23 de junho de 2026

OSTEOARTRITE (ARTROSE)

Dores no joelho esquerdo, muito desconforto especialmente em estado de repouso.

Joelheira serva para estabilidade

Fiz de um tudo, pomadas e cremes, fisioterapia, massagem, ginástica; tomei anti-inflamatórios, fiz infiltração de corticoide e depois do milagroso ácido hialurônico.

Matos, ervas, unguento, sucodeminhapica, esporrodecocoroca, e outas substâncias milagrosas, tampouco resultaram sequer em melhoria.

E as dores continuam, firmes e fortes. Falta a prótese ... e vai continuar faltando.

Li todas as matérias disponíveis, principalmente as que passaram a invadir minhas mídias eletrônicas após pesquisas que efetuei sobre o tema.

"Injeção que cria cartilagem no joelho é a nova esperança contra lesões e artrite. Terapia foi testada com sucesso em animais e tecidos humanos e terá novo estudo com comprimido."

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2026/01/10/injecao-que-cria-cartilagem-no-joelho-e-a-nova-esperanca-contra-lesoes-e-artrite-entenda.ghtml#:~:text=Cientistas%20criaram%20uma%20inje%C3%A7%C3%A3o%20capaz,ser%C3%A1%20testada%20em%20ensaios%20cl%C3%ADnicos.

"Artrose no joelho: o que há de novo para evitar a prótese por mais tempo."

https://stories.cnnbrasil.com.br/saude/artrose-no-joelho-o-que-ha-de-novo-para-evitar-protese-por-mais-tempo/

"Artrose no joelho em adultos ativos amplia busca por tratamentos menos invasivos."

https://jovempan.com.br/saude/artrose-no-joelho-em-adultos-ativos-amplia-busca-por-tratamentos-menos-invasivos.html

Artrose: Como aliviar naturalmente as dores nas articulações dos joelhos e das mãos

https://www.tuasaude.com/news/2026/06/05/artrose-como-aliviar-naturalmente-as-dores-nas-articulacoes-dos-joelhos-e-das-maos/ Artrose: Como aliviar naturalmente as dores nas articulações dos joelhos e das mãos

Ditado português, de corrente uso na família de minha mãe: "o que não tem remédio, remediado está".

Melhor considerar a pregação e assumir:

Considerações sobre o tema: ARTROSE

"São pelo menos 30 milhões de brasileiros vivendo com artrose, segundo o Ministério da Saúde. Esta é a doença mais prevalente em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das pessoas acima dos 50 anos de idade já apresentam algum grau de degeneração. Se for analisada a faixa etária dos 70 a 75 anos, essa taxa sobe para 80%."

O que é a artrose e como tratá-la?

A artrose é um processo de degeneração da cartilagem das articulações, principalmente na região das mãos, dos joelhos e dos quadris. A condição costuma aparecer em pessoas acima de 50 anos. Ao afetar as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações, e gerar o desgaste, aumenta o atrito entre os ossos, o que provoca dor, desconforto, deformações e inflamações, e pode dificultar ou até mesmo impossibilitar movimentos.

E são justamente esses movimentos que podem trazer a solução para esses sintomas — o treinamento 3Dimensional é um exemplo disso. A técnica traz como essência o tratamento de dores por meio dos movimentos, com foco na reabilitação e descoberta das causas daquela dor, levando diversos fatores em consideração, inclusive os emocionais.

Com o treinamento 3Dimensional analisamos a ligação entre corpo, mente e espírito e focamos na descoberta da causa e não apenas no alívio do sintoma", explica o personal trainer Samorai, especialista em movimentos, performance, treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai.

Mesmo sem cartilagem, é possível eliminar as dores.

Ele complementa dizendo que ao entender o que está acontecendo, é possível amenizar esse problema ao conseguir corrigir o movimento. Assim, mesmo não tendo cartilagem, o efeito da falta dela não é mais observado. "Aquela pessoa que sentia muita dor no joelho quando andava, agora anda com muito menos dor, o que possibilita que ela ande, às vezes, até mesmo sem dor, porque embora a cartilagem seja muito importante, ela é importante para ajudar a compensar uma sobrecarga", explica ele.

Se é possível ter um equilíbrio tão grande, uma harmonia tão perfeita, um padrão de movimento tão bom, o joelho vai começar a funcionar muito melhor e o fato dele funcionar melhor não agravará mais o problema da cartilagem, não gerará mais dor e a pessoa consegue agora viver com artrose, não mais contra ela, como se ela nem a tivesse", conclui o personal."

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/artrose-estimular-movimentos-diminui-dores-e-fortalece-as-articulacoes,2ea4be6d6427e00326ef011ac99ea45f4fm2yp6p.html?utm_source=clipboard

https://www.youtube.com/@institutodeperformancesamo9191


Ver, ainda, usando os links:

Terapia inovadora regenera cartilagem afetada pela artrite e pode ser o caminho para evitar cirurgia

https://www.folhape.com.br/noticias/terapia-inovadora-regenera-cartilagem-afetada-pela-artrite-e-pode-ser/493828/

 

Artrose no quadril: uma abordagem completa para aliviar a dor e preservar a mobilidade.

https://www.tuasaude.com/news/2026/06/15/artrose-no-quadril-uma-abordagem-completa-para-aliviar-a-dor-e-preservar-a-mobilidade/

 


22 de junho de 2026

Meus efusivos cumprimentos a:

Telespectador assíduo do programa "Globo Rural", sem ter um palmo sequer de terra cultivada ou cultivável,  acompanho os trabalhos desenvolvidos por estas duas empresas públicas, que me deixam acreditar que no serviço público algumas coisas  funcionam ... e bem. Acima e além de ideologias políticas e cores partidárias:

EMBRAPA: 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agropecuária brasileira, e missão "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira".

Histórico

Criada em 26 de abril de 1973 como parte de um esforço da ditadura militar para fomentar a pesquisa agropecuária destinada à formação de grandes latifúndios produtores de monocultura, e "talvez tenha sido o que mais o governo militar autorizou a dotação de pessoal, recursos e condições para a pesquisa científica, com vistas ao mapeamento, à classificação e à potencialidade dos tipos de solos brasileiros", num contexto onde a "expansão da produtividade agrária para exportação era imperativa". Junto à Unicamp e ao Inmetro, é uma das iniciativas técnicas adotadas no regime pelos quais os defensores da ditadura ainda hoje buscam justificar o que seria um compromisso com a ciência.

É uma das poucas empresas brasileiras autorizadas a utilizar a insígnia da Ordem de Rio Branco, concedida em 2006.

EMATER:

A EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) é uma instituição governamental (geralmente estruturada como autarquia ou empresa pública estadual) voltada para o desenvolvimento rural e o fortalecimento da agricultura familiar.

O objeto principal da Emater é a execução de políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Isso significa levar conhecimento técnico, social e econômico diretamente ao campo. Suas principais finalidades incluem: Fomento à Agricultura Familiar: Apoiar pequenos produtores, povos tradicionais e comunidades rurais para garantir sua segurança alimentar e aumento de renda.

No campo de novas tecnologias, cumpre o papel de orientar sobre boas práticas agrícolas, pecuárias e agroindustriais (ex: manejo de solo, plantio, controle de pragas).

E, ainda, elabora projetos para obtenção de financiamentos rurais e auxiliar na emissão de documentos essenciais, como o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

Promove o uso racional dos recursos naturais e a preservação ambiental no meio rural.

A área de atuação da Emater abrange prioritariamente o meio rural e, em alguns casos, regiões periurbanas dos municípios. 


Nem tudo está perdido. Ainda há vida inteligente, trabalhadora, competente no país.


19 de junho de 2026

Outra esperança no tênis masculino

Luís Miguel

As manchetes estampavam a possibilidade. "Brasileiro de 17 anos tem chance de repetir feito de João Fonseca na final juvenil de Roland Garros."

"O último brasileiro a ser campeão juvenil de um Grand Slam do tênis foi João Fonseca, quando venceu o US Open de 2023. Luís Guto Miguel, aos 17 anos, pode atualizar a lista e repetir feito do compatriota, mas dessa vez de forma inédita - brigando pelo título de Roland Garros."

Aí veio a final e a possibilidade virou realidade.

"Guto Miguel vence, faz história e é campeão juvenil de Roland Garros."

Luís Augusto Queiroz Miguel

https://www.espn.com.br/tenis/artigo/_/id/16804231/guto-miguel-bate-norte-americano-torna-primeiro-brasileiro-campeao-torneio-juvenil-roland-garros 

As manchetes mudaram:

"Tenista de 17 anos venceu o americano Michael Antonius e ficou com a taça."

"Guto Miguel bate norte-americano e se torna primeiro brasileiro campeão no torneio juvenil de Roland Garros."

"Guto Miguel vence, faz história e é campeão juvenil de Roland Garros"

https://ge.globo.com/tenis/noticia/2026/06/06/guto-miguel-fatura-titulo-de-roland-garros-e-se-torna-1o-brasileiro-campeao-juvenil-do-grand-slam.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=materias

https://www.espn.com.br/tenis/artigo/_/id/16801133/brasileiro-17-anos-chance-repetir-feito-joao-fonseca-final-juvenil-roland-garros

Podemos ter, doravante, dois nomes para torcer: João Fonseca e Guto Miguel.

                                   👏👏👏

18 de junho de 2026

Não sei qual, mas sei quando



Não sei qual dos países africanos estará na partida final da Copa de 2030. Esta é minha dúvida – qual – pois já antecipei quando, ou seja, 2030.

Será o Egito? Será Gana? Camarões (que nem está nesta de 2026)? Argélia, Senegal, Costa do Marfim?

Estive tentado a afirmar que um país africano será campeão mundial, pela vez primeira em 2030.

O que está mais perto, pelo retrospecto e pelo fato de que será uma das sedes da próxima edição do torneio mundial, é Marrocos.

Falta um pouco de seriedade, precisam encarar menos como uma festa e mais como uma competição. Viram a festa que fizeram os congoleses, com um mero empate?

Aliás este é um dos fatores pelos quais os africanos merecem conquistar um título deste porte: eles sabem comemorar, fazer festa.

É contagiante a euforia, a alegria deles.

Boa parte dos jogadores que atuam em seleções africanas brilha profissionalmente em países europeus. Em ligas importantes, altamente competitivas, como a inglesa, a espanhola, a alemã e a francesa.

Aliás, curioso como Senegal tem em sua seleção vários jogadores que nasceram na França, assim como a França tem filhos e netos de senegaleses em sua seleção nacional.

Fruto, óbvio dos trezentos anos do colonialismo exercido pela França no país africano.

Como ocorreu com a Bélgica em relação a atual RD do Congo. Ganhamos deles numa Copa, quando o país ainda era chamado de Zaire. Lembram?

Falta, talvez, disciplina, organização. Quem sabe com a contratação de técnicos mais calejados, mais experientes em torneios competitivos, possa elevar o nível tático dos africanos e ficarem mais autoconfiantes?

E que talento inato, que instinto, que habilidade, velocidade e força física, já enaltecida.

Pode ser que a próxima Copa seja apenas um degrau que aproximará um africano do topo, mas o futebol é uma caixinha de surpresas.

Ademais e por derradeiro, esta Copa em curso ainda não terminou, estamos na fase grupos...

16 de junho de 2026

NIKITI - Notícias frescas e requentadas

Não sei se desfrutarei, mas torço para que seja realizado o projeto. 



"Projeto amplia Linha 3 e integra metrô ao futuro VLT de Niterói.

Estudo da Linha 3 do metrô prevê oito estações em Niterói; prefeitura critica traçado.

Praça do Rink - uma das 8 estações será aqui.
Ligação subaquática com o Rio de Janeiro é um dos pontos do projeto apresentado pela Coppe/UFRJ; administração municipal afirma que não foi consultada oficialmente."

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2026/06/07/estudo-da-linha-3-do-metro-preve-oito-estacoes-em-niteroi-prefeitura-critica-tracado.ghtml

https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi


Alunos da FAETEC

"Alunos da Faetec de Niterói vencem prêmio de ciência em Portugal por projeto de maca hospitalar com comando de voz.

Um protótipo desenvolvido por estudantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Niterói, conquistou o prêmio de Melhor Projeto Internacional na Mostra de Ciência Nacional de Portugal. Os alunos foram reconhecidos pelo projeto de uma maca hospitalar acionada por comando de voz."

https://temporealrj.com/faetec-premio-portugal-maca-voz/

Arena Niterói será inaugurada em 15 de junho com apresentação da seleção brasileira de ginástica rítmica.

https://niteroi.rj.gov.br/arena-niteroi-sera-inaugurada-em-15-de-junho-com-apresentacao-da-selecao-brasileira-de-ginastica-ritmica/ 

Complexo de Caio Martins, em Niterói, vai virar parque multiesportivo com 'piscinão para conter enchentes na região.

Ótima notícia para quem mora no entorno

https://diariodorio.com/complexo-de-caio-martins-em-niteroi-vai-virar-parque-multiesportivo-com-piscinao-para-conter-enchentes-na-regiao/ 

É tricampeão! Gruta de Sto. Antônio levanta o troféu em Niterói.

https://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/tricampeao-gruta-de-sto-antonio-niteroi/


NOTAS:

Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/tricampeao-gruta-de-sto-antonio-niteroi/

 https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi

https://diariodorio.com/complexo-de-caio-martins-em-niteroi-vai-virar-parque-multiesportivo-com-piscinao-para-conter-enchentes-na-regiao/

https://niteroi.rj.gov.br/arena-niteroi-sera-inaugurada-em-15-de-junho-com-apresentacao-da-selecao-brasileira-de-ginastica-ritmica/ 

 https://temporealrj.com/faetec-premio-portugal-maca-voz/

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2026/06/07/estudo-da-linha-3-do-metro-preve-oito-estacoes-em-niteroi-prefeitura-critica-tracado.ghtml

https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi


14 de junho de 2026

SAFARDANA

A palavra do  título, da mesma gênesis, com o mesmo DNA, atavismo ou sinônimo de biltre, pulha, safado e canalha, eram vocábulos que compunham o léxico de meu pai.

Talvez porque em sua juventude agigantavam-se os poderes nas mãos dos maus, consoante catarse  de nosso Pelé do campo jurídico.



Que diria hoje de certos membros do  parlamento brasileiro, haja vista o desuso do vocabulário citado no parágrafo inicial. 

Como adjetivaria Trump e Netanyahu, por exemplo? Talvez a "parelha", ou a "junta" formada pelo yankee e pelo hebreu. 

Não certamente porque sejam equinos, mas por serem alinhados e aliados num nacionalismo exacerbado que tolda suas visões de sociedades humanas.

Nos dias que correm, aludindo a dois dos candidatos à presidência da República, formaria a dupla: Néscio & Torpe. Ou vice-versa.

Gostaria de ter herdado sua verve,  sua retórica, seu desprendimento, seu ... 

Melhor parar de enumerar seus dons ou aptidões para não chegar ao clube do coração: Flamengo.

Bem, ninguém é perfeito.


Nota: iria publicar no "Dia dos pais", mas falta muito tempo. E lembrei de minha mãe, que quando se falava no "Dia das mães", retrucava: mãe é todo.

13 de junho de 2026

TRUMP é folclórico ... e pernicioso

Retirar  seu nome no "Kennedy Center" é muito pouco, deveriam tira-lo da Casa Branca (fisicamente, não apenas nominalmente), deletar seu nome de livros e anais, tirar dele a possibilidade de exercer novos cargos público.


Kennedy Center begins work to remove Trump's name

"The center asked for an extension just before a midnight deadline Friday, saying it expected to have the name taken down by…"

(The Wall Street Journal)

https://www.msn.com/en-us/news/politics/kennedy-center-begins-work-to-remove-trump-s-name/ar-AA25xasB?ocid=nl_article_link

Este energúmeno deu início a uma guerra absolutamente desnecessária (alguma foi?), bombardeando uma escola o que vitimou mais de cem crianças.

Agora não sabe como termina-la. E, a julgar pelo noticiário, fará acordo empoderando o Irã, fazendo concessões que não precisava.

Em troca de quê? Antes da guerra, o Estreito de Ormuz não estava bloqueado, estava aberto a livre navegação; o programa nuclear iraniano estava sob controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); o país estava com enorme valor financeiro bloqueado; o conflito fortaleceu o regime dos aiatolás; e obterão reparações financeiras; em suma ... o Irã ganhou a guerra.

A guerra, que só interessaria a Israel e principalmente a Netanyahu, desequilibrou a economia mundial, em face do aumento do preço do petróleo, levou aliados daquela região geográfica a perdas, porque foram bombardeados pelo Irã. Um estrago.

E fez centenas de vítimas civis. Sem mencionar a carnificina, a destruição perpetrada no Líbano.

O acordo não está oficialmente celebrado, mas se for, e nos ermos até agora especulados, será uma derrota fragorosa para os EEUU, e em especial para Trump.