23 de setembro de 2025

Os discursos

Sou descrente quanto a atuação e por isso tenho sido crítico em relação ao papel da ONU.

Conceito do papel da Organização das Nações Unidas, com o auxílio luxuoso da IA:

"O papel da Organização das Nações Unidas (ONU) é promover a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações, garantir a cooperação internacional na resolução de problemas globais (económicos, sociais, culturais e humanitários) e promover o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais de todos. A ONU atua através do diálogo, da diplomacia e da construção de consenso, buscando soluções para os desafios mundiais através do multilateralismo e da solidariedade."


Manhã de 23 de setembro de 2025, na sede da ONU

Hoje mudei de ideia. A uma porque o Trump desqualificou, desancou o organismo internacional. Se ele é contra e critico ferino, então a entidade tem algum valor. 

Guterres discursando

A segunda razão da mudança de entendimento, foi a figura e o discurso do Secretário-Geral - António Guterres - que pouco conhecia, exatamente por conta de minha descrença naquela organização.

Deixou-me boa impressão. E seu discurso me agradou.

Preciso, talvez, rever minha opinião.



E Lula? Bem, quando ele se atem ao que está escrito pelo corpo diplomático ou ghostwriter qualificado para assuntos políticos, o resultado é bom, em geral.

Ele tem traquejo de palanque, de caminhão de som em discursos sindicalistas.

Como um zagueiro vigoroso chutou a canela do Trump,  com disposição entrou duro, dividindo. De meu sofá, acompanhando como um VAR parcial, vestido com as cores da soberania nacional, meu olhar era de aplauso e reconhecimento pelo desempenho.

Quanto ao Trump, foi o autorreferente de sempre. Fez, aconteceu, acabou com guerras, criticou severamente seu antecessor no governo americano, açoitou a ONU e jactou-se por expulsar  imigrantes, fez pouco caso das mudanças climáticas, afirmou que energias renováveis são falácias, caras e ineficazes ... e como não poderia deixar de ser voltou a lembrar seu nome para receber o Nobel da Paz.


9 comentários:

Jorge Carrano disse...

Do discurso do Guterres:
"A impunidade é a mãe do caos – e gerou alguns dos conflitos mais atrozes de nossos tempos.
Nada pode justificar os horríveis ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro e a tomada de reféns, ambos os quais condenei repetidamente. E nada pode justificar a punição coletiva do povo palestino e a destruição sistemática de Gaza."

RIVA disse...

Vi a filmagem dos bastidores da chegada do TRUMP com a esposa, e foi muito estranho : a escada rolante estava funcionando, e parou/enguiçou exatamente quando a Melania e ele pisam na escada !!

Também percebi quando o teleprompter do Lula falhou, mas eu na hora pensava que era ponto eletrônico no ouvido. Se vcs reverem o discurso, vão ver que Lula fica meio confuso, até erra uma palavra, e encerra o discurso com uma saudação - não tinha como continuar.
Trump entrou então, criticando a escada rolante e o teleprompter, diz que não precisa dele ironicamente, e vai de improviso.

Quanto aos discursos : ambos mentem, o que é normal em políticos. Lula chega a dizer que em 2 anos reduziu em 50% as queimadas na Amazônia. Trump exagerou nas mentiras e nos auto elogios. Um show de fazer inveja a Carequinha e Fred.

Temos agora um cenário MUITO interessante, vou resumir : os elogios surpreendentes do TRUMP a LULA foram :
- por interesse em conseguir terras raras e a água do nosso subsolo
- ou é uma isca para atraí-lo para o Salão Oval, e trucidá-lo como fez com o incauto do Zelenski ?

Outro ponto : Eduardo Bolsonaro não vai dormir por muitos dias depois de assistir essa estranha "aproximação" do TRUMP ao Brasil ...... eu gostaria de saber o que o RUBIO pensa disso tudo que aconteceu.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos dessa novela mexicana do SBT.

Jorge Carrano disse...

Trump criticou duramente os países europeus pela política de abertura a imigração.
E criticou nominalmente o prefeito de Londres. Os ingleses deveriam reagir contra esta ingerência. Tipo fock you ou motherfucker.

Jorge Carrano disse...

Em compensação, Donald Trump, que vinha defendendo que ucranianos cedessem territórios aos russos como forma de negociar o fim da guerra, afirmou nesta terça-feira, 23, que a Ucrânia, “com apoio da União Europeia, pode recuperar o território ora ocupado pela Rússia.

Jorge Carrano disse...

Qual terá sido a reação de Putin após Donald Trump, mudar sua retórica sobre a guerra na Ucrânia e afirmar nesta terça-feira (23) que acredita que a Ucrânia pode reconquistar todo o território que a Rússia tomou desde o início da guerra.

Jorge Carrano disse...

Trump fez um discurso de quase uma hora, estilo Fux.
Para meu gosto Lula colocou energia e empolgação, num discurso de estadista, muito bem costurado pela equipe diplomática. Sem sair do script foi muito bem.

Jorge Carrano disse...

Quanto a cautela, pelo risco de armadilha, a comparação seria melhor com o ocorrido com Ramaphosa, da África do Sul.

RIVA disse...

O WW de hoje da CNN BRASIL (William Waack e convidados) debate em sua 1ª parte exatamente o que pode acontecer nesse encontro TL (Trump-Lula), e parece que ninguém pode dizer nada, dada a imprevisibilidade do Trump ... qual será a pauta ? Haverá pauta, será respeitada ? Vai ser presencial, virtual ?
É ou não uma armadilha ?

Jorge Carrano disse...

Trump não só não recebeu o Nobel, como terá que amargar a vitória de uma venezuelana: Maria Corina.