No dia 20 de novembro de 2009, este blog, que tem o nome fantasia de "Pub da Berê", entrava no "éter".
Éter entendido aqui em seu segundo significado: "É uma substância hipotética que se acreditava preencher todo o espaço, até mesmo o vácuo, sendo considerado um meio para a propagação da luz e de outros fenômenos eletromagnéticos."
Serão, portanto, 16 anos de existência. Teve altos e baixos, mais estes do que aqueles, mas sobrevivendo graças a generosidade de amigos.
Alguns destes amigos, somados a alguns parentes, ousaram até mesmo, a todo risco, aqui publicar postagens abordando os mais diferentes temas.
Tal diversidade de assuntos conjumina com o espírito do título Generalidades Especializadas.
As redes sociais ganharam força, utilização, e se tornaram quase que obrigatórias, como possuir CPF (CIC), ou endereços eletrônicos quando estes foram criados.
Este crescimento das redes sociais, aliado ao concomitante desprestígio dos blogs, foi responsável pelo êxodo dos poucos mas fieis seguidores de blogs amadores como este aqui.
Forçoso admitir que o conteúdo (ausência ou pobreza de) também contribui para a fuga, abandono, deste espaço virtual.
E a malsinada política, claro, teve uma dose de responsabilidade.
Inobstante todas estas pedras no meio do caminho (licença Drummond), aqui estamos neste CTI literário, respirando por aparelhos e com alimentação venosa.
Todos já ouviram falar do mens legis, que no terreno jurídico vem a ser o espírito da lei. Pois bem, o espírito do blog era perpetuar casos, fatos e histórias da família, para que os pósteros pudessem ter fonte confiável de consulta.
Senti esta falta quando da tentativa de obter cidadania italiana, para transferir aos meus filhos. Faltavam documentos, dados, sobravam divergências até em grafia de nomes, de tal monta que me levaram à desistência.
No correr do tempo fomos diversificando assuntos, agregando textos de terceiros, e até criamos um nome fantasia por sugestão de seguidor, que comparava nossas trocas em comentários, como se estivéssemos num bar. Como sou esnobe (snob) sugeri trocar o bar por pub.
Sinto saudades dos que partiram deste mundo, lamento pelos que sumiram sem deixar rastros, e agradeço aos que se mantêm fieis, comentando ou não, mas presentes.
Reitero, ainda, meus agradecimentos a Erika France, que construiu este blog e me ensinou a opera-lo.
12 comentários:
Parabéns por mais um ano neste mar infindável! Sinto-me honrada em fazer parte da história deste blog tão longevo. Que venham muitos anos ainda! 🍾🥂
Valeu, Erika!
De novo, obrigado.
Bjs.
Vou comentar again : o GE é uma pérola. É aquele livro que vc pode abrir em qualquer página, que será muito informativo, engraçado, crítico, uma obra prima que registra um período das nossas vidas com fatos marcantes, em diferentes intensidades para cada um de nós.
Sendo chato ...imagina se indexado for, seja por assunto, por autor .....
GE é eterno !
Aviso ao distinto público que tal generosidade, tais encômios, são devidos ao ano de assinatura que o Riva ganhou, inteiramente grátis.
É só acessar o endereço eletrônico usando seu (dele) próprio navegador e tem acesso imediato às postagens.
rsrsrsrs
Carrano, parabéns pelo aniversário do seu blog. Apesar de não ser frequentador assíduo, delicio-me com os comentários nele exibidos, principalmente sobre nosso tempo de Liceu. Um grande abraço.
Com toda humildade, deixando de lado a vergonha/pudor, enviei o link para 13 antigos seguidores - alguns inclusive colaboradores, com posts aqui publicados - e para minha decepção não obtive um só retorno.
Dois deles, inclusive, bloquearam minhas mensagens.
Moral da história? Um blog cria pontes, mas também é capaz de construir fosso com jacarés.
Motivos? Vai saber, tantas são as possibilidades. Ficaria feliz se tivessem sido explicitadas direta e objetivamente aqui mesmo neste espaço.
Mas vida que segue ...
Carlinhos, velho amigo e amigo velho, como eu (octogenários). Amizades antigas são fruto de respeito, empatia, afinidades, transparência, lealdade.
É um enorme prazer tê-lo no rol das amizades sólidas, não obstante a raridade de encontros presenciais.
Forte abraço.
Bloqueio ? Única explicação é algum posicionamento político, nesse cenário lamentável em que estamos .....releva, amigo !
O GE é hoje, sem nenhuma sombra de dúvida, minha leitura preferida - já o é há tempos, para reler e reviver momentos diversos da minha vida, da nossa vida, de tudo.
Como disse antes, é só escolher o ano e ir percorrendo os temas diversos.
E saudade, muita mesmo do meu mano Freddy .... que se comunicava muito conosco por aki, postava e debatia qualquer assunto.
Freddy foi importante protagonista neste blog. Debatia em comentários, postava sobre assuntos variados e nos apresentava a novidades, como por exemplo os drones, agora largamente difundidos e utilizados, em atividades bélicas e comerciais: R.I.P em latim e inglês:
Requiescat in pace
Rest in peace
O filósofo romano Cícero afirmou que a amizade verdadeira só existe entre os bons. Para ele, "amizade é uma extensão da virtude, baseada na confiança, na lealdade e no respeito mútuo. Amigos não são cúmplices de erros, mas aliados na busca do bem". Cícero via a amizade como um bem em si, não como meio para vantagens.
“A amizade não pode existir senão entre homens de bem.” — Cícero
Parabéns pelo aniversário! O blog continua interessante e relevante como sempre foi!
Numa licença poética, classifico como "nepotismo literário" seu generoso comentário, RC.
Mas obrigado.
Postar um comentário