5 de outubro de 2024

Onde votar é fácil saber; difícil é em quem votar

 

Se esqueceu onde vota, ou é a primeira vez, ou pediu transferência de seção eleitoral, você tem fontes confiáveis e fáceis de consultar, com dado atualizado. 

Amanhã (06/10), no horário compreendido entre às 8:00 e às 17:00 horas, pelos horários de Brasília,  acontecerá o primeiro turno das eleições municipais de 2024 e, para os eleitores que precisarem, é possível consultar o local de votação; seja no aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, seja no site do Tribunal Superior Eleitora (https://www.tse.jus.br/#/), o local de votação já aparece atualizado.

Em assim sendo, se você fez solicitação de transferência da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará o novo lugar a que você deverá comparecer, com endereço completo do local, zona e seção.

No portal do TSE, você deve acessar a aba “Serviços eleitorais”, localizada no topo da página eletrônica, e, em seguida, em “Local de votação/zonas eleitorais”. Será redirecionado para novo espaço online, onde deverá selecionar a opção “Consulte Onde Votar”, logo após o título.

Na página com o título “Atendimento eleitoral”, no oitavo item, basta preencher o primeiro campo com o nome, o número do título de eleitor ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, o você deve completar a data de nascimento, o nome da mãe e clicar no ícone “Entrar”.

Também é possível consultar via o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, que informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor.

Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones que operam os sistemas Android e IOS.


Nota: extraído da matéria https://diariodorio.com/saiba-como-consultar-seu-local-de-votacao-pela-internet/?utm_campaign=News+Di%C3%A1ria&utm_content=Saiba+como+consultar+seu+local+de+vota%C3%A7%C3%A3o+pela+internet+-+Di%C3%A1rio+do+Rio+de+Janeiro&utm_medium=email&utm_source=dinamize&utm_term=News%2C+04%2F10%2F2024 publicada no Diário do Rio.


1 de outubro de 2024

(Dr.) Google e a arritmia cardíaca



Sim, sou assistido por um competente cardiologista, que apoiado numa bateria de exames clínicos e de imagem diagnosticou minha arritmia.

Mas como passei por uma dura experiência, que foram dez dias numa UTI, onde cheguei em estado de emergência, agora estou cauteloso, prudente, para não admitir que temeroso.

Li as bulas da medicação prescrita, diminui ainda mais a já limitada cervejinha e me exercito um pouco, na bicicleta ergométrica, exercícios recomendados pela fisioterapeuta e caminhadas.

Para saber um pouco mais deste inimigo, chamado arritmia, resolvi consultar o Google, também.

Basicamente, as opiniões, as causas e as recomendações e cuidados são os mesmos já sabidos, mas quod abundat non nocet, locução latina bastante usada no campo do Direito, mas aplicável a outros segmentos.

Eis o elementar, sintetizado:



Estão aí, printadas, as recomendações de como evitar e controlar a arritmia.

O mais difícil, complicado, beirando o impossível, está a redução do estresse.

Como fazer? Apertando o botão "phodace"?

NOTAS:

1. Quod abundat non nocet: tradução e significado normalmente aceitos são: o que abunda não prejudica.

2. Uma de minhas grandes decepções foi conhecer uma UTI hospitalar. Nada do que eu imaginava em termos de silêncio, austeridade, cuidados especiais.

3. Ler bula é broxante, desanimador ... melhor não.

4. Para um carnívoro inveterado de repente migrar para legumes e verduras é um castigo, mas menor do que o risco da desobediência.

5. Phodace ou phodasse? Há controversias.