outubro de 2024

(Dr.) Google e a arritmia cardíaca



Sim, sou assistido por um competente cardiologista, que apoiado numa bateria de exames clínicos e de imagem diagnosticou minha arritmia.

Mas como passei por uma dura experiência, que foram dez dias numa UTI, onde cheguei em estado de emergência, agora estou cauteloso, prudente, para não admitir que temeroso.

Li as bulas da medicação prescrita, diminui ainda mais a já limitada cervejinha e me exercito um pouco, na bicicleta ergométrica, exercícios recomendados pela fisioterapeuta e caminhadas.

Para saber um pouco mais deste inimigo, chamado arritmia, resolvi consultar o Google, também.

Basicamente, as opiniões, as causas e as recomendações e cuidados são os mesmos já sabidos, mas quod abundat non nocet, locução latina bastante usada no campo do Direito, mas aplicável a outros segmentos.

Eis o elementar, sintetizado:



Estão aí, printadas, as recomendações de como evitar e controlar a arritmia.

O mais difícil, complicado, beirando o impossível, está a redução do estresse.

Como fazer? Apertando o botão "phodace"?

NOTAS:

1. Quod abundat non nocet: tradução e significado normalmente aceitos são: o que abunda não prejudica.

2. Uma de minhas grandes decepções foi conhecer uma UTI hospitalar. Nada do que eu imaginava em termos de silêncio, austeridade, cuidados especiais.

3. Ler bula é broxante, desanimador ... melhor não.

4. Para um carnívoro inveterado de repente migrar para legumes e verduras é um castigo, mas menor do que o risco da desobediência.

5. Phodace ou phodasse? Há controversias.

30 de setembro de 2024

Grilagem

A grilagem pode ser definida, grosso modo, como a prática de tomar posse de terras públicas ou de terceiros de maneira ilegal.

Ou seja, é uma ocupação ilegal de terras. E a nível internacional?

A usurpação de terras é um crime que consiste em invadir ou ocupar propriedade  alheia, de forma violenta ou ameaçadora, com o objetivo de exercer direitos de propriedade.

Ou seja, ocupar na mão grande. E a nível de territórios de Estados, tutelados por acordos, tratados, protocolos e outros instrumentos legais?

Num mundo civilizado, no século XXI, as disputas territoriais deveriam ser resolvidas num balcão de negócios, num tabelionato de notas, ou numa imobiliária através de uma transação de compra e venda.

Assim, a disputa pelas Malvinas ou Falklands, poderia ser encerrada com o Reino Unido vendendo  para a Argentina aquele arquipélago ao sul do continente.

Quantas vidas teriam sido poupadas, quanto combustível economizado, quantas animosidades entre os respectivos povos teriam sido evitadas.

Foi, por exemplo, o que o Brasil fez com a Bolívia. Comprou o Acre, e pronto, negócio fechado.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acre

E os americanos com a Alasca, que compraram da Rússia; a mesma Rússia que ocupou na força a Crimeia e agora quer a Ucrânia, via uma guerra violenta, com enormes perdas dos dois lados do conflito.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Compra_do_Alasca

Há casos mais intrincados, como a pretensão da Venezuela sobre a maior parte do território da Guiana.

Israel ocupou as Colinas de Golã, que eram, ou é pois há pendências,  território Sírio.

O mesmo Israel que tem assegurado um território onde instalou o seu Estado, mas não aceita que os Palestinos, antigos donos das terras hoje pertencentes ao judeus, possam ter espaço territorial, que é o que falta para a tríade de existência de um Estado, que são povo (sociedade politicamente organizada), língua e território.

file:///C:/Users/carra/Downloads/3648-Texto%20do%20artigo-6005-3-10-20181018.pdf

Vale registrar que em 1948, o território palestino foi dividido em três partes e uma delas conferida a Israel, para formação de seu Estado.

A outra ficou com a Jordânia e o que restou para os palestinos foram a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

Por que Santo Deus!!!??? não se cumpre o destino de permitir aos palestinos criarem sua pátria, um Estado para  chamar de seu, nas áreas de Gaza e da Cisjordânia?

É muita intolerância, é muito radicalismo, é muita insensibilidade. Desprezo pela vida de milhares de civis, muitas crianças que não tiveram futuro.

Enquanto isso a famigerada ONU e suas bizarras Resoluções, seu anacrônico Conselho de Segurança, finge ser um órgão de "nações unidas". Unidas em que, pergunto eu?

Observem a discrepância, a ONU tem 193 Estados membros, ao passo que a FIFA tem 211 federações nacionais afiliadas.

A FIFA tem o poder coercitivo, que exerce, quando necessário, em diferentes modulações, podendo chegar  a exclusão.

Funciona melhor do que a ONU, a despeito de alguns pecados.

27 de setembro de 2024

Tite errou, de novo, e o Flamengo está eliminado

O Adenor, conquistou algumas coisas, mas Lazaroni, Joel Santana e outros também. Lula no Santos e Feola seleção. 

Com a seleção nacional, em duas oportunidades, fracassou.

Com a seleção montada pelo Flamengo, também não disse a que veio.

O pior, na derrota para o Penõral, foram as mexidas inoportunas na equipe que começou  o jogo.

O Flamengo era infinitamente superior em campo, e o gol ou gols, era questão de tempo.

Mas ele fez as cinco alterações permitidas, desorganizou o time e piorou o desempenho em campo.

O Gabriel não tocou na bola. Vocês viram ele tocar na bola?

O time estava jogando bem, melhor do que no Maracanã.

Como vascaíno quero que ele continue no Flamengo.

21 de setembro de 2024

PrimaVERÃO


PRIMAVERÃO, é tentativa de fazer uma blague, eis que a estação das flores que inicia  amanhã (22.09.2024, às 9h44) deverá ser especialmente quente.

Será, pelas previsões,  uma prévia  do verão que chegará em dezembro. Ou não? A confirmar.

O  inverno foi quente e seco. Seco para valer. Em alguns locais, a umidade do ar ficou bem abaixo  da recomendada pelas  autoridades da saúde (OMS, estabelece  inferior  a 60%).

Seca nos rios, mesmo alguns caudalosos na Amazônia.

Seca absurda nos biomas importantes, como Amazônia e Pantanal. E reflexos dolorosos na fauna silvestre.

E na pecuária com gado morrendo de sede.

Fauna silvestre

Efeitos adversos, como  diz a bula do medicamento que cura mas intoxica o  organismo (coitado do  fígado!), na saúde,  na economia  (agricultura e pesca, por exemplo) nos transportes fluviais, sobretudo lá no Norte.

Em suma, o país ardeu e ainda está ardendo em chamas.


E há o risco, agudo, de falta d’água nas torneiras.

Pela primeira vez o horário de verão, se for estabelecido (ainda está em estudo), visará mais o suprimento de água do que economia de energia. 

19 de setembro de 2024

O que é bom dura pouco?

 

Foi noticiado que a Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, está completando 130 anos de existência.

Longeva ... e boa. 

Isso me remeteu à infância e a um dito popular, excepcionalmente, equivocado: "Tudo que é bom dura pouco".

Ouvi isto algumas vezes. 

Como uma coisa puxa a outra, fui pesquisar a idade do Café Majestic, na cidade do Porto, em Portugal, posto que se não é igual à Colombo arquitetonicamente, e no também variado cardápio de iguarias, por alguma razão associo uma a outra. Talvez o conceito de sofisticação.

Vejam se não tenho razão:

Majestic - fachada

Colombo - fachada


Colombo - interior


Majestic - interior

O Majestic data de 17 de dezembro de 1921, já a Colombo, bem mais antiga, foi inaugurada em 17 de setembro de 1894.

Ainda por curiosidade, pesquisei a origem do "Tudo que é bom dura pouco."

Encontrei duas versões, atribuições de autoria? E uma arguição de diversa interpretação, sob o ponto de vista filosófico (os créditos estão nas imagens).




Nota: informações sobre o pensamento (provérbio popular) no link a seguir.

https://www.google.com/search?q=o+que+%C3%A9+bom+dura+%C3%A7pouco%3F&oq=o+que+%C3%A9+bom+dura+%C3%A7pouco%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIJCAEQABgNGIAEMggIAhAAGBYYHjIICAMQABgWGB4yCAgEEAAYFhgeMggIBRAAGBYYHjIICAYQABgWGB4yCAgHEAAYFhgeMggICBAAGBYYHjIICAkQABgWGB7SAQk5MDEzajBqMTWoAgiwAgE&sourceid=chrome&ie=UTF-8

16 de setembro de 2024

Podemos ter uma liga de futebol entre as melhores do mundo

Melhores, significa mais bem organizadas, mais prestigiadas, mais rentáveis, de maior acompanhamento via internet.

Somos fonte de revelação de jogadores de talento. Temos torcidas fieis e apaixonadas.

Arbitragem e gramados são obstáculos, mas superáveis com simples decisão política, ações objetivas.

Estabelecer um calendário de competições e horários das partidas de sorte a favorecer acompanhamento na Europa e na Ásia, principalmente.

Assisti a uma entrevista com Thiago Scuro, desde o ano passado CEO do AS Monaco, clube do principado mas que disputa o campeonato francês, a Ligue 1.


Pareceu-me preparado para a função, discreto, atualizado com o futebol no mundo, enfim alguém que poderia ser convidado a planejar, organizar uma liga brasileira para se colocar, segundo suas palavras, entre as quatro ligas mais importantes do mundo.

Concordo inteiramente, com sua opinião.

Temos a matéria prima básica, que são jogadores de bom nível, destacando-se cada vez mais precocemente, que brotam como cogumelos, em todos os cantos do país e são exportados para a Europa, para atuar nas ligas mais prestigiadas.

Temos clubes fora do eixo Rio-São Paulo, com grandes torcidas, capazes de lotar estádios, como os de Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.

E tem investidores, pessoas físicas e jurídicas, interessadas no negócio futebol , aqui do Brasil.

Falo com tristeza de futebol enquanto negócio, como produto, dos clubes como marcas de prestígio, dos jogadores como ativos.

Mas este é um caminho irreversível. Chegamos a um ponto sem retorno. Point of no return.

Ou trilhamos este caminho ou estamos condenados ao báratro.

Os tempos românticos do espírito amadorístico acabaram, agora a mola propulsora é representada por  símbolos: $