17 de outubro de 2022

Uma torcida a procura de um time para torcer

Um antiga peça teatral, salvo engano de Pirandello, inspira o título desta postagem: "Seis personagens a procura de um autor".

Não se pode ir além disto, procurando na trama/drama teatral situações análogas à que se encontra o clube cruz-maltino.

Vou direto ao ponto. A  torcida do Vasco acaba de ser declarada patrimônio imaterial e cultural do Estado. Por lei.

https://www.lance.com.br/vasco/torcida-do-vasco-e-declarada-patrimonio-cultural-e-imaterial-do-estado-rio-de-janeiro.html

Esta torcida, por sua paixão, fidelidade e comprometimento com o Clube, merecia um time competitivo, vencedor

Pode ser que a transformação de seu futebol numa sociedade anônima, nos moldes europeus, com gestão profissional (comercial, claro) recoloque o Vasco de volta no patamar que ele ocupou durante décadas.




A estimativa, diria eu bem conservadora, é de que somos 10.000.000 de aficionados, que merecemos reviver as glórias das décadas de 30, 40 e 50 do século passado.

Reviver no meu caso e de muitos outros que estamos com o prazo de validade vencido (quando nasci a expectativa de vida era de 48 anos). 

Mas para meus filhos, e principalmente neto, coitados, ainda não puderam comemorar, sentir a emoção decorrente de um título importante.

O resultado do jogo de ontem ( empate com o Sport Recife), se mantido nos tribunais, terá uma dádiva dos astros, não os que estiveram no gramado, mas dos celestes.

Até porque, convenhamos, chamar de astros alguns jogadores do atual elenco, é no mínimo um desrespeito com o SOL, por exemplo, que considero o Rei deles.


2 comentários:

Jorge Carrano disse...


E o resultado citado, de empate com o Sport Recife, só é favorável para retorno à série "A".

Ou seja, nada excepcional. Mas estamos nos contentando com pouco ultimamente.

RIVA disse...

O jogo foi horrível em todos os sentidos.

E acho, acho não, tenho certeza que EURICO estava presente, pois aquele "penalty" aos 45 do segundo tempo tem a marca dele. Baixou lá, com certeza !

O SPORT deveria ser severamente punido pelo STJD ou FIFA, sei lá, assim como aquele babaca que bateu o penalty e foi provocar a torcida do SPORT, num cenário daqueles !

Se houvesse o que houve na Indonésia, com quase 200 mortos, quem seria o culpado ?
Esse babaca com certeza !

Mas num lugar que pode ter como presidente um criminoso que mofou mais de 500 dias na prisão, condenado em 819 instâncias ..... tudo pode acontecer, até mesmo nada acontecer com o SPORT e com o babaca.

VIVA A IMPUNIDADE !