30 de janeiro de 2019

ESTUPRO X CASTRAÇÃO




                ESTUPRO X CASTRAÇÃO

Esta sentença, proferida na então província de Sergipe, em 1833, trata de uma acusação de atentado violento ao pudor. Embora muitos garantam a autenticidade da peça até indicando  que o original dela está guardado no Instituto Histórico de Alagoas, há quem questione. Leia o texto:
"O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de tocaia em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará.
Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova.
CONSIDERO:
QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ella e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana;
QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer; conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas;
QUE Manoel Duda é um sujetio perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.
CONDENO o cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa. Nomeio carrasco o carcereiro.
Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.
Manoel Fernandes dos Santos , Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha (Sergipe), 15 de outubro de 1833.


NOTAS do blogueiro:

1)   Poderá ser lida através do link abaixo:

2)   Imagens relacionadas:

3)   Este caso não é verídico? Seria fake news? Boato?
Leiam em:
https://www.boatos.org/brasil/estupro-punido-com-castracao.html





28 de janeiro de 2019

DESPEDIDAS


Os mais idosos hão de se lembrar do Silvio Caldas, um dos cantores populares de maior sucesso no século passado.

Conhecido pelo apodo de "Caboclinho querido", deixou gravações antológicas como a da canção "Chão de Estrelas", que tem versos primorosos de Orestes Barbosa.

No final da sua vitoriosa carreira, promoveu várias apresentações de "despedida". Anunciava o show como sendo o último, o da despedida dos palcos, mas passado certo tempo anunciava outro com a mesma finalidade.

Por isso ganhou também o apelido de "Cantor das despedidas". Leiam em


Pois bem. Também eu, enquanto blogueiro, já me despedi várias vezes, ameaçando descontinuar o blog. A última vez foi em novembro passado, quando o blog completou 9 anos de  existência.

Mas tive uma recaída e aqui estou eu, de volta. Tinha decidido canalizar o tempo disponível para escrever um livro, mas qual o quê. Fiquei no perfil dos personagens sem inspiração e talento para faze-los interagir.

Aqui posso perpetrar bobagens sem grandes pretensões literárias e sem preocupação com frases aforísticas.

Mario Jorge Lobo Zagalo diria, "vocês vão ter que eme aturar". Não é o meu caso porque acessar este blog não é uma obrigação, uma rotina, como era acompanhar a seleção nacional.

Continuarei disponibilizando o espaço para amigos e parentes que queiram enriquecer este sitio com suas histórias vividas e ficcionais, suas narrativas de viagens, suas opiniões e suas criticas.

Não faça cerimônia para aplaudir, sentado ou de pé,  quando eventualmente algum texto for de seu agrado.

#vamosemfrente

7 de janeiro de 2019

YOGA & MEDITAÇÃO


Está na hora de você levar a cabo suas promessas, os compromissos assumidos com você mesmo de este ano fazer regime, matricular-se numa academia e/ou fazer meditação.


Livre-se do stress, ou minimize seus efeitos danosos, praticando yoga e meditação.

Espaço Dharma Bhümi

Visite o espaço Dharma Bhümi, instalado no Center IV, prédio localizado na Rua Gavião Peixoto, 182, em Icaraí. Próximo do Campo de São Bento.

O espaço funciona na sala 713. Visite para conhecer, fazer uma aula experimental, sem custo e verificar dias e horários disponíveis.

Ou acesse o site cujo link está a seguir
http://www.dharmabhumi.com.br/ 
e/ou telefone para 97008-5889 para se informar melhor.

Uma vez ao mês, você terá a opção de praticar ao ar livre, em recanto sossegado da praia da Boa Viagem por detrás do MAC. Vide foto do ano passado.



Tenha um Feliz Ano Novo, com muita saúde e paz.