22 de junho de 2026

Meus efusivos cumprimentos a:

Telespectador assíduo do programa "Globo Rural", sem ter um palmo sequer de terra cultivada ou cultivável,  acompanho os trabalhos desenvolvidos por estas duas empresas públicas, que me deixam acreditar que no serviço público algumas coisas  funcionam ... e bem. Acima e além de ideologias políticas e cores partidárias:

EMBRAPA: 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agropecuária brasileira, e missão "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira".

Histórico

Criada em 26 de abril de 1973 como parte de um esforço da ditadura militar para fomentar a pesquisa agropecuária destinada à formação de grandes latifúndios produtores de monocultura, e "talvez tenha sido o que mais o governo militar autorizou a dotação de pessoal, recursos e condições para a pesquisa científica, com vistas ao mapeamento, à classificação e à potencialidade dos tipos de solos brasileiros", num contexto onde a "expansão da produtividade agrária para exportação era imperativa". Junto à Unicamp e ao Inmetro, é uma das iniciativas técnicas adotadas no regime pelos quais os defensores da ditadura ainda hoje buscam justificar o que seria um compromisso com a ciência.

É uma das poucas empresas brasileiras autorizadas a utilizar a insígnia da Ordem de Rio Branco, concedida em 2006.

EMATER:

A EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) é uma instituição governamental (geralmente estruturada como autarquia ou empresa pública estadual) voltada para o desenvolvimento rural e o fortalecimento da agricultura familiar.

O objeto principal da Emater é a execução de políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Isso significa levar conhecimento técnico, social e econômico diretamente ao campo. Suas principais finalidades incluem: Fomento à Agricultura Familiar: Apoiar pequenos produtores, povos tradicionais e comunidades rurais para garantir sua segurança alimentar e aumento de renda.

No campo de novas tecnologias, cumpre o papel de orientar sobre boas práticas agrícolas, pecuárias e agroindustriais (ex: manejo de solo, plantio, controle de pragas).

E, ainda, elabora projetos para obtenção de financiamentos rurais e auxiliar na emissão de documentos essenciais, como o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).

Promove o uso racional dos recursos naturais e a preservação ambiental no meio rural.

A área de atuação da Emater abrange prioritariamente o meio rural e, em alguns casos, regiões periurbanas dos municípios. 


Nem tudo está perdido. Ainda há vida inteligente, trabalhadora, competente no país.


19 de junho de 2026

Outra esperança no tênis masculino

Luís Miguel

As manchetes estampavam a possibilidade. "Brasileiro de 17 anos tem chance de repetir feito de João Fonseca na final juvenil de Roland Garros."

"O último brasileiro a ser campeão juvenil de um Grand Slam do tênis foi João Fonseca, quando venceu o US Open de 2023. Luís Guto Miguel, aos 17 anos, pode atualizar a lista e repetir feito do compatriota, mas dessa vez de forma inédita - brigando pelo título de Roland Garros."

Aí veio a final e a possibilidade virou realidade.

"Guto Miguel vence, faz história e é campeão juvenil de Roland Garros."

Luís Augusto Queiroz Miguel

https://www.espn.com.br/tenis/artigo/_/id/16804231/guto-miguel-bate-norte-americano-torna-primeiro-brasileiro-campeao-torneio-juvenil-roland-garros 

As manchetes mudaram:

"Tenista de 17 anos venceu o americano Michael Antonius e ficou com a taça."

"Guto Miguel bate norte-americano e se torna primeiro brasileiro campeão no torneio juvenil de Roland Garros."

"Guto Miguel vence, faz história e é campeão juvenil de Roland Garros"

https://ge.globo.com/tenis/noticia/2026/06/06/guto-miguel-fatura-titulo-de-roland-garros-e-se-torna-1o-brasileiro-campeao-juvenil-do-grand-slam.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=materias

https://www.espn.com.br/tenis/artigo/_/id/16801133/brasileiro-17-anos-chance-repetir-feito-joao-fonseca-final-juvenil-roland-garros

Podemos ter, doravante, dois nomes para torcer: João Fonseca e Guto Miguel.

                                   👏👏👏

18 de junho de 2026

Não sei qual, mas sei quando



Não sei qual dos países africanos estará na partida final da Copa de 2030. Esta é minha dúvida – qual – pois já antecipei quando, ou seja, 2030.

Será o Egito? Será Gana? Camarões (que nem está nesta de 2026)? Argélia, Senegal, Costa do Marfim?

Estive tentado a afirmar que um país africano será campeão mundial, pela vez primeira em 2030.

O que está mais perto, pelo retrospecto e pelo fato de que será uma das sedes da próxima edição do torneio mundial, é Marrocos.

Falta um pouco de seriedade, precisam encarar menos como uma festa e mais como uma competição. Viram a festa que fizeram os congoleses, com um mero empate?

Aliás este é um dos fatores pelos quais os africanos merecem conquistar um título deste porte: eles sabem comemorar, fazer festa.

É contagiante a euforia, a alegria deles.

Boa parte dos jogadores que atuam em seleções africanas brilha profissionalmente em países europeus. Em ligas importantes, altamente competitivas, como a inglesa, a espanhola, a alemã e a francesa.

Aliás, curioso como Senegal tem em sua seleção vários jogadores que nasceram na França, assim como a França tem filhos e netos de senegaleses em sua seleção nacional.

Fruto, óbvio dos trezentos anos do colonialismo exercido pela França no país africano.

Como ocorreu com a Bélgica em relação a atual RD do Congo. Ganhamos deles numa Copa, quando o país ainda era chamado de Zaire. Lembram?

Falta, talvez, disciplina, organização. Quem sabe com a contratação de técnicos mais calejados, mais experientes em torneios competitivos, possa elevar o nível tático dos africanos e ficarem mais autoconfiantes?

E que talento inato, que instinto, que habilidade, velocidade e força física, já enaltecida.

Pode ser que a próxima Copa seja apenas um degrau que aproximará um africano do topo, mas o futebol é uma caixinha de surpresas.

Ademais e por derradeiro, esta Copa em curso ainda não terminou, estamos na fase grupos...

16 de junho de 2026

NIKITI - Notícias frescas e requentadas

Não sei se desfrutarei, mas torço para que seja realizado o projeto. 



"Projeto amplia Linha 3 e integra metrô ao futuro VLT de Niterói.

Estudo da Linha 3 do metrô prevê oito estações em Niterói; prefeitura critica traçado.

Praça do Rink - uma das 8 estações será aqui.
Ligação subaquática com o Rio de Janeiro é um dos pontos do projeto apresentado pela Coppe/UFRJ; administração municipal afirma que não foi consultada oficialmente."

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2026/06/07/estudo-da-linha-3-do-metro-preve-oito-estacoes-em-niteroi-prefeitura-critica-tracado.ghtml

https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi


Alunos da FAETEC

"Alunos da Faetec de Niterói vencem prêmio de ciência em Portugal por projeto de maca hospitalar com comando de voz.

Um protótipo desenvolvido por estudantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Niterói, conquistou o prêmio de Melhor Projeto Internacional na Mostra de Ciência Nacional de Portugal. Os alunos foram reconhecidos pelo projeto de uma maca hospitalar acionada por comando de voz."

https://temporealrj.com/faetec-premio-portugal-maca-voz/

Arena Niterói será inaugurada em 15 de junho com apresentação da seleção brasileira de ginástica rítmica.

https://niteroi.rj.gov.br/arena-niteroi-sera-inaugurada-em-15-de-junho-com-apresentacao-da-selecao-brasileira-de-ginastica-ritmica/ 

Complexo de Caio Martins, em Niterói, vai virar parque multiesportivo com 'piscinão para conter enchentes na região.

Ótima notícia para quem mora no entorno

https://diariodorio.com/complexo-de-caio-martins-em-niteroi-vai-virar-parque-multiesportivo-com-piscinao-para-conter-enchentes-na-regiao/ 

É tricampeão! Gruta de Sto. Antônio levanta o troféu em Niterói.

https://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/tricampeao-gruta-de-sto-antonio-niteroi/


NOTAS:

Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/comer-e-beber/tricampeao-gruta-de-sto-antonio-niteroi/

 https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi

https://diariodorio.com/complexo-de-caio-martins-em-niteroi-vai-virar-parque-multiesportivo-com-piscinao-para-conter-enchentes-na-regiao/

https://niteroi.rj.gov.br/arena-niteroi-sera-inaugurada-em-15-de-junho-com-apresentacao-da-selecao-brasileira-de-ginastica-ritmica/ 

 https://temporealrj.com/faetec-premio-portugal-maca-voz/

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2026/06/07/estudo-da-linha-3-do-metro-preve-oito-estacoes-em-niteroi-prefeitura-critica-tracado.ghtml

https://www.atribunarj.com.br/materia/projeto-amplia-linha-3-e-integra-metro-ao-futuro-vlt-de-niteroi


14 de junho de 2026

SAFARDANA

A palavra do  título, da mesma gênesis, com o mesmo DNA, atavismo ou sinônimo de biltre, pulha, safado e canalha, eram vocábulos que compunham o léxico de meu pai.

Talvez porque em sua juventude agigantavam-se os poderes nas mãos dos maus, consoante catarse  de nosso Pelé do campo jurídico.



Que diria hoje de certos membros do  parlamento brasileiro, haja vista o desuso do vocabulário citado no parágrafo inicial. 

Como adjetivaria Trump e Netanyahu, por exemplo? Talvez a "parelha", ou a "junta" formada pelo yankee e pelo hebreu. 

Não certamente porque sejam equinos, mas por serem alinhados e aliados num nacionalismo exacerbado que tolda suas visões de sociedades humanas.

Nos dias que correm, aludindo a dois dos candidatos à presidência da República, formaria a dupla: Néscio & Torpe. Ou vice-versa.

Gostaria de ter herdado sua verve,  sua retórica, seu desprendimento, seu ... 

Melhor parar de enumerar seus dons ou aptidões para não chegar ao clube do coração: Flamengo.

Bem, ninguém é perfeito.


Nota: iria publicar no "Dia dos pais", mas falta muito tempo. E lembrei de minha mãe, que quando se falava no "Dia das mães", retrucava: mãe é todo.

13 de junho de 2026

TRUMP é folclórico ... e pernicioso

Retirar  seu nome no "Kennedy Center" é muito pouco, deveriam tira-lo da Casa Branca (fisicamente, não apenas nominalmente), deletar seu nome de livros e anais, tirar dele a possibilidade de exercer novos cargos público.


Kennedy Center begins work to remove Trump's name

"The center asked for an extension just before a midnight deadline Friday, saying it expected to have the name taken down by…"

(The Wall Street Journal)

https://www.msn.com/en-us/news/politics/kennedy-center-begins-work-to-remove-trump-s-name/ar-AA25xasB?ocid=nl_article_link

Este energúmeno deu início a uma guerra absolutamente desnecessária (alguma foi?), bombardeando uma escola o que vitimou mais de cem crianças.

Agora não sabe como termina-la. E, a julgar pelo noticiário, fará acordo empoderando o Irã, fazendo concessões que não precisava.

Em troca de quê? Antes da guerra, o Estreito de Ormuz não estava bloqueado, estava aberto a livre navegação; o programa nuclear iraniano estava sob controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); o país estava com enorme valor financeiro bloqueado; o conflito fortaleceu o regime dos aiatolás; e obterão reparações financeiras; em suma ... o Irã ganhou a guerra.

A guerra, que só interessaria a Israel e principalmente a Netanyahu, desequilibrou a economia mundial, em face do aumento do preço do petróleo, levou aliados daquela região geográfica a perdas, porque foram bombardeados pelo Irã. Um estrago.

E fez centenas de vítimas civis. Sem mencionar a carnificina, a destruição perpetrada no Líbano.

O acordo não está oficialmente celebrado, mas se for, e nos ermos até agora especulados, será uma derrota fragorosa para os EEUU, e em especial para Trump.

Mais inteligentes, mais talentosos e mais criativos

João-de-barro
Pássaro alfaiate



O que este pássaro, chamado de alfaiate,  concebeu e realiza com habilidade e destreza é impressionante.

Já me impressionava o talento e criatividade do João-de-barro, mas tecer em uma folha, utilizando fibras encontráveis na natureza, é coisa de cair o queixo.

Pássaro alfaiate:   https://www.youtube.com/shorts/kuXOnBZotxo




João-de-barro: https://www.youtube.com/shorts/gKoML1bcZ0Q



Os homens evoluímos muito ao descermos das árvores ou sairmos das águas, mas a intuição, o engenho a "inteligência" do corvo, do polvo, do chimpanzé, do golfinho e de próprio chupim, por que não? E outros menos votados, fazem-me sentir como um deputado, senador ou presidente da República.😂😂😂