11 de abril de 2025

Atrações, arquitetura e praias em Niterói

A cidade de Niterói está sendo repaginada, especialmente no Centro, que estava muito degradado.

Abaixo o projeto da Av. Amaral Peixoto, uma das principais da cidade.

Hoje Espaço Cultural, este belo prédio abaixo abrigava a sede do Correios, ao tempo em que a Cidade era capital do Estado do Rio de Janeiro, antes da fusão.



À luz do dia, o mesmo prédio.


Agora abrigando a Câmara Municipal, no passado era a Assembleia Legislativa do Estado. 


Na mesma praça, e defronte à Câmara Municipal, funciona a Biblioteca Municipal (abaixo), ótimo local para estudo e pesquisa.


A seguir o prédio (duas fotos) do Palácio do Governo, ao tempo do Estado do Rio de Janeiro, de onde governaram, entre outros, Ernane do Amaral Peixoto e Miguel Couto Filho.

Agora museu, com um acervo constituído de aproximadamente 4.800 peças, entre mobiliário, porcelana, acessórios de indumentária, cristais, esculturas, fotografias e numismática, destacando-se peças . Possui cessão de uso da Pinacoteca Lucílio de Albuquerque com cerca de 120 obras de diversos artistas, destacando-se peças do Mestre Vitalino, Zé Caboclo, Carrancas do Guarani e esculturas de Mudinho.



Pertence, ainda, ao governo municipal, o Solar do Jambeiro, próximo ao Museu do Ingá. Nas duas próximas fotos.




E as famosas, concorridas e aprazíveis praias da cidade de Niterói, em especial as oceânicas. E, ainda e finalmente, outros locais para visitação. O MAC e a Ilha da Boa Viagem, em vários ângulos.
































Até em "50 tons de cinza" a cidade é bonita. Guarda seus encantos.



E até com chuva.




2 comentários:

RIVA disse...

A repaginação da Av Amaral Peixoto, com seu estreitamento e ampliação das calçadas, está muito interessante no papel, mas tem que vir acompanhado de um projeto inteligente de renascimento do comércio local, bem como captação de
investimento privado maciço em retrofits dos prédios com até 80 anos de idade.

A questão do trânsito caótico da cidade, que afugenta moradores e investidores, tem que ser encarada com ousadia, só possível com uma gestão de Engenharia de Tráfego desprovida de viés político ... ou seja, impossível.

Mas assim é em todo o país ... a polarização política empobrece a alma, represa o desenvolvimento/conhecimento das próximas gerações, e com isso, não evoluímos na organização urbana e social.



Jorge Carrano disse...

Até Arariboia foi deslocado, nesta remodelação do Centro da cidade.