5 de julho de 2025

Propaganda enganosa

Depois de enaltecer e ressaltar virtudes da cidade de Viena, capital da Áustria, pretendia eleger uma cidade brasileira que merecesse o mesmo destaque.

Pesquisa daqui, consulta de lá, uma manchete chamou minha atenção pelo exagero geográfico e pelo marketing apelativo, para dizer o menos, eufemisticamente, posto que parece ser fake.


A foto acima se refere a cidade de Cordislândia, localizada na região sul de Minas Gerais, que tem marketing ativo e criativo, mesmo utilizando "forças de expressão" ou "licença poética".

A matéria que menciono é encontrável em: https://clickpetroleoegas.com.br/a-cidade-mineira-que-virou-a-toscana-brasileira-com-vinicolas-premiadas-arquitetura-rustica-e-aluguel-disputado-nos-fins-de-semana-vml97/

Vejam a manchete: "A cidade mineira que virou a “Toscana brasileira” com vinícolas premiadas, arquitetura rústica e aluguel disputado nos fins de semana."

""Cordislândia (MG) vem sendo chamada de “Toscana brasileira” por unir vinhos premiados, paisagens rurais e turismo de luxo em pleno Sul de Minas.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
No sul de Minas Gerais, entre colinas verdes e estradas cercadas por araucárias, uma cidade até então discreta se transformou em um dos destinos mais desejados do turismo rural de luxo no Brasil. Estamos falando de Cordislândia, que vem ganhando fama como a “Toscana brasileira”, graças ao surgimento de vinícolas premiadas, pousadas charmosas e uma atmosfera que mistura rusticidade com sofisticação.

Vista parcial
Com clima ameno, paisagens bucólicas e uma rota do vinho em expansão, a cidade vem atraindo enófilos, casais em busca de experiências românticas e turistas que procuram uma alternativa às regiões vinícolas mais conhecidas do país."".

Bem parece não haver unanimidade, e antes pelo contrário bastante discordância, conforme comentários veiculados na própria matéria.

Eis, apenas para ilustração, um dos comentários supracitados: "Assisti um vídeo sobre Cordislândia e não tem nada a ver com o q mostra nessa matéria, é apenas uma cidadezinha mineira comum."

Será que estamos diante de um caso de propaganda enganosa, capitulada no Código de Defesa do Consumidor?
Eis o texto da lei:
Lei nº 8.078  - Código de Defesa do Consumidor, de 11 de setembro de 1990.
Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1º É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

Bem, comparar uma apequena cidade com a região da Toscana, onde se encontram cidades históricas, do porte e relevância de Florença, Pisa, Siena e San Gimignano, para citar as mais importantes, é desonestidade intelectual.

Siena, na Toscana - cidade medieval preservada

And last but not least, sobre vinhos, lembro que na região da Toscana, especificamente na comuna de Montalcino, na província de Siena, Itália, é produzido o Brunello di Montalcino, um vinho tinto DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), um dos melhores que já degustei entre os que estão (ou estiveram) ao alcance de meu orçamento.

Ainda prefiro a Serra Gaúcha, com todo respeito aos moradores de Cordislândia, para vinhos e outras delícias gustativas, e até para deleite visual e olfativo.

Um comentário:

Jorge Carrano disse...

As assessorias de imprensa de pequenas cidades mineiras têm feito bom trabalho de divulgação.
Haja vista recentes matérias sobre Lavras Nova, Cordislândia e Santa Bárbara.
Agora é de Timbó, em Santa Catarina, que faz seu marketing, apregoando ser a cidade mais europeia do Brasil. Vejam em:
https://www.gazetasp.com.br/gazeta-mais/dicas-da-gazeta/cidade-mais-europeia-do-brasil-une-cultura-e-belezas-naturais/1158228/