23 de junho de 2026

OSTEOARTRITE (ARTROSE)

Dores no joelho esquerdo, muito desconforto especialmente em estado de repouso.

Joelheira serva para estabilidade

Fiz de um tudo, pomadas e cremes, fisioterapia, massagem, ginástica; tomei anti-inflamatórios, fiz infiltração de corticoide e depois do milagroso ácido hialurônico.

Matos, ervas, unguento, sucodeminhapica, esporrodecocoroca, e outas substâncias milagrosas, tampouco resultaram sequer em melhoria.

E as dores continuam, firmes e fortes. Falta a prótese ... e vai continuar faltando.

Li todas as matérias disponíveis, principalmente as que passaram a invadir minhas mídias eletrônicas após pesquisas que efetuei sobre o tema.

"Injeção que cria cartilagem no joelho é a nova esperança contra lesões e artrite. Terapia foi testada com sucesso em animais e tecidos humanos e terá novo estudo com comprimido."

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2026/01/10/injecao-que-cria-cartilagem-no-joelho-e-a-nova-esperanca-contra-lesoes-e-artrite-entenda.ghtml#:~:text=Cientistas%20criaram%20uma%20inje%C3%A7%C3%A3o%20capaz,ser%C3%A1%20testada%20em%20ensaios%20cl%C3%ADnicos.

"Artrose no joelho: o que há de novo para evitar a prótese por mais tempo."

https://stories.cnnbrasil.com.br/saude/artrose-no-joelho-o-que-ha-de-novo-para-evitar-protese-por-mais-tempo/

"Artrose no joelho em adultos ativos amplia busca por tratamentos menos invasivos."

https://jovempan.com.br/saude/artrose-no-joelho-em-adultos-ativos-amplia-busca-por-tratamentos-menos-invasivos.html

Artrose: Como aliviar naturalmente as dores nas articulações dos joelhos e das mãos

https://www.tuasaude.com/news/2026/06/05/artrose-como-aliviar-naturalmente-as-dores-nas-articulacoes-dos-joelhos-e-das-maos/ Artrose: Como aliviar naturalmente as dores nas articulações dos joelhos e das mãos

Ditado português, de corrente uso na família de minha mãe: "o que não tem remédio, remediado está".

Melhor considerar a pregação e assumir:

Considerações sobre o tema: ARTROSE

"São pelo menos 30 milhões de brasileiros vivendo com artrose, segundo o Ministério da Saúde. Esta é a doença mais prevalente em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das pessoas acima dos 50 anos de idade já apresentam algum grau de degeneração. Se for analisada a faixa etária dos 70 a 75 anos, essa taxa sobe para 80%."

O que é a artrose e como tratá-la?

A artrose é um processo de degeneração da cartilagem das articulações, principalmente na região das mãos, dos joelhos e dos quadris. A condição costuma aparecer em pessoas acima de 50 anos. Ao afetar as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações, e gerar o desgaste, aumenta o atrito entre os ossos, o que provoca dor, desconforto, deformações e inflamações, e pode dificultar ou até mesmo impossibilitar movimentos.

E são justamente esses movimentos que podem trazer a solução para esses sintomas — o treinamento 3Dimensional é um exemplo disso. A técnica traz como essência o tratamento de dores por meio dos movimentos, com foco na reabilitação e descoberta das causas daquela dor, levando diversos fatores em consideração, inclusive os emocionais.

Com o treinamento 3Dimensional analisamos a ligação entre corpo, mente e espírito e focamos na descoberta da causa e não apenas no alívio do sintoma", explica o personal trainer Samorai, especialista em movimentos, performance, treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai.

Mesmo sem cartilagem, é possível eliminar as dores.

Ele complementa dizendo que ao entender o que está acontecendo, é possível amenizar esse problema ao conseguir corrigir o movimento. Assim, mesmo não tendo cartilagem, o efeito da falta dela não é mais observado. "Aquela pessoa que sentia muita dor no joelho quando andava, agora anda com muito menos dor, o que possibilita que ela ande, às vezes, até mesmo sem dor, porque embora a cartilagem seja muito importante, ela é importante para ajudar a compensar uma sobrecarga", explica ele.

Se é possível ter um equilíbrio tão grande, uma harmonia tão perfeita, um padrão de movimento tão bom, o joelho vai começar a funcionar muito melhor e o fato dele funcionar melhor não agravará mais o problema da cartilagem, não gerará mais dor e a pessoa consegue agora viver com artrose, não mais contra ela, como se ela nem a tivesse", conclui o personal."

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/artrose-estimular-movimentos-diminui-dores-e-fortalece-as-articulacoes,2ea4be6d6427e00326ef011ac99ea45f4fm2yp6p.html?utm_source=clipboard

https://www.youtube.com/@institutodeperformancesamo9191


Ver, ainda, usando os links:

Terapia inovadora regenera cartilagem afetada pela artrite e pode ser o caminho para evitar cirurgia

https://www.folhape.com.br/noticias/terapia-inovadora-regenera-cartilagem-afetada-pela-artrite-e-pode-ser/493828/

 

Artrose no quadril: uma abordagem completa para aliviar a dor e preservar a mobilidade.

https://www.tuasaude.com/news/2026/06/15/artrose-no-quadril-uma-abordagem-completa-para-aliviar-a-dor-e-preservar-a-mobilidade/

 


22 de junho de 2026

Meus efusivos cumprimentos a:

Telespectador assíduo do programa "Globo Rural", sem ter um palmo sequer de terra cultivada ou cultivável,  acompanho os trabalhos desenvolvidos por estas duas empresas públicas, que me deixam acreditar que no serviço público algumas coisas  funcionam ... e bem. Acima e além de ideologias políticas e cores partidárias:

EMBRAPA: 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agropecuária brasileira, e missão "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira".

Histórico

Criada em 26 de abril de 1973 como parte de um esforço da ditadura militar para fomentar a pesquisa agropecuária destinada à formação de grandes latifúndios produtores de monocultura, e "talvez tenha sido o que mais o governo militar autorizou a dotação de pessoal, recursos e condições para a pesquisa científica, com vistas ao mapeamento, à classificação e à potencialidade dos tipos de solos brasileiros", num contexto onde a "expansão da produtividade agrária para exportação era imperativa". Junto à Unicamp e ao Inmetro, é uma das iniciativas técnicas adotadas no regime pelos quais os defensores da ditadura ainda hoje buscam justificar o que seria um compromisso com a ciência.

É uma das poucas empresas brasileiras autorizadas a utilizar a insígnia da Ordem de Rio Branco, concedida em 2006.

EMATER:

A EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) é uma instituição governamental (geralmente estruturada como autarquia ou empresa pública estadual) voltada para o desenvolvimento rural e o fortalecimento da agricultura familiar.

O objeto principal da Emater é a execução de políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Isso significa levar conhecimento técnico, social e econômico diretamente ao campo. Suas principais finalidades incluem: Fomento à Agricultura Familiar: Apoiar pequenos produtores, povos tradicionais e comunidades rurais para garantir sua segurança alimentar e aumento de renda.

No campo de novas tecnologias, cumpre o papel de orientar sobre boas práticas agrícolas, pecuárias e agroindustriais (ex: manejo de solo, plantio, controle de pragas).

E, ainda, elabora projetos para obtenção de financiamentos rurais e auxiliar na emissão de documentos essenciais, como o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

Promove o uso racional dos recursos naturais e a preservação ambiental no meio rural.

A área de atuação da Emater abrange prioritariamente o meio rural e, em alguns casos, regiões periurbanas dos municípios. 


Nem tudo está perdido. Ainda há vida inteligente, trabalhadora, competente no país.


19 de junho de 2026

Outra esperança no tênis masculino

Luís Miguel

As manchetes estampavam a possibilidade. "Brasileiro de 17 anos tem chance de repetir feito de João Fonseca na final juvenil de Roland Garros."

"O último brasileiro a ser campeão juvenil de um Grand Slam do tênis foi João Fonseca, quando venceu o US Open de 2023. Luís Guto Miguel, aos 17 anos, pode atualizar a lista e repetir feito do compatriota, mas dessa vez de forma inédita - brigando pelo título de Roland Garros."

Aí veio a final e a possibilidade virou realidade.

"Guto Miguel vence, faz história e é campeão juvenil de Roland Garros."

Luís Augusto Queiroz Miguel

https://www.espn.com.br/tenis/artigo/_/id/16804231/guto-miguel-bate-norte-americano-torna-primeiro-brasileiro-campeao-torneio-juvenil-roland-garros 

As manchetes mudaram:

"Tenista de 17 anos venceu o americano Michael Antonius e ficou com a taça."

"Guto Miguel bate norte-americano e se torna primeiro brasileiro campeão no torneio juvenil de Roland Garros."

"Guto Miguel vence, faz história e é campeão juvenil de Roland Garros"

https://ge.globo.com/tenis/noticia/2026/06/06/guto-miguel-fatura-titulo-de-roland-garros-e-se-torna-1o-brasileiro-campeao-juvenil-do-grand-slam.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=materias

https://www.espn.com.br/tenis/artigo/_/id/16801133/brasileiro-17-anos-chance-repetir-feito-joao-fonseca-final-juvenil-roland-garros

Podemos ter, doravante, dois nomes para torcer: João Fonseca e Guto Miguel.

                                   👏👏👏

18 de junho de 2026

Não sei qual, mas sei quando



Não sei qual dos países africanos estará na partida final da Copa de 2030. Esta é minha dúvida – qual – pois já antecipei quando, ou seja, 2030.

Será o Egito? Será Gana? Camarões (que nem está nesta de 2026)? Argélia, Senegal, Costa do Marfim?

Estive tentado a afirmar que um país africano será campeão mundial, pela vez primeira em 2030.

O que está mais perto, pelo retrospecto e pelo fato de que será uma das sedes da próxima edição do torneio mundial, é Marrocos.

Falta um pouco de seriedade, precisam encarar menos como uma festa e mais como uma competição. Viram a festa que fizeram os congoleses, com um mero empate?

Aliás este é um dos fatores pelos quais os africanos merecem conquistar um título deste porte: eles sabem comemorar, fazer festa.

É contagiante a euforia, a alegria deles.

Boa parte dos jogadores que atuam em seleções africanas brilha profissionalmente em países europeus. Em ligas importantes, altamente competitivas, como a inglesa, a espanhola, a alemã e a francesa.

Aliás, curioso como Senegal tem em sua seleção vários jogadores que nasceram na França, assim como a França tem filhos e netos de senegaleses em sua seleção nacional.

Fruto, óbvio dos trezentos anos do colonialismo exercido pela França no país africano.

Como ocorreu com a Bélgica em relação a atual RD do Congo. Ganhamos deles numa Copa, quando o país ainda era chamado de Zaire. Lembram?

Falta, talvez, disciplina, organização. Quem sabe com a contratação de técnicos mais calejados, mais experientes em torneios competitivos, possa elevar o nível tático dos africanos e ficarem mais autoconfiantes?

E que talento inato, que instinto, que habilidade, velocidade e força física, já enaltecida.

Pode ser que a próxima Copa seja apenas um degrau que aproximará um africano do topo, mas o futebol é uma caixinha de surpresas.

Ademais e por derradeiro, esta Copa em curso ainda não terminou, estamos na fase grupos...

16 de junho de 2026

NIKITI - Notícias frescas e requentadas

Não sei se desfrutarei, mas torço para que seja realizado o projeto. 



"Projeto amplia Linha 3 e integra metrô ao futuro VLT de Niterói.

Estudo da Linha 3 do metrô prevê oito estações em Niterói; prefeitura critica traçado.

Praça do Rink - uma das 8 estações será aqui.
Ligação subaquática com o Rio de Janeiro é um dos pontos do projeto apresentado pela Coppe/UFRJ; administração municipal afirma que não foi consultada oficialmente."

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2026/06/07/estudo-da-linha-3-do-metro-preve-oito-estacoes-em-niteroi-prefeitura-critica-tracado.ghtml

https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi


Alunos da FAETEC

"Alunos da Faetec de Niterói vencem prêmio de ciência em Portugal por projeto de maca hospitalar com comando de voz.

Um protótipo desenvolvido por estudantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Niterói, conquistou o prêmio de Melhor Projeto Internacional na Mostra de Ciência Nacional de Portugal. Os alunos foram reconhecidos pelo projeto de uma maca hospitalar acionada por comando de voz."

https://temporealrj.com/faetec-premio-portugal-maca-voz/

Arena Niterói será inaugurada em 15 de junho com apresentação da seleção brasileira de ginástica rítmica.

https://niteroi.rj.gov.br/arena-niteroi-sera-inaugurada-em-15-de-junho-com-apresentacao-da-selecao-brasileira-de-ginastica-ritmica/ 

Complexo de Caio Martins, em Niterói, vai virar parque multiesportivo com 'piscinão para conter enchentes na região.

Ótima notícia para quem mora no entorno

https://diariodorio.com/complexo-de-caio-martins-em-niteroi-vai-virar-parque-multiesportivo-com-piscinao-para-conter-enchentes-na-regiao/ 

É tricampeão! Gruta de Sto. Antônio levanta o troféu em Niterói.

https://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/tricampeao-gruta-de-sto-antonio-niteroi/


NOTAS:

Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/tricampeao-gruta-de-sto-antonio-niteroi/

 https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi

https://diariodorio.com/complexo-de-caio-martins-em-niteroi-vai-virar-parque-multiesportivo-com-piscinao-para-conter-enchentes-na-regiao/

https://niteroi.rj.gov.br/arena-niteroi-sera-inaugurada-em-15-de-junho-com-apresentacao-da-selecao-brasileira-de-ginastica-ritmica/ 

 https://temporealrj.com/faetec-premio-portugal-maca-voz/

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2026/06/07/estudo-da-linha-3-do-metro-preve-oito-estacoes-em-niteroi-prefeitura-critica-tracado.ghtml

https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi


14 de junho de 2026

SAFARDANA

A palavra do  título, da mesma gênesis, com o mesmo DNA, atavismo ou sinônimo de biltre, pulha, safado e canalha, eram vocábulos que compunham o léxico de meu pai.

Talvez porque em sua juventude agigantavam-se os poderes nas mãos dos maus, consoante catarse  de nosso Pelé do campo jurídico.



Que diria hoje de certos membros do  parlamento brasileiro, haja vista o desuso do vocabulário citado no parágrafo inicial. 

Como adjetivaria Trump e Netanyahu, por exemplo? Talvez a "parelha", ou a "junta" formada pelo yankee e pelo hebreu. 

Não certamente porque sejam equinos, mas por serem alinhados e aliados num nacionalismo exacerbado que tolda suas visões de sociedades humanas.

Nos dias que correm, aludindo a dois dos candidatos à presidência da República, formaria a dupla: Néscio & Torpe. Ou vice-versa.

Gostaria de ter herdado sua verve,  sua retórica, seu desprendimento, seu ... 

Melhor parar de enumerar seus dons ou aptidões para não chegar ao clube do coração: Flamengo.

Bem, ninguém é perfeito.


Nota: iria publicar no "Dia dos pais", mas falta muito tempo. E lembrei de minha mãe, que quando se falava no "Dia das mães", retrucava: mãe é todo.

13 de junho de 2026

TRUMP é folclórico ... e pernicioso

Retirar  seu nome no "Kennedy Center" é muito pouco, deveriam tira-lo da Casa Branca (fisicamente, não apenas nominalmente), deletar seu nome de livros e anais, tirar dele a possibilidade de exercer novos cargos público.


Kennedy Center begins work to remove Trump's name

"The center asked for an extension just before a midnight deadline Friday, saying it expected to have the name taken down by…"

(The Wall Street Journal)

https://www.msn.com/en-us/news/politics/kennedy-center-begins-work-to-remove-trump-s-name/ar-AA25xasB?ocid=nl_article_link

Este energúmeno deu início a uma guerra absolutamente desnecessária (alguma foi?), bombardeando uma escola o que vitimou mais de cem crianças.

Agora não sabe como termina-la. E, a julgar pelo noticiário, fará acordo empoderando o Irã, fazendo concessões que não precisava.

Em troca de quê? Antes da guerra, o Estreito de Ormuz não estava bloqueado, estava aberto a livre navegação; o programa nuclear iraniano estava sob controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); o país estava com enorme valor financeiro bloqueado; o conflito fortaleceu o regime dos aiatolás; e obterão reparações financeiras; em suma ... o Irã ganhou a guerra.

A guerra, que só interessaria a Israel e principalmente a Netanyahu, desequilibrou a economia mundial, em face do aumento do preço do petróleo, levou aliados daquela região geográfica a perdas, porque foram bombardeados pelo Irã. Um estrago.

E fez centenas de vítimas civis. Sem mencionar a carnificina, a destruição perpetrada no Líbano.

O acordo não está oficialmente celebrado, mas se for, e nos ermos até agora especulados, será uma derrota fragorosa para os EEUU, e em especial para Trump.

Mais inteligentes, mais talentosos e mais criativos

João-de-barro
Pássaro alfaiate



O que este pássaro, chamado de alfaiate,  concebeu e realiza com habilidade e destreza é impressionante.

Já me impressionava o talento e criatividade do João-de-barro, mas tecer em uma folha, utilizando fibras encontráveis na natureza, é coisa de cair o queixo.

Pássaro alfaiate:   https://www.youtube.com/shorts/kuXOnBZotxo




João-de-barro: https://www.youtube.com/shorts/gKoML1bcZ0Q



Os homens evoluímos muito ao descermos das árvores ou sairmos das águas, mas a intuição, o engenho a "inteligência" do corvo, do polvo, do chimpanzé, do golfinho e de próprio chupim, por que não? E outros menos votados, fazem-me sentir como um deputado, senador ou presidente da República.😂😂😂

12 de junho de 2026

DIA DOS NAMORADOS

Afinidade total
Há 65  (sessenta e cinco) anos somos namorados. Há 61 (sessenta e um) anos somos casados.

Compreensão, tolerância, respeito, confiança, renúncia, atração física, parceria, cumplicidade, afeto, amor e paixão.

Com nenhuma outra mulher teria dado certo. Não tenho talento, vocação, inspiração, para escrever mensagem que expresse meu afeto, reflita o que vivemos ainda e sempre.

Por que tentar se já há pronto? E perfeito. Refiro-me ao "Soneto de Fidelidade", de Vinicius de Moraes:

"De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama 

Eu possa me dizer do amor (que tive)

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure."

Quando éramos namorados, o poeta romântico  da modo era J. G. de Araújo Jorge, considerado por alguns como cafona, piegas,  por sua obra lírica, de linguagem simples, impregnada de romantismo.

Exemplo:

"Os versos que te dou" (Do livro "Meu Céu Interior" – 1934) J. G. de Araújo Jorge

"Ouve estes versos que te dou, eu

os fiz hoje que sinto o coração contente

enquanto teu amor for meu somente,

eu farei versos...e serei feliz...

 

E hei de fazê-los pela vida afora,

versos de sonho e de amor, e hei depois

relembrar o passado de nós dois...

esse passado que começa agora...

 

Estes versos repletos de ternura são

versos meus, mas que são teus, também...

Sozinha, hás de escutá-los sem ninguém que

possa perturbar vossa ventura...

 

Quando o tempo branquear os teus cabelos

hás de um dia mais tarde, revivê-los nas

lembranças que a vida não desfez...

 

E ao lê-los...com saudade em tua dor...

hás de rever, chorando, o nosso amor,

hás de lembrar, também, de quem os fez...

 

Se nesse tempo eu já tiver partido e

outros versos quiseres, teu pedido deixa

ao lado da cruz para onde eu vou...

 

Quando lá novamente, então tu fores,

pode colher do chão todas as flores, pois

são os versos de amor que ainda te dou."

 

Desejamos a tantos quantos têm parceira(o), a que título seja:





11 de junho de 2026

Agenda de eventos

Polo Cantareira

Com novo polo na Cantareira, Niterói mira economia do conhecimento.

Parcerias com UFF, IBM e Nvidia sustentam estratégia de longo prazo para diversificar receitas e estimular inovação

https://extra.globo.com/rio/noticia/2026/05/com-novo-polo-na-cantareira-niteroi-mira-economia-do-conhecimento.ghtml


ROBERTO CARLOS - NITERÓI - RJ @ ARENA NITERÓI | NITERÓI - sáb., 27/06/2026.

https://www.eventim.com.br/event/roberto-carlos-niteroi-rj-arena-niteroi-21723516/


Show reúne artistas de Niterói em apresentação inédita

https://odia.ig.com.br/niteroi/2026/06/7262143-show-reune-artistas-de-niteroi-em-apresentacao-inedita.html


Região Oceânica com diversos eventos gratuitos | Niterói

https://odia.ig.com.br/niteroi/2026/06/7261886-regiao-oceanica-com-diversos-eventos-gratuitos.html


9 de junho de 2026

Notas sobre mim: As músicas que são portais em minha alma

 


Por 

Alessandra Tappes



 


Tem dias em que eu coloco os fones de ouvido e percebo que a música não é apenas som; ela é um portal temporal e emocional. Ela me leva a lugares onde jamais caminharia a pé e desperta sensações que as palavras mal conseguem descrever, mas que o coração sente com precisão de agulha no vinil.

A minha playlist é o mapa da minha alma.

Quando toca "Talking Out Of Turn" (The Moody Blues), eu sou transportada para o topo de uma montanha verdejante — tenho quase certeza de que na Irlanda. Ali, sentada, vento no rosto, me vejo lendo as cartas de um grande amigo da década de 80, aquele que fez desabrochar em mim o amor pela escrita. Eu nunca estive naquela montanha fisicamente, mas meu coração mora lá sempre que o rádio toca.

Se muda para ABBA, o cenário vira as Ilhas Gregas, mas com o melhor tempero da vida: gosto de infância, de bolo nega maluca e piscina de plástico. É impossível ouvir ABBA e não ver minha amada tia Sônia dançando na sala nos anos 80, sem pudor algum, sem medo de ser feliz, puxando todo mundo junto. O ABBA tatuou a minha mente com a alegria dela.

E o meu pai... meu grande amor. Quando ouço "Raindrops Keep Fallin' on my Head", volto aos meus 7 anos. Vejo o chaveiro dele, uma caixinha de música com a foto da sua formatura em Técnico de Enfermagem. Ele nos mostrava aquilo com tanto orgulho, e eu sentia o mesmo por ele. Ele me apresentou ao seu amado Supertramp, a "Amapola", "Born Free" e às grandes orquestras. Mas hoje, quando "Everything I Own" toca, a emoção me toma por inteiro. Eu daria tudo para tê-lo de volta. Esse é o lugar sagrado que revisito em mente todas as noites antes de dormir.

A música também acolhe as minhas cicatrizes mais profundas. Falar em Ana e nas músicas que veredavam nossas esquinas, ainda faz o coração palpitar sem controle, as vistas embaçarem e a lágrima escorrer salgada. É uma dor em carne viva. Mas quando toca "Because You Loved Me", a dor divide espaço com uma gratidão imensa por tudo o que ela foi e por quem me tornei ao seu lado durante 16 anos lindos. Ouvir "Summer of '42" e "Autumn Leaves" é lembrar do carinho e respeito que ela tinha pela sua história e pela sua mãe. Ana foi como o Cometa de Halley: uma raridade brilhante que tive a honra de ver passar pela minha vida.

Mas a vida também pede movimento, e a música sabe como me curar. Meu gosto é eclético porque meus sentimentos também são. Tem dias em que a música é terapia. Em outros, as notas indianas me transformam em uma verdadeira bailarina de Bollywood, dispersando qualquer tensão entre cores e ritmos, mesmo sem eu entender uma palavra. Para os dias exaustivos de trabalho, minha playlist tem Judah & the Lion. Músicas como "Find another reason why" ou "Spirit" me devolvem a cor e a energia.

E por falar em energia e em sonhar alto, a música me conecta ao amor mais puro que existe: a maternidade. Meu filho habita meu coração há 26 anos. Nenhum de nós dois jamais pisou em um festival de música, mas sempre que pode, ele me convida para o Rock in Rio ou para o Lollapalooza. Nós alimentamos o sonho de, um dia, estarmos juntos no meio da multidão cantando Coldplay ou Imagine Dragons (porque convenhamos, não há quem não cante e lute um bom "boxe no chuveiro" ao som de "Believer").

Mas enquanto esse dia não chega, falar dele é falar de uma canção que selou a nossa história: "Oração", de A Banda Mais Bonita da Cidade. Ele tinha apenas 10 anos quando se apaixonou por essa música. Naquela época, eu vivia a minha fase de mãe solo, precisando ser valente e capaz todos os dias. E o meu menino cantava para mim. Aqueles versos viraram o nosso hino de força, de afeto e de abrigo.

No fim das contas, a música me faz ser tudo: viro dançarina de Bollywood, viajo no tempo, revisito meu velho e saudoso Rio Grande do Sul, leio cartas em montanhas distantes, abraço meu pai na saudade e celebro a força da mãe que me tornei. Tantas novas e velhas canções. Tantas sensações que não quero parar de sentir. Porque, como meu filho me ensinou a cantar naquela época:

“ ...Coração não é tão simples quanto pensa Nele cabe o que não cabe na despensa Cabe o meu amor Cabe essa brisa leve e curta Cabe jasmim, caju, de tudo surta Cabe até o meu amor por você Cabe até o meu amor por você...” ️✨

 


8 de junho de 2026

Copa do Mundo da FIFA 2026

 A Copa do Mundo da FIFA já foi disputada em dois países. Esta edição que começará dentro em breve, pela primeira vez será disputada em três diferentes países: Estados Unidos, México e Canadá, em 16 cidades, a saber:

Estados Unidos (11): Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York/Nova Jersey, São Francisco (Bay Area) e Seattle.

México (3): Cidade do México, Guadalajara e Monterrey.

Canadá (2): Toronto e Vancouver.

O México é o país que mais vezes terá, ao fim e ao cabo,  sediado o evento: 1970, 1986 e agora 2026.

O Brasil por duas vezes de tristes memórias: em 1950 perdeu a final para o Uruguai; na segunda vez é eliminado pela Alemanha, com o fatídico 7x1.

A Copa do Mundo de 2030 será realizada em seis países de três continentes diferentes, sendo os anfitriões principais Espanha, Portugal e Marrocos. Para celebrar o centenário do torneio, os jogos de abertura também ocorrerão na América do Sul, com uma partida realizada no Uruguai, uma na Argentina e outra no Paraguai.

Veja os grupos nesta versão 2026:

GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e República Tcheca

GRUPO B: Canadá, Bósnia, Catar e Suíça;

GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;

GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Turquia GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;

GRUPO F: Holanda, Japão, Suécia e Tunísia;

GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;

GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;

GRUPO I: França, Senegal, Iraque e Noruega;

GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;

GRUPO K: Portugal, RD Congo, Uzbequistão e Colômbia;

GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.

A antiga Iugoslávia se desmembrou, ao longo de quinze anos, iniciados em 1991, constituindo 7 novos países:

Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Macedônia do Norte e Kosovo (com reconhecimento internacional parcial).

Destes jovens países, dois estarão disputando a Copa: Croácia e Bósnia. Assim como dois do Reino Unido: Inglaterra e Escócia. A diferença é que Croácia e Bósnia queriam e conseguiram independência; já a Escócia pretende, mas ainda não conseguiu.

Favoritos para conquistar a Copa:

Previsão alargada: França, Espanha, Argentina, Alemanha, Portugal e Brasil.

Previsão estreitada: França, Espanha e Alemanha

Previsão afunilada: França e Espanha. 

Não é o que quero, mas sendo realista. Mas como alguém já lecionou, o “futebol é uma caixinha de surpresas.”

Vai que, não tendo o status de favorita a seleção nacional surpreenda a conquiste o hexa tão aguardado.

Azarões: Haiti, Curaçao, Jordânia e Panamá

Comentário final: eu teria testado os seguintes jogadores, por seus desempenhos no Campeonato Brasileiro. Queria os três no meu time - CRVG.


Jonathan Jesus
zagueiro do Cruzeiro
Arthur Dias zagueiro
Athletico Paranaense



Zé Vitor volante do Vitória


Never say never

Never say never, equivale a “nunca diga nunca”. E tem título de filme do agente 007: “Never say never again”.

E a que propósito menciono isso? Ora!!! Porque uma vez mais, descumpro compromisso de parar, pausar com postagens, entretanto eis-me aqui de novo, para gáudio de meu ego, e talvez desprezo, decepção, descontentamento de alguns outros.

Mas volto por dois bons motivos. Um já ocorrido e o outro está por vir brevemente.

O já ocorrido: post do Riva em https://jorgecarrano.blogspot.com/2026/06/riva-versao-74.html

O que está para ocorrer, é mais uma postagem da Alessandra Tappes. Aguardem. Ela prometeu e costuma cumprir. Controlem a ansiedade.

Acho que não assumi que nunca mais voltaria a postar. Se assumi podem me apupar, xingar (menos a mãe) e até açoitar virtualmente.

3 de junho de 2026

RIVA versão 7.4

 



Por 

Riva




Ontem, 2 de junho, baixei minha nova versão 7.4 e até o momento não há reclamações dos usuários, nenhum BUG identificado. 

Tampouco melhorias ... a nova versão vende que traz algumas atualizações do tipo tolerância melhorada (a ser comprovada), estranho aumento da emoção em jogos de futebol do meu FLUMINENSE, desprezo pela antes relevante seleção brasileira de futebol, mas principalmente, um botão FODA-SE que ao ser clicado, interrompe qualquer envolvimento com a política nacional e internacional (mas precisa ser acionado).

Acredito que vem um novo ciclo voltado para a tentativa de uma vida mais leve, e consequentemente mais feliz, curtindo atividades, eventos, fatos que outrora eram irrelevantes, tais como "não fazer nada", curtir shows musicais, muita leitura abandonada, viagens ao máximo que o já depauperado poder aquisitivo permitir (aceitamos doações), família sempre o máximo possível, cultivar e fortalecer amizades (a política as destrói), passeios de motocicleta, enfim .....DESOPILAR, como falávamos nos saudosos ANOS 60.

Alessandra, se estiver lendo, me ajuda a enriquecer esse parágrafo !!!

Foram 73 anos bem vividos, com muitas alegrias e realizações, tristezas e decepções que a linha do tempo nos impõe, arrependimentos, mas o saldo tem sido positivo, muito. Caminhando há décadas de mãos dadas com minha MV, a Matriarca Vascaína, que me deu um Norte, me deu um AMANHÃ. Amor eterno, incondicional.

Como FUTEBOL não fica de fora do nosso PUB da BERÊ, não acredito no trabalho do ANCELOTTI na seleção, não por sua competência comprovada em clubes, onde tem tempo para implantar suas ideias, o que é impossível para ele e para qualquer outro profissional nesse calendário maluco. Por isso eu preferia a contratação do ABEL do Palmeiras, por estar há 5 anos por aqui e nos conhecer muito mais, em todos os sentidos - futebol, jogadores nativos, torcida, cultura. 

Por favor nenhuma confusão com LANCELOT, que era um super Cavaleiro do Rei Arthur, mas que não conseguiu achar o SANTO GRAAL pois era um pecador, traindo seu rei ao se apaixonar por GUINEVERE, esposa de Arthur ..... o SANTO GRAAL nessa analogia é a TAÇA da COPA do MUNDO, alcançável apenas pelos Cavaleiros da FIFA não pecadores (não sei nesse caso qual a definição de pecador)....

Dia 13 agora o nosso primeiro teste, contra o Marrocos. Olha o número do Zagallo !!!!!

Pra terminar essa curta prosa, sou um Geminiano autêntico : nascido dia 2, numa 2ª Feira, às 2 horas da manhã, num ano de final 2 ...e sou o 02 lá de casa. Acrescentem a isso meu COMPLEXO DE PETER PAN ... ainda não sei o que vou ser quando crescer.


2 de junho de 2026

TRUMP GAROTO PROPAGANDA

Meramente informativo, sem juízo de valor, engajamento ou repúdio.