25 de setembro de 2025

Filho de peixe peixinho é.

Personagens, fatos e circunstâncias explicam muita coisa. Mas o que melhor encerra o dito do título, é outro adágio, menos recorrente: "pé de manga não dá jaca."

Ou, semelhante na ideia: "o abacate não cai longe do pé".

A associação que pretendo fazer está simbolizada nas imagens a seguir:



Netanyahu e filho



Bolsonaro e filho

Fatos e circunstâncias que explicam as coisas, também se explicitam em imagens:

30 de agosto de 2019


Responsáveis pelo injustificável tarifaço

Vejamos alguns dados constantes da Wikipédia:


Yair Netanyahu nasceu em Jerusalém , filho de Benjamin Netanyahu e sua esposa Sara.
Em novembro de 2020, Netanyahu lançou seu próprio podcast de direita chamado The Yair Netanyahu Show , com episódios em inglês e hebraico. Seu primeiro convidado foi o político brasileiro Eduardo Bolsonaro , o terceiro filho do presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
De acordo com o Haaretz , Netanyahu usa as redes sociais "para o benefício de espalhar mentiras, difamação e calúnia contra aqueles que são percebidos aos seus olhos como inimigos do campo liderado por seu pai". Ele é conhecido por defender seu pai nas redes sociais. 


Alinhado com posições da direita, Eduardo é conhecido pelas polêmicas juntamente com seu pai em se opor ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e política de cotas, também pretende criminalizar o comunismo no Brasil. É considerado por parte da imprensa brasileira como um político ligado à extrema-direita.

Em outubro de 2018, circulou nas redes sociais um vídeo de Eduardo Bolsonaro feito em 9 de julho do mesmo ano em um curso no município de Cascavel, no Paraná, para interessados em prestar concursos públicos. Durante a filmagem, que foi postada no YouTube, o deputado é questionado sobre como reagiria caso o Supremo Tribunal Federal (STF) indeferisse a candidatura de seu pai, Jair Bolsonaro. Eduardo afirmou no vídeo que o bastaria um "cabo e um soldado" se alguém "quiser fechar o STF". Em sua fala na íntegra, o parlamentar disse: "Mas se o STF quiser arguir qualquer coisa, sei lá – recebeu uma doação ilegal de cem reais do José da Silva… pô, impugna a ação dele… a candidatura dele. Eu não acho isso improvável, não. Mas aí vai ter que pagar para ver. Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá, cara: 'se quiser fechar o STF, você sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo'. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não. O que que é o STF, cara? Tira o poder da caneta de um ministro do STF, o que ele é na rua? Você acha que a população… Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação a favor dos ministros do STF?".
Junto do blogueiro de extrema-direita Paulo Figueiredo, Eduardo Bolsonaro é tido como líder do lobby anti-Brasil nos Estados Unidos em 2025, articulando ativamente punições a autoridades brasileiras. Ambos admitiram participação em reuniões em Washington onde se discutiram sanções e tarifas comercias contra o Brasil; com efeito, em uma sabatina no podcast Inteligência Ltda., confessaram não apenas saber da possibilidade de taxação por Donald Trump, como terem opinado favoravelmente a ela.

Notas:
1. Os grifos nos verbetes foram feitos por mim, para destacar.

2 comentários:

Jorge Carrano disse...

Vocês sabiam da ligação entre Yair Netanyahu com Eduardo Bolsonaro?

Jorge Carrano disse...

Paulo Figueiredo , jornalista, residente nos USA, é neto de João Figueiredo, o último presidente da ditadura militar que governou o Brasil entre 1979 e 1985.
O do “prendo e arrebento”, lembram?
Nome completo Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho.
Foi sócio de Trump na construção do Trump Hotel no Rio (que depois perdeu a marca e se tornou Hotel Ish)
- Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/05/15/quem-e-o-ex-jovem-pan-paulo-renato-de-oliveira-figueiredo-filho.htm?cmpid=copiaecola