25 de novembro de 2025

Assistência jurídica a preços módicos - R$ 19,90

 

Themis




Petições por IA

A Justiça liberou a venda de petições geradas por IA por um site, mas impôs um freio: o usuário deve ser avisado claramente de que não há orientação jurídica. Para o juiz, a prática não invade atividade privativa da advocacia. 

O juiz Federal Jhonny Kenji Kato, da 27ª vara Federal do Rio de Janeiro/RJ, manteve o funcionamento da plataforma "Resolve Juizado", entendendo que suas atividades não configuram consultoria jurídica nem exercício privativo da advocacia.

Embora tenha afastado a suspensão do serviço, o magistrado determinou que a empresa inclua avisos claros e ostensivos sobre a natureza meramente automatizada do sistema e ajuste seu conteúdo publicitário.

Entenda o caso

A ação foi proposta pela OAB/RJ contra advogado responsável pela plataforma digital Resolve Juizado, que oferece elaboração automática de petições iniciais para uso nos Juizados Especiais, mediante taxa de R$ 19,90.

Segundo a entidade, o site produzia peças com base em inteligência artificial, orientava usuários sobre documentos, locais de protocolo e estimativas de indenização - tudo sem assistência de advogado.

Para a OAB, o serviço "banalizaria" a advocacia, configuraria captação indevida de clientela, mercantilização da profissão, publicidade abusiva e prestação irregular de serviços jurídicos, em violação ao Estatuto da Advocacia e ao Código de Ética.

Além disso, sustentou que a padronização de petições poderia prejudicar usuários, gerar ações mal instruídas e sobrecarregar os Juizados Especiais. Por isso, pediu a suspensão da plataforma e indenização por dano moral coletivo.

Leia Mais

STJ: Ministro mantém no ar site que vende petições geradas por IA

Em 1º grau, a 27ª vara Federal do Rio de Janeiro acolheu o pedido da OAB e determinou a suspensão imediata das atividades da plataforma, além da retirada de seu conteúdo publicitário.

Contudo, o TRF da 2ª região, ao julgar agravo de instrumento, concedeu  efeito suspensivo, permitindo o retorno das atividades do site. Para o relator, desembargador Federal Marcelo Pereira da Silva, não ficou comprovada, em sede preliminar, a prática irregular alegada pela OAB.

Citado, o réu alegou que o sistema apenas organiza informações fornecidas pelo próprio usuário, sem análise jurídica, dentro do que a lei 9.099/95 permite pelo jus postulandi (direito da própria parte de litigar sem advogado em causas até 20 salários mínimos).

Epa! Vimos que você copiou o texto. Sem problemas, desde que cite o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/444650/juiz-libera-site-que-vende-peticoes-por-ia-mas-impoe-aviso-ao-usuario

https://www.migalhas.com.br/quentes/444650/juiz-libera-site-que-vende-peticoes-por-ia-mas-impoe-aviso-ao-usuario?


https://www.migalhas.com.br/quentes/444650/juiz-libera-site-que-vende-peticoes-por-ia-mas-impoe-aviso-ao-usuario?_SMSL=D41CEF&U=CTA31A8A19E6D8D4FF6AE473D9EECF4C&utm_source=informativo_click&utm_medium=6084&utm_campaign=6084_

24 de novembro de 2025

O pastor evangélico também surtou?

 


Ou ele errou e foi parar na aglomeração errada? Queria ir a comício do Lula?


Link:

https://www.youtube.com/shorts/qtYFoSCy4vs

RETA : menor distância entre dois pontos

Aqui as curvas viabilizam acesso a pontos inatingíveis se  a trilha fosse em linha reta. 

https://clickpetroleoegas.com.br/a-estrada-com-99-curvas-que-se-enrola-na-montanha-como-um-dragao-e-desafia-motoristas-ao-longo-de-11-km-na-china-vml97/

"Com 99 curvas fechadas, 11 km de extensão e 1.300 metros de altitude, a estrada considerada a mais sinuosa e perigosa do mundo desafia motoristas em um dos trajetos mais extremos do planeta.

À primeira vista, parece uma pintura tradicional chinesa trazida à vida. Ao longo de uma montanha tomada por penhascos verticais e paredões calcários que sobem quase na vertical, uma estrada branca, estreita e sinuosa desenha um traço impossível sobre o verde profundo de Tianmen, na província de Hunan. A via, oficialmente conhecida como Tianmen Mountain Road, reúne 99 curvas fechadas em apenas 11 km, uma sequência tão extrema que mais parece a espinha dorsal de um dragão escalando a montanha."


https://clickpetroleoegas.com.br/com-11-curvas-fechadas-e-47-km-sobre-penhascos-trollstigen-e-uma-das-estradas-mais-impressionantes-e-desafiadoras-da-noruega-vml97/


"Com 11 curvas fechadas e 4,7 km sobre penhascos, Trollstigen é uma das estradas mais impressionantes e desafiadoras da Noruega e do mundo.

No coração das montanhas do condado de Møre og Romsdal, no oeste da Noruega, existe uma estrada que desafia a geografia, o clima e os motoristas. Em apenas 4,7 quilômetros, a via despenca pelas encostas de um penhasco, contorna 11 curvas em Z, sustenta uma inclinação constante de 10% e corre ao lado de cachoeiras que rasgam o vale durante a primavera. O nome desse trecho é Trollstigen, e ele não se tornou apenas uma atração turística virou um teste de perícia, de atenção e de respeito absoluto às montanhas norueguesas."

NOTA: links de acesso às matérias, estão como legendas nas fotos.

23 de novembro de 2025

Viagens de trem

Nada se compara, num percurso entre países e/ou cidades, porque lá chegando o melhor é andar a pé.

Ressalvo a hipótese de viagens a negócios, quando o avião propicia viagem rápida, limpa e, dependendo da disponibilidade $$$, confortável.


Mas, voltando ao título, nenhum outro meio para uma viagem de lazer, turística, se compara a feita por trem, mesmo o "maria fumaça" que ainda guarda seu charme.




Passam em sua janela as mais deslumbrantes paisagens. São montanhas, vales, rios, plantações, gado pastando, túneis, formações rochosas, imagens vão se alternando e alguns percursos oferecem penhascos, cachoeiras, ou  horizontes que se perdem de vista.

Tudo através da janela, como numa tela de cinema.

E o apito nas curvas, tem algo mais charmoso?

Linda ponte de pedra, na Eslovênia (imagem via Google)


E os cargueiros são um meio de transporte barato


Fiz muitas viagens de trem, com meus pais, durante minha infância. O destino mais comum era Miguel Pereira, então ainda distrito de Vassouras. Havia baldeação, não recordo bem em que estação, por causa da bitola dos trilhos.


Outro destino recorrente foi Cachoeiro de Itapemirim - ES, onde durante quatro anos namorei e noivei, até me casar em 1964. A razão aqui era econômica, pois a viagem era longa e cansativa. Embarcava em Niterói mesmo, na antiga estação ferroviária, na Av. Feliciano Sodré.


Curti muito, passeando em viagens curtas, como turista, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.


Serra Gaúcha

Não fiz, como meus filhos mochileiros, na década de 1990, pela Europa, deslocamentos entre países, viajando à noite, para economizar também uma diária de hotel.

Em tempo, devo me corrigir pois atravessei o Canal da Mancha, pelo Eurotúnel, mas esta viagem não se inclui entre as charmosas.

"And last but not least", tivemos o "trem de prata" que ligava as duas maiores metrópoles do Brasil, a preços módicos e com relativo conforto, em oposição à "Ponte Aérea".

O "Trem de Prata" era um trem de luxo que operava entre o Rio de Janeiro e São Paulo entre 1994 e 1998, oferecendo uma experiência semelhante a um hotel sobre trilhos, com cabines-dormitório, vagão-restaurante e serviço de bordo. O serviço foi extinto devido a atrasos frequentes causados pela má conservação da ferrovia e pela concorrência com a ponte aérea. Atualmente, existe um projeto para um novo trem-bala de alta velocidade entre as duas cidades, com previsão de operação para 2032. 
Trem de Prata era um trem-hotel noturno de luxo com o objetivo de oferecer uma viagem requintada entre as duas capitais.

Ligava as estações Barão de Mauá (Rio de Janeiro) e Barra Funda (São Paulo) e tinha cabines-dormitório com banheiros, vagão-restaurante com jantares finos e um vagão-bar.

Recorro a Milton Nascimento, em "Encontros e despedidas" :
".......................
.......................
.......................
Todos os dias é um vaivém
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai, quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
São só dois lados da mesma viagem
O trem que chega é o mesmo trem
Da partida
A hora do encontro é também despedida
A plataforma desta estação
É a vida desse meu lugar
.......................
......................."

22 de novembro de 2025

NITERÓI


O Museu de Arte Contemporânea, projeto de Niemeyer,  passou a ser, depois de sua inauguração, o símbolo, o marco referência da cidade, em substituição à Pedra de Itapuca, na praia de Icaraí.



Niterói virou "estrela da companhia". As mídias não param de mencionar a cidade, ressaltando seus aspetos de qualidade de vida, belezas naturais e arquitetura, suas praias (em especial as oceânicas), e até sua renda per  capita (vide link ao final).

Praia de Itacoatiara


Arena multiuso
Com efeito a cidade está melhorando. O Centro, por exemplo, que era mal cheiroso, com desordem urbana, está ficando com cara mais civilizada.

O trecho de orla, entre a estação hidroviária e o Forte de Gragoatá  ganhou área de lazer e prática de esportes, e uma arena multiuso.

Na zona Sul algumas intervenções também maquiaram a região, e o fechamento da Av. Jornalista Alberto F. Torres, que margeia a praia de Icaraí fica interditada ao tráfego em alguns domingos para priorizar a utilização por pedestres e ciclistas.

Projeto orla viva - lazer aos domingos

No limite do município, a Pedra do Elefante, com boa trilha.

Entre Niterói e Maricá



Bonita até com chuva







Praça da República, ao fundo a Câmara de vereadores,
antiga Assembleia Legislativa


Estação das Barcas, Centro da cidade



Projeto para a Av. Amaral Peixoto


Links:

20 de novembro de 2025

Curiosidades pinçadas na rede mundial

A China não para de surpreender, pela grandiosidade dos números estatísticos.

Se já perderam para a Índia a posição de pais mais populoso do mudo, na área tecnológica, em especial engenharia, vem surpreendendo com projetos e obras megalômanas.

Vejam o trem mais veloz do mundo:

https://oantagonista.com.br/mundo/sera-lancado-um-trem-mais-rapido-que-um-aviao-que-atingira-uma-velocidade-de-ate-1000-km-h-e-viajara-entre-dois-paises-em-60-minutos/

"O sistema de levitação magnética, que permite que os trens viagem sem tocar nos trilhos, oferece velocidades muito superiores às dos trens convencionais, podendo competir até mesmo com o transporte aéreo.

Num movimento arrojado, a China lidera essa corrida futurista com o novo T-Flight, um projeto que visa não apenas reduzir o tempo de viagem, mas também transformá-lo em uma experiência mais eficiente e confortável.

O T-Flight, recentemente testado nas terras da província de Shanxi, simboliza um marco significativo na tecnologia de transporte. Funcionando com um sistema de levitação magnética em um ambiente de baixo vácuo, o maglev chinês alcança velocidades impressionantes, estimadas em 1000 km/h.

Este marco é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento por engenheiros da Corporação Chinesa de Indústria Aeroespacial e Ciência. Os testes realizados confirmaram a viabilidade do maglev operar de modo estável e seguro, abrindo caminho para novas fases do projeto.

No caso do T-Flight, acredita-se que a jornada entre Pequim e Xangai possa ser completada em apenas 1,5 horas, uma redução drástica quando comparada às atuais 4,5 a 6,5 horas em trens de alta velocidade convencionais.

Além disso, como o sistema maglev elimina o contato entre o trem e os trilhos, o desgaste mecânico é minimizado, resultando em um menor custo de manutenção ao longo do tempo.

Para que isso aconteça, os trilhos são dotados de bobinas metálicas posicionadas de maneira estratégica, que interagem com ímãs localizados no trem.

Quando a velocidade do trem atinge cerca de 150 km/h, a força magnética se torna suficiente para suspender o veículo, permitindo que ele alcance velocidades extremamente altas.

Poderão outros países adotar essa tecnologia?

A adoção de trens maglev por outras nações é uma questão complexa. Embora a tecnologia ofereça inquestionáveis benefícios, como a redução do tempo de viagem e menor impacto ambiental em comparação com o transporte aéreo, a implementação não é simples.

A inovação tecnológica no setor de transportes não é uma novidade, mas o desenvolvimento do trem Maglev promete revolucionar a maneira como nos deslocamos.

O sistema de levitação magnética, que permite que os trens viagem sem tocar nos trilhos, oferece velocidades muito superiores às dos trens convencionais, podendo competir até mesmo com o transporte aéreo."

Vejam outra iniciativa grandiloquente. Grande muralha verde:

https://clickpetroleoegas.com.br/com-meta-de-plantar-100-bilhoes-de-arvores-e-deter-o-avanco-do-deserto-a-china-expande-sua-propria-grande-muralha-verde-vml97/

China expande sua “Grande Muralha Verde”, programa iniciado em 1978 com meta de 100 bilhões de árvores para conter desertificação e transformar regiões áridas em cinturões florestais.

Prestem atenção no número: 100 bilhões de árvores. Deve ser um pouco mais do que as árvores existentes no Campo de São Bento, em Niterói, ou no parque do Ibirapuera, em São Paulo. O Central Park em New York, também não chega a tanto KKKK.

Essa barreira florestal de cerca de 4.500 km de extensão funciona como quebra-vento contra as tempestades de areia e também busca estabilizar dunas de areia, proteger a agricultura e ajudar no combate às mudanças climáticas.  
O objetivo principal é impedir a expansão de desertos como o Gobi e o Taklamakan, que ameaçam terras agrícolas e forçam o deslocamento de populações. 
A barreira de árvores atua como um quebra-vento, reduzindo a frequência e a intensidade das tempestades de areia que chegam a cidades como Pequim.
As árvores ajudam a fixar as dunas de areia, estabilizando o solo e protegendo-o da erosão. 
Benefícios para o meio ambiente e economia: Além de absorver dióxido de carbono, o projeto tem gerado empregos, melhorado a qualidade do solo e da água, e contribuído para o retorno da biodiversidade em algumas áreas. 
Inicialmente, houve desafios com o plantio de espécies não nativas que exigiam muita água. 
Alguns especialistas apontam que a mudança ecológica pode ter consequências imprevistas, como a proliferação de pólen de algumas espécies de árvores. 
Atualmente, o projeto está adotando uma abordagem mais equilibrada, focando em espécies nativas e mais adequadas ao ecossistema, além de combinar o reflorestamento com a gestão de recursos hídricos. 

Enquanto a China planta, em área desértica, nós cortamos e destruímos, e colocamos em risco a Amazônia, floresta natural, com pesquisa da Petrobras que avança na Margem Equatorial. E agora recebemos lição da Colômbia que declara a Amazônia livre de exploração de minério e petróleo. O país vizinho toma a dianteira e diz que será o primeiro a criar zona de reserva.



19 de novembro de 2025

Maiores e melhores

Melhores e maiores praias, ruas ......


Maior praia, vista  até mesmo do espaço.


Praia do Cassino - Rio Grande do Sul

Praia mais preservada.

Praia do Farol - Arraial do Cabo - RJ

Rua mais bonita.

Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre - RS

Túnel verde com mais de 100 tipuanas, rua Gonçalo de carvalho

Maior Condomínio edilício. Gigante.
Com 1.160 apartamentos, o prédio em forma de S, projetado por Niemeyer, fica no Centro da cidade de São Paulo.


Edifício Copan - tem seu próprio CEP

Maior residência
Mega mansão de família bilionária em SP é maior que a Casa Branca, tem 11 mil m², 130 cômodos, 9 elevadores e é a 11ª maior residência do mundo.


https://clickpetroleoegas.com.br/mega-mansao-de-familia-bilionaria-em-sp
-e-maior-que-a-casa-branca-tem-11-mil-m%C2%B2-130-comodos-9-elevadores-e-e-a-11
a-maior-residencia-do-mundo-rpc95/

Maior prédio residencial do Brasil

"Prédio residencial mais alto do mundo, com 540 metros de altura, foi lançado com 228 apartamentos, elevadores privativos e valores a partir de R$ 28 milhões

A cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, acaba de entrar para uma nova era da habitação de luxo. O Senna Tower, anunciado como o edifício residencial mais alto do mundo, ultrapassa os 550 metros de altura e se apresenta como marco de engenharia e exclusividade no Brasil."


https://portal6.com.br/2025/11/15/predio-residencial-mais-alto-do-mundo-com-540-metros-de-altura-foi-lancado-com-228-apartamentos-elevadores-privativos-e-valores-a-partir-de-r-28-milhoes/


Melhor hotel na Mata Atlântica
O Palácio Tangará, localizado em meio à mata atlântica do Parque Burle Marx, na zona sul de São Paulo, é um verdadeiro oásis urbano. Cercado por vegetação nativa e pelo som dos pássaros, o hotel oferece uma atmosfera de tranquilidade e luxo incomuns na capital paulista. O nome “Tangará” vem de um pássaro raro da região, e a inspiração europeia em sua arquitetura faz jus ao título de um dos hotéis mais luxuosos do Brasil.

https://www.tnh1.com.br/variedades/hotel-
lembra-palacio-europeu-
mas-fica-no-meio-de-uma-floresta-do-brasil-com-diaria-de-ate-r-40-mil/

Maior Horta Urbana da América Latina

Inaugurada em Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, em 02.11.25

https://diariodorio.com/rio-passa-a-ter-a-maior-horta
-urbana-da-america-latina/

Maior piscina
Com 20 mil metros quadrados e 47 milhões de litros de água cristalina, a maior piscina do Brasil está no condomínio de luxo Brasil Beach Home Resort, em Cuiabá, no Mato Grosso. A estrutura foi inaugurada em 2016.

https://www.moneytimes.com.br/saiba-onde-fica-a-maior-piscina-do-brasil-
que-tem-tamanho-de-quase-tres-campos-de-futebol/

E no exterior, chamou minha atenção este trem cargueiro operando na Austrália:

"Em 21 de junho de 2001, no coração da árida Austrália Ocidental, a BHP Iron Ore fez história com  um trem com 682 vagões e oito locomotivas percorrendo 275 km entre as minas de Newman e Yandi e o porto de Port Hedland marcando um ponto de virada na engenharia ferroviária.

Com 7,3 km de comprimento e pesando 99.732 toneladas, esse gigante de aço conquistou um lugar no Guinness Book of World Records como o trem de carga mais longo e pesado do mundo. Mais de vinte anos depois, seu feito permanece imbatível."


https://www.terra.com.br/mobilidade/o-trem-de-carga-mais-longo-do-mundo-sete-quilometros-de-aco-682-vagoes-e-um-recorde-que-permanece-imbativel-20-anos-depois,1628c45d565d13e3aab46b54b30a811ehzwbq2qh.html?utm_source=clipboard

E na China, foi inaugurada a maior ponte suspensa do mundo, com 10 quilômetros de extensão, seis pistas e trilhos para trens de alta velocidade.


https://terrabrasilnoticias.com/2025/11/inaugurada-a-maior-ponte-suspensa-do-mundo-com-10-quilometros-de-extensao-seis-pistas-e-trilhos-para-trens-de-alta-velocidade/


Finalmente, por hora, a maior aeronave do mundo, projeto da empresa Radia, do Colorado (EUA).




O WindRunner, com 108 metros de comprimento e 80 metros de envergadura, promete simplificar as operações logísticas de turbinas eólicas pelo mundo. A aeronave utilizará pistas de terra de apenas 1,8 km de extensão, possibilitando o acesso a áreas remotas nos próprios parques eólicos.

A empresa Radia, do Colorado (EUA), pretende revolucionar o setor com o WindRunner, uma aeronave gigante projetada para transportar peças volumosas diretamente por via aérea até os locais de instalação.

O futuro WindRunner, promete ser a maior aeronave do mundo ao entrar em operação por volta de 2031.